Coluna | Prosa Caipira & Cia
Sátiro dos Reis
Jornalista e Filósofo caipira formado nas barrancas do Rio Verde, é contador de causo e gosta duma boa pescaria de beira de rio. Jura de pé junto que em vidas passadas já foi violeiro, peão boiadeiro e sanfoneiro nordestino. Atualmente cultiva abobrinhas, e outras sátiras a mais, no terreno fértil do humor descompromissado e da livre imaginação. * Preste atenção: qualquer semelhança com fatos ou pessoas pode não ser mera coincidência, hein!
O tiranu era galinha
29/05/2007


Desdi qui us ET chegaro na Varginha tem umas coisa qui só aconteci puraqui. Asturdia tava eu mais cumpadi Irineu danu uma oiadinha nu jornar pramódi vê uqui us vereadô tá fazenu di bão, i num adivê qui tinha um caipora lá qui tava requereno pro prefeito ispricá o tar de aquecimentu grobar. Tava qui pensanu cusmeu botão prumódiquê o danado num vai lê um poco prasinformá, daqui uns dia vai tê vereadô pidino pô prefeitu prendê u Osama Binladi ou inté acabá cus erro dos juiz di futebor. Iu Papa que já disséro qui era popi tá precisanu dá bão exempro, pará di usa vesti di pele di animar. Jáqui falamu neli, nu papa, eli inté qui tá certim da sirva quando é contra u seguncasamento, purcausdiquê si u primero já num foi lá essas coisa, purquié qui u cristão inda vai querê si metê a casá di novo, issu é um pecado dos brabo, num é memo?

Nóis aqui na roça é caipira manum é bobo, já tava craro preu mais cumpadi Irineu i otras pessoa da noscumunidadi, qui a galinha só podia tê vino antis do ovo. Mais agora é centíficu, puis num é qui descobriro qui a galinha veio do tiranussauru(eita nominho hein!, só pudia sê dinossauru pra tê essi nomi, né!). Sabeno disso cumpadi Irineu si saiu cumais essa: “pur trais duma galinha sempri tem um dinussauru”, dissi inda qui agora quando os homi arresorvê chamá arguma muié mais saída di galinha, vai tê qui pensa duas veiz purcausdiquê vai qui ela si transforma numa tiranossauru i parti pra riba do cabocrô! Falanu inda da ciênça, dissero qui nos úrtimo tempo us macaco evoluiu mais qui us homi, issu nóis aqui na roça inté já sabia tamém, ocê pura causo já viu argum macaco sequestranu outro macaco pra roba as banana deli, ou intão já viu argum deis joganu garrafa di peti nu riu, ou robanu dinhero púbrico?

Cumpadi Hiláriu num é frô qui se xere, issu ieu já falei proceis, mais asturdia nóis tava na venda do Jucá tomanu umas i otra quando pareceu um rapaiz da cidadi metido a ispertu i dissi prele: “ Eu tava aqui tomando uma geladinha e não pude deixar de observar qui o senhor não tirá o chapéu pra coçar a cabeça, isso é simpatia ou é cacoete mesmo?”. Cumpadi Hiláriu oiô bem po moço, coço a cabeça(sem tirá u chapéu!) i arrespodeu numa veizada só: “Uai, seu moço, dessi negóço do cacueti ieu num entendu não, mais puracauso o sinhô tira a carça pra coça a bunda?”. É aquela véia istória né, quem fala u qui qué, acaba ouvinu u qui não precisava di ouvi, num é memo? Ia esquecenu, oceis podi ri viu! Inda num tá paganu imposto pra ri...

Cumpadi Irineu cumo já oceis já sabi é um caipira dusbão, muitu sabidu, gorinha memo tavaqui mi contanu qui sempri qui arguém falava no tar di amô pratônicu eli ficava mei qui cabrero causdiquê num sabia uquié qui tinha a vê os pratu cum ocê gostá di argúem. Intão foi dá uma ispiada na interneti, nóis aqui na roça tamém temu cumputadô já faiz tempo, viu! Asturdia memo Cumadi Rosi tava contanu qui us partu di antigamenti era cumputadô, num tinha esse negóço di nestesia não. Mais, vortanu no asssunto do amô pratônico, Cumpadi Irineu intão adiscobriu qui lá num sei ondi na Grécia, taí um nomi arretadu pra dá pruma fia, inzistiu um filósfo cum o nomi di Pratão(óia a curtura aí, genti!) qui falava qui tudim já inzistia no mundo das idéia, cumu acharo isso mei qui abestratu, qué dizê mei qui sem pé i nem cabeça, qui ficava só na cabeça deli, passaru a dá u nomi di pratônicu praquelis amô qui só fica nas idéia, tipo ficá gostanu di longi sem corage pra chegá pertim i falá cum a pessoa. Já Cumpadi Hiláriu, inguinoranti qui só, achava qui pratônico era quandu us homi namorava i casava cuma muié qui subessi lava us pratu. Óia, contá um causproceis, repare não, tem coisa tão fenomenar qui só conteci aqui prás nossa banda do Sur di Minas.

Jáquifalamu nissu, mi contaro qui lá prás banda di Paraguassú dois cumpadi fôro assisti pela primera veiz um partu qui foi di cesariana, alinhais já ficarô cabrerô cum o nomi, afinar cumu dissi Cumpadi Tião: “quié qui o Céza tinha a vê cum issu, já num chegava dá preli o qui era deli cumu dissi Jesuis?”. Intão, tudo lá ia inu muitu bem até a hora qui o Dotô lascô um tapa na bunda da criança. Cumpadi Tião, revortadu pra mais da conta priguntô pro Cumpadi Airto: “ara, qui modus são essi, carecia batê no inocenti anssim?”. Nuqui o Cumpadi Airto arrespondeu: “ Qui miricia issu lá miricia, Cumpadi Tião, Ocê num viu ondi u danado dessi minino tinha si enfiado?!”.

Dia dessi fumo passiá lá pras banda di Belzonti, óia, mais qui trem di doido tá a capitar, purinha puluição, o tar do carbonu anda sorto por lá. Intonce tivemu di pegá um cardipraça pra i no xópin. Aí tava nóis passano pertim da pradaliberdadi direpenti mei qui discunfiado Cumpadi Irineu priguntô pro motorista: “pronóstamuinu, sô?”. O moço arrespodeu qui tava cortano caminhu pramódi nóis chegá mais rapidim. Cumpadi Irineu mais qui dipressa, oiô bem preli i dissi: “óia aqui seu moço, nóis qué i no xópin, não na casa du Cumpadi Aécio”. Genducéu o hómi ficô branquiném istáta di mármure, graguejô numseiuquê i logo logo nóis cheguemo no xópin. Chegamo numa loja di carçado i um rapaiz priguntô si nóis quiria vê arguma coisa, Cumpadi Irineu dissi preli qui nóis já tava veno muita coisa i qui us zóio tinha qui vê uma coisa di cada veiz sinaum imbaçava. Num sei bem purcausdiquê lá nu xópin ieu lembrei di um causo qui u Cumpadi Joca mi conto. Dissi qui certa veiz, em Belzonti, na lotação qui ia lá pras banda du Padeustáquiu um padre sentô du ladu di um capiau compretamente na manguaça, o seja, o danado tava bebum di tudo, i pá cumpricá inda tava tentano lê u jornar. Mais, anssim qui u padre cabo di sentá, o dito cujo oiô bem preli i cuma voiz toda inrrolada priguntô: “ O sinhô puracauso sabi u qui é essa tar di atriti?”. Sem iscondê qui tava incomodadu cum o bebum, u padre arespondeu cumo quem já condenava pros infernu o coitadu do manguacentu: “ A artrite uma doença provocada pela vida pecaminosa e desregrada de certas pessoas: Mulheres, promiscuidade, farras, excesso do consumo de álcool e outras coisas !”. O bebum si calô i continuô cum uzóio grudadim no jornar, cumu diz Cumpadi Irineu ficô cus zóio vidradu. Adispois qui passo argum tempo di silênço, u padre achano qui tinha sido muito duro cum o bebum, tentô meiorá a situação: “Há quanto tempo o senhor está com artrite?”. O bebum sartô di susto: “ieu? Ieu graça a Nossinhoradaparecida num tenhu issu não!”. É qui tá iscritu aqui nu jornar qui o Papa é qui tá cum atriti !!! Morar da istória... uai, oceis qui precure, né!

Si oceis gostarô num sei, ieu já tô gostano muito, manda um emeio pra nóis ou prô Yorkuti(sem vírus), quieu tô ino coiê uns genipapu na roça du cumpadi Tom pramódi faze uma genipapina. Já ixprimentô? Inda não? Ô coitadu! Prestenção! Cumpadi Irineu é quem diz: “Pá vive bem ocê num percisa tê sempri mais, percisa é tê menos necessidadi”. Nóis é bão di filosfia tamém! Larga meu pé, muquirana! Sô brasileiro, uai! Nóis votô manóis xinga. Quem polui o meiambienti acaba cum a vida da genti. Pópará di polui, sujão! Òia os musquito da dengui! Tempocabô! Nóis tarda manum faia i num tá no fiu da navaia.

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