Arquivo Histórico Municipal |
- Você está mudando o nosso roteiro, tirando-me do bom caminho!
- Engano seu. Chegaremos a São Bento do Sul, uma agradável cidade catarinense onde, no passado ainda recente de pouco mais de um século, alguns aventureiros exploradores buscaram novas terras em plena Mata Atlântica, dando início à colonização pelos imigrantes vindos da longínqua Europa: Tchecoslováquia, Saxônia, Polônia, Rússia, Bavária, Áustria...
Bananais a perder de vista |
Casario típico da região |
Chimarrão, bebida típica gaúcha disseminada também na cidade |
- Fico imaginando esses seres corajosos, que deixaram suas raízes, suas histórias e seus familiares em busca de novas opções de vida e de sobrevivência.
- A mudança foi radical! A Floresta Virgem começava, então, a sofrer os primeiros impactos ambientais por parte daqueles que buscavam áreas livres para a lavoura e a criação de animais. Não havia ainda, naquela época, a consciência do valor inestimável da Natureza, e a sua exploração se fez de maneira não-programada e, na maioria das vezes, de forma predatória.
|
- Porém, a força do trabalho, a educação e os costumes trazidos de países com séculos de história deram força a essas gentes, para que criassem uma nova realidade mesmo sem abrirem mãos de hábitos cotidianos.
|
- Hábeis artesãos, exímios lavradores, bons músicos e a sempre presente saudade de casa fizeram com que São Bento do Sul surgisse como uma cidade européia, de arquitetura com influências germânicas, onde ainda hoje podemos encontrar algumas edificações que testemunharam os idos da vida da comunidade desde 1873. São 135 anos de história e de rememorações!
Painéis da Via Sacra |
Placa indica o caminho para a zona rural |
- Pois é! Infelizmente, São Bento do Sul sofre da mesma moléstia das demais cidades brasileiras: o surgimento de edifícios e arranha-céus, obras de extremo mau gosto! A destruição de seu patrimônio a está desfigurando. É uma pena!
Patrimônio despedaçado |
- Mesmo assim, a cidade ainda é pitoresca. A influência do sul da Europa se manifesta no centro da cidade, e há espaços culturais interessantíssimos a serem visitados.
- Por exemplo?
São Bento do Sul |
- O Museu Municipal Doutor Felippe Maria Wolff, a instigante Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria cuja via sacra, em painéis cerâmicos, emociona os mais atentos e sensíveis à história religiosa e à trajetória da humanidade! É um cenário digno de ser visitado! Tem ainda o Arquivo Histórico, e, quando lá estiver, busque tempo para...
- Já sei, vai falar da culinária local.
Secretaria de Turismo |
- Poderia ser! Mas vou sugerir que aproveite para fazer um pequeno passeio de trem e mergulhar na Mata Atlântica numa Maria Fumaça que o levará do Rio Negrinho até a Estação do Rio Natal, localidades próximas ao centro.
- Já ouvi falar. Me dá água na boca, quando penso nos pratos típicos poloneses servidos ali! Sem dúvida, São Bento do Sul é muito agradável! Qual é a sua mensagem para os seus habitantes?
- Não destruam mais o seu patrimônio arquitetônico e cultural! Preservem a natureza! Sejam autênticos; não imitem as cidades grandes. Vocês ainda são privilegiados!
- E felizes por habitar uma cidade que tem alma! Não a destruam!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter