O parque Fernando Costa sedia a maior exposição de zebu do mundo. |
- Uberaba?
- Sim! Triângulo Mineiro ou Triângulo Paulista.
- Triângulo Paulista? Isto é uma provocação? O uberabense é autêntico, contribuiu para a formação do povo de Minas Gerais e também para a sua delimitação geográfica quando Goiás deixou de interferir nas questões vizinhas...
- E Uberlândia?
|
- Ah! Aí já é outra história! Muitos dizem que esta é a “Dallas Brasileira”. E Uberaba, sua vizinha, a “Paris Regional”.
- Eta povo pretensioso, sô! Uberaba está cada vez mais descaracterizada! Os casarões estão sendo sistematicamente destruídos, e o seu passado ficará apenas em alguns relatos preservados desde as andanças pela região do furioso mercenário bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva.
O Museu do Zebu promove palestras, pesquisas além de exposições sobre o assunto. |
- Tribos indígenas inteiras foram dizimadas e a população negra relegada a quilombos de onde buscaram enfrentar e suportar as agruras de um cotidiano injusto. Ouviu falar da matança dos Carajás ou do quilombo de Ambrósio, figura símbolo daquelas terras mineiras?
- Vamos, então, ver o lado positivo dos aventureiros, agricultores, fazendeiros e pecuaristas que souberam levar progresso ao município onde hoje ocorre a mais renomada feira de gado do continente latino-americano...
|
|
- No mês de maio você freqüenta o Brasil que deu certo e, entretanto, são estas mesmas pessoas que permitiram que se apagassem os vestígios de história e de cultura de uma das regiões mais tradicionais das Minas Gerais.
Catedral Metropolina de Uberaba. |
- "Uberaba! Bão demais, sô!" diziam os saudosistas, filhos ilustres que buscaram sucesso financeiro em paragens paulistas, goianas, mato-grossenses e nos cafundós do mundo; que usaram o Triângulo Mineiro como fonte de riquezas, atacaram a fauna e a flora do Cerrado, fizeram tombar as palmeiras imperiais em nome do progresso, erigiram edifícios mal planejados e de gosto duvidoso, obras de empresas de engenharia ou de incorporadoras sem escrúpulos e sem nenhum laço afetivo com a cidade...
- Pois é! Veja então o horrível coreto de cimento para se teruma idéia da irresponsabilidade da municipalidade e de seus representantes.
Os rumores de desvios de dinheiro público assustam as poucas boas almas que sobraram dos antigos habitantes. Uma invasão desenfreada de outdoors e de propaganda abusiva polui o visual outrora harmônico da antiga vila de Santo Antônio de Uberaba, que completou 150 anos no verão de 2006. Quando da Proclamação da República, o trem de ferro passou a fazer parte das viagens que levavam à cidade-sonho, capital cultural da região.
O resultado é até mesmo casarios históricos tornando-se "casa-outdoor". | Igreja de São Domingos construída em estilo neo-gótico. |
- Deveríamos então convocar os verdadeiros amantes de Uberaba, os filhos da terra e os forasteiros bem-sucedidos para que exigissem um maior respeito à alma uberabense, à sua cultura e ao seu patrimônio arquitetônico. Salvemos o pouco que resta desta cidade desfigurada e horrivelmente maltratada por seus atuais habitantes.
- Eta Uberaba feia, sô! Que tristeza!...
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter