Carrinho de bebê é desviado para o meio da rua por causa do lixo na calçada. |
Clandestinamente aventureiros desligam a iluminação pública dos postes da rua. |
- No último mês de julho deste ano o ex-prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, também declarou a sua indignação quanto à maneira como os administradores brasileiros conduzem o país na contramão da história. Entre 1998 e o ano de 2001 o senhor Enrique Penãlosa contribuiu para que uma das cidades mais caóticas do planeta se transformasse em um exemplo de civilidade no mundo contemporâneo.
- Mais o que Bogotá tem a ver com a sua indignação? Você pirou? É lá que...
- Já sei quais serão seus comentários. Por falta de conhecimento seu ou talvez por pura ignorância não tenha acompanhado os grandes esforços envidados pelo país vizinho para implodir o tráfico de drogas, a violência no mundo rural e desmotivar os grupos políticos de má fé que tornam a vida do cidadão colombiano um inferno no planeta Terra.
O descuido dos funcionários de empresas de reciclagem contribuem para sujar ainda mais a rua. |
- Admito as suas criticas. Mas insisto: o que isto tem a ver com São Paulo?
- São Paulo pretende ser uma cidade cosmopolita e universal. Entretanto é uma metrópole pretensiosa e suja. Imunda. É administrada por seres arrogantes, políticos incompetentes e gestores despreparados, na maioria das vezes indesejados.
Vândalos acendem fogueira em pleno centro de São Paulo. |
- Credo!
- É isso mesmo. Vou citar a você um péssimo exemplo de trabalho – ou melhor da falta de trabalho - dessa gente da Prefeitura. Na Rua Cardeal Leme, a apenas 500 metros da Avenida Paulista, os habitantes do bairro convivem com o tráfico de drogas, com cortiços habitados por migrantes desamparados e com o depósito de lixo que se acumula nas calçadas, diariamente, sem que nada ocorra para frear este maldito movimento.
- Porque você não reage?
- Como não? Foram dezenas de telefonemas para a central de atendimento da Prefeitura. 156, 156, e 156... “O senhor está cadastrado, vamos encaminhar a sua solicitação” e a resposta do atendente é sempre a mesma...
Catador desvencilhando-se do lixo que não consegue comercializar. | Boa parte dos entulhos é resultado das construções irregulares na região |
Andrea Matarazzo participou de evento sobre a revitalização do centro de São Paulo em julho de 2006. |
- Imagino.
- Não, você não imagina.
- Às terças-feiras, na mesma rua, ocorre uma feira livre onde legumes, frutas, peixes e todos os tipos de alimentos são vendidos à população local em meio aos detritos que ali permanecem por dias e dias.
- E os feirantes que trabalham nesta área há mais de 40 anos?
- Na verdade contribuem para o caos. Convivem, infelizmente, em harmonia com a sujeira.
Enrique Penãlosa, ex-prefeito de Bogotá, capital da Colômbia |
- E a Prefeitura de São Paulo?
- Faz vista grossa!
- E os habitantes da Bela Vista?
- Convivem com a sujeira também . É traumático!
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter