- Compreendo o seu sentimento. A Capital Federal tem belas curvas, porém peca na maquiagem: calçadas esburacadas, postes tortos em locais inadequados, sujeira pelo chão, jardins malcuidados e muita poluição visual.
Catedral Metropolitana de Brasília, inaugurada em 1971 | Mais do que nunca, a justiça está cega |
- Pois é! Uma lástima! O projeto vencedor do concurso para o Plano Piloto de Brasília era o mais inovador, dentre os 26 que foram apresentados.
- Fico imaginando a ansiedade e expectativa do engenheiro Lúcio Costa
– um gênio brasileiro que dosava sua personalidade entre a sofisticação francesa e a humildade brasileira – e do arquiteto Oscar Niemeyer, que viria a projetar os principais edifícios da futura cidade. Acho que, bem no íntimo, eles sabiam que renovariam o pensamento arquitetônico e urbanístico brasileiro...
A bandeira brasileira, presença constante na vida do brasiliense | Funcionário faz manutenção na torre da Catedral |
- A antiga tradição de capitais brasileiras litorâneas – com Salvador e Rio de Janeiro – estava prestes a ser rompida com a transferência da sede do governo para o Planalto Central, um sonho acalentado desde o tempo de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, que, em 1821, propôs a criação de uma cidade no Interior do País que se chamaria Petrópole, em homenagem a D. Pedro I, Imperador do Brasil, ou Brasília.
- A idéia foi dele, porém, quem levou a fama...
Turistas do mundo inteiro visitam Brasília | Inspiração barroca no Interior da Catedral |
- Foi quem tirou a idéia do papel –Juscelino Kubitschek, um mineiro astuto, político voraz, candidato à Presidência da República que, em 1955, durante um comício na cidade goiana de Jataí, prometeu aos brasileiros construir a futura capital, caso fosse eleito.
- Rapaz, imagine a loucura! Em apenas 4 anos, de 1955 a 1960, toda a cidade foi construída! Dezenas de prédios públicos e de habitações! O Palácio da Alvorada, o Aeroporto, a Igreja Nossa Senhora de Fátima – a “Igrejinha” –, o Supremo Tribunal Federal, o Congresso Nacional, os Ministérios, a Granja do Torto...
Criatividade e ousadia de Niemeyer nos anos 60 | Senado Federal |
- Das regiões áridas do Nordeste, da esgotada Minas Gerais, dos Estados do Sul e do sertão de Goiás seguiram milhares de pessoas rumo ao Novo Eldorado, em busca de uma vida menos sofrida! Eram os candangos!
Vista da Esplanada dos Ministérios no mês de julho |
- Pois é! Alguns desses pioneiros hoje são senadores, donos de companhias aéreas, grandes empresários, políticos corru...
Linhas futuristas no traço de Niemeyer |
- Calma! Não comece! Continuemos a falar desta capital exuberante, porém imatura, cujo envelhecimento e descaracterização ameaçam um dos mais reluzentes patrimônios da humanidade.
- As pessoas que vivem em Brasília têm sobre si um céu estonteante, e um horizonte que nos acompanha constantemente, seja qual for o local onde nos encontramos.
Brasília, uma cidade estonteante | Um momento espetacular no final do dia |
- Mas você não está considerando as cidades-satélites, não é mesmo?
- Não, não estou! Isto é assunto para um outro dia, e que merece reflexão e uma crítica árdua! Falta planejamento, organização, limpeza, charme visual e estética. Um caos!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter