- Vamos para Ouro Preto?
- De novo?!
- Meu amigo, toda uma vida é curta o bastante para compreender e conhecer esse espetacular patrimônio cultural da humanidade!
- Olha o exagero!
Calçamento das ruas históricas | A cada vista, uma nova igreja |
- Exagero? Procure tranqüilamente nomear as atrações existentes nessa rica vila. Comecemos pelo Museu das Reduções, onde você tem a impressão de sobrevoar o Brasil de antanho. Dali de cima você aprecia as miniaturas do farol de Santo Antônio da Barra, em Salvador, e tem a impressão de avistar os navios negreiros passando pela costa soteropolitana e desembarcando a sua “mercadoria” nos trilhos do Solar do Unhão. Nesse momento, você quase vislumbra, então, de maneira triste, porém histórica, o surgimento do Ser Baiano; a construção da afro-latinidade; a formação do povo brasileiro!
- Nossa! Mas você viaja mesmo com sua imaginação! O que posso encontrar de mineiro nos demais espaços culturais?
Bucólico distrito de São Bartolomeu | Igreja São Francisco |
- Minas Gerais se confunde com o Brasil e com a história dos brasileiros. Faça um passeio admirando a luminosidade e o encanto das telas do artista plástico Guignard, em uma amostra de parte de suas obras que se encontra no espaço cultural que lhe empresta o nome – a Casa Guignard. Procure entender o mundo das rochas ao percorrer o Museu de Ciência e Tecnologia, abrigado no antigo e belíssimo Palácio dos Governadores. Aí você apreciará informações sobre mineração e metalurgia nas minas gerais. Aos poucos, e com atenção, começará a entender a importância das visitas dos acervos museológicos reunidos nessa bela e pacata cidade histórica.
- E a religiosidade?
- O Brasil é um país católico por excelência e, obviamente, a influência da fé fez com que a igreja matriz Nossa Senhora do Pilar fosse o local ideal para acolher o Museu de Arte Sacra. Atualmente, hábeis artesãos dão continuidade à inspiração divina através de seus santos magnificamente esculpidos em madeira, pedra-sabão ou confeccionados com material não perecível da região.
Museu da Inconfidência | Pico do Itacolomi |
- Puxa! E o que mais?
- Vejo que está começando a entender o meu raciocínio e a minha paixão por Ouro Preto. A cidade merece inúmeras visitas. É necessário aprofundar e evoluir em nossa curiosidade para descobrir e saborear seus encantos. A Casa dos Contos, a Matriz do São Francisco de Assis, a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, os chafarizes, enfim... sem contar as ruelas estreitas e as belas e sóbrias fachadas das edificações, que parecem contemplar os distraídos transeuntes que, alheios a tudo, ignoram sua história...
- É! Parece que a Vila Rica, Ouro Preto, é mesmo um tesouro!
| Resquício do Brasil Colonial |
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter