“Sob a bênção da Virgem do Carmo - Sim, era uma vez um português chamado José Gonçalves da Fonseca, que, em 1749, descobriu a fantástica ilha amazônica...
- Não! Em 1769 um grupo de pessoas, entre exploradores e escravos, instalou-se na localidade, dedicando-se então às atividades pesqueiras e à plantação de cacau. Tupinambarana, Vila Nova da Rainha, Freguesia de Nossa Senhora do Carmo de Tupinambarana, Vila Bela da Imperatriz, Parintins... Nos dias de hoje, o município de Parintins faz limite com o Estado do Pará e com os Municípios de Barreirinha, de Urucurituba, e de Nhamundá. Um Mundo a ser descoberto!
- Tome coragem! Desligue seu celular. Deslize pelo Rio Amazonas em um navio de porte médio e deixe-se encantar pelos sons da mata e das águas, pelas nuances de perfumes e aromas que volteiam pelos ares, e pelos matizes coloridos da Floresta Amazônica debruçada sobre a imensidão do maior rio do mundo! Relaxe! Passe quatorze, dezesseis, dezoito ou vinte e quatro horas – o que for necessário – apreciando a Natureza, enquanto navega pelo maravilhoso trajeto fluvial que vai de Manaus, capital amazonense, até a ilha encantada de Parintins.
- Não fique, não! Mantenha-se acordado! Ao desembarcar, estique suas pernas e caminhe pelas ruas da pacata cidade. Preste atenção aos detalhes. Ali vivem almas-artistas. Pinturas-murais, esculturas em cimento representando mitos e lendas amazônicos, sons musicais e melodias cantadas, além do rico artesanato em juta, palha e outros elementos naturais, constituem parte do rico patrimônio de Parintins.
- E o Festival Folclórico? - É um capítulo à parte. Nunca vi nada igual em toda minha vida! É um espetáculo inesquecível de ritmos, cores, coreografias, alegria esfuziante, vibração! É uma encenação de tal forma envolvente que as pessoas que dela fazem parte se transfiguram como que por artes de alguma divindade da floresta! De tão bela e contagiante, a apresentação chega a nos elevar quase que a um estado de transe. É surreal! É magnífico! Amo o Caprichoso e adoro o Garantido!
- Puxa! Você anda mesmo muito caprichoso em seus arroubos, não é verdade? |
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter