Notícias | Saúde

Secretaria Municipal de Saúde confirma morte por meningite em Varginha

Da redação | 16/10/2019 - 17:32:22
Não há motivos para pânico, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que no momento não há surto de meningite na cidade 
 
A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha confirmou nesta quarta-feira (16) que a morte de uma jovem de 19 anos no último sábado (12/10) na UPA do município, foi por meningite. De acordo com a Secretaria, a jovem deu entrada na UPA às 17h24 com quadro de cefaléia, febre, vômito e erupções cutâneas em membros inferiores. Ela foi atendida e medicada rapidamente e, assim que apresentou alteração no seu quadro clínico, foi encaminhada diretamente para a Sala de Emergência onde recebeu todo atendimento necessário, mas o quadro se agravou e ela não resistiu.
 
Segundo a Secretaria de Saúde, a Superintendência Regional de Saúde já liberou o fornecimento de medicamentos para as pessoas que tiveram contato com a jovem. Os profissionais da Unidade envolvidos no atendimento direto com a paciente em questão, foram medicados, conforme protocolo de meningite. 
 
Indicação da vacina
 
Em relação à administração de vacinas, somente é indicada em casos de epidemia e surtos da Meningite Meningocócica, o que não está acontecendo no momento em Varginha.
 
Recomendações Gerais
 
- Procurar os serviços de saúde UPA e Pronto Atendimento sempre que apresentarem sintomas como: dor de cabeça, vômitos, febre alta, rigidez de nuca (pescoço endurecido), manchas no corpo.
- Não tomar medicamento sem prescrição médica, principalmente antibiótico;
- Notificar os casos suspeitos, para o Setor de Epidemiologia.
- Colocar o calendário de vacina em dia, principalmente da criança.
Sobre a Doença
 
Descrição: A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. 
 
O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano, no entanto pode acontecer em qualquer idade.
 
A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.
 
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
 
Modo de transmissão
 
A meningite de origem infecciosa pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Contato direto pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias de pessoas infectadas, assintomáticas ou doentes. A transmissão por fômites não é importante.
 
Manifestações clínicas: O quadro clínico, em geral, é grave e caracteriza-se por febre, cefaleia, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea e outros.
 
Como se prevenir?
 
A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia.
 
Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e limpos.
 
Vacinas: estão disponíveis para prevenção das principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação da criança do Programa Nacional de Imunização são:
 
a) Vacina meningocócica conjugada sorogrupo C: protege contra a Doença Meningocócica causada pelo sorogrupo C;
b) Vacina pneumocócica 10-valente (conjugada): protege contra as doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
c)  Pentavalente: protege contra as doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo b, como meningite, e também contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
d) Vacina BCG: protege contra as formas graves da tuberculose e nos casos de meningite.
 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Últimas Notícias
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)