Três pessoas de uma mesma família que chegaram na terça-feira (25) da Itália em Varginha, manifestaram alguns sintomas com suspeita de coronavírus. Eles foram encaminhados pelo Samu para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, em Pouso Alegre na tarde desta quarta-feira (26)..
De acordo nota Divulgada pela prefeitura de Pouso Alegre, os pacientes retornaram de uma viagem recente à região da Lombardia, na Itália. No grupo de dez pessoas, apenas três apresentaram os sintomas. Ainda segundo a nota, a Vigilância Epidemiológica de Varginha informou que os sintomas apresentados nos três pacientes são leves.
A nota ainda informa que os pacientes ficarão isolados e passarão por exames laboratoriais no HSL, para confirmação ou não da infecção pelo Coronavírus. Os exames serão enviados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, referência epidemiológica no estado.
Ainda segundo a nota, os profissionais da saúde municipal de Pouso Alegre – dos serviços de atenção básica e do pronto atendimento - já estão sendo capacitados para identificação de casos suspeitos do Coronavírus e o rápido encaminhamento para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, conforme protocolo do Ministério da Saúde.
COMUNICADO OFICIAL
O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é referência e estratégia no Sul de Minas para atender casos suspeitos do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde criou planos de contingência para lidar com eventuais pacientes com suspeita da enfermidade respiratória, cujo o surgimento ocorreu na cidade de Wuhan, na China, onde a maioria dos casos foram registrados e agora, recentemente no continente Europeu.
Existem três pacientes suspeitos de infecção em Varginha (MG) que estão sendo transferidos para as dependências do Hospital Samuel Libânio. Informamos que são casos suspeitos, e ainda serão submetidos a exames conforme protocolo do Ministério da Saúde.
Os riscos relativos a disseminação da doença estão controlados e todas as medidas foram tomadas para proteger os pacientes e a população de Pouso Alegre.
O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, e o diretor técnico do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), Alexandre Ciappina Hueb, esclarecem sobre os procedimentos que serão adotados.
A assessoria de Comunicação de Varginha confirmou a ocorrência e informou que todas as medidas estão sendo tomadas.