Coluna | Bem Viver
Wagner Vinhas
Mestre em Educação; graduado em Educação Física, possui 4 pós-graduações em: Ciência da Preparação Física, Voleibol, Docência da Educação à Distância, Fisiologia do Exercício. Professor do Colégio dos Santos Anjos, do UNIS e da UNINCOR. CREF 000410 G/MG
A hidroginástica e a natação
07/04/2008


Se a caminhada é um bom exercício para quase todo mundo, a hidroginástica também é.

O ambiente na água é muito bom porque é relaxante.

E exercitar na água, a pressão da água diminui o peso corporal, evitando impactos nas articulações do corpo, o que diminui as chances de você se lesionar.

Numa aula de hidroginástica, você faz alongamentos, faz caminhadas e corridas dentro da água, faz ginástica localizada, e trabalha praticamente todos os músculos do corpo. Até exercícios abdominais você pode fazer.

Você vai trabalhar a resistência aeróbia, melhorando a condição cardiovascular, vai fortalecer a musculatura através dos exercícios localizados, e vai melhorar a flexibilidade com os exercícios de alongamentos.

E quem acha que é fácil, dentro da água você força o músculo o tempo todo para vencer a resistência da água. Você trabalha o músculo tanto na subida e quanto na descida do movimento.

A hidroginástica é um exercício indicado para as pessoas de todas as idades, principalmente as pessoas mais idosas.

O ideal seria que você fizesse de duas a três aulas de hidroginástica por semana, associada com as caminhadas. E você pode fazer a hidroginástica durante o ano todo, pois as piscinas geralmente são aquecidas.

E aproveite no final da aula de hidroginástica para relaxar, ficando um tempo boiando na água. Isso vai relaxar não somente o seu corpo como a sua cabeça também.

Já a natação é um esporte olímpico onde as competições ocorrem numa piscina e o objetivo é ser o mais rápido numa determinada prova. Ela é disputada por atletas altamente treinados.

Para nós cidadãos comuns, a natação é uma forma de melhorar o nosso condicionamento físico.

Existem vários estilos de nadar, que são o nado crawl, o costas, o peito e o borboleta.

A natação é um esporte completo, porque trabalha os músculos do corpo todo, dos braços, das pernas e do tronco, além da respiração.

A vantagem de você nadar os vários estilos é que cada um exercita um grupo diferente de músculos.

Para melhorar sua saúde e qualidade de vida, você não precisa nadar o mais rápido possível. O importante seria você nadar muitos metros, alguns quilômetros.

É melhor você nadar mais devagar e por volta de 1.000 ou 2.000 metros por dia, 3 x por semana. Agora, é lógico que você deve começar devagar.

Isso vai depender do seu condicionamento físico atual. Você pode começar com 300 metros, e depois ir aumentando gradativamente.

Os pais deveriam se preocupar em colocar seus filhos para aprenderem a nadar, ainda quando crianças, pois se elas aprenderem nessa idade, nunca mais vão esquecer.

Existe uma frase interessante sobre a natação. A frase é: aprenda a nadar e salve pelo menos uma vida: a sua.

Então a dica é essa. Aprenda a nadar, não importa qual a sua idade. Nunca é tarde para começar a nadar.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)