Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato, presente na Rua General jardim desde 1950. |
A Rua Dr. Cesário Mota Júnior tem edifícios cuja altura nos lembra as cidades européias. |
Elegantes fachadas relembram os tempos áureos da Vila Buarque. |
O estilo francês da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo traça a influência européia. |
- Qual é o assunto que vamos tratar na coluna desta semana?
- Fique tranqüilo e dê uma olhada para os lados.
- Pra quê? Não estou vendo nada!
- Como não? Rapaz, onde você está com a cabeça? Bem à sua frente, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato. Foi a primeira do gênero no Brasil e hoje abriga manifestações culturais e educativas voltadas para o público infanto-juvenil...
- Nossa! Confesso que estava mesmo com a cabeça longe daqui. E aquela casa magnífica que percebo do lado de lá e que acaba de ser restaurada?
- É a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. A construção, em estilo francês, apresenta o fausto da época em que ser elegante e educado era ter como ponto de referência Paris, “La Ville Lumière”.
- Fantástico! Vamos, então, andar pelo bairro para descobrir um pouco mais...
- Não há necessidade. Basta dar uma volta em torno desta praça – a Praça do Rotary – e você perceberá que este é um pedaço especial da antiga São Paulo.
- Vamos lá, então...
- Comecemos pela rua General Jardim, nome dado em homenagem a João José Jardim, um militar que se destacou como grande defensor da legalidade em São paulo, durante a guerra civil de 1893 a 1894.
- Espere. Já que você quer me testar, diga então quem foi o Major Sertório?
- Um homem trabalhador, que teve cargos importantes. Foi Vice-Presidente da Câmara Municipal de São Paulo em 1887. Colaborou como funcionário e diretor da Companhia Econômica de Gás, além de ter sido um dos diretores do Banco da Lavoura, em 1893. Hoje, é lembrado apenas por ser o nome de uma das ruas mais conhecidas e dinâmicas do centro da capital.
- Bom, já que você parece saber tudo, diga-me também quem foram os Doutores Vila Nova e Cesário Mota Jr., dois outros homenageados com nomes de rua aqui da região.
- Está bem. Comecemos por Francisco Antônio de Campos, o Dr. Vila Nova. A alcunha, na verdade, se refere ao lugar em que o personagem nasceu – a Vila Nova de Fozcôa, em Portugal –, no ano de 1780. Figura ilustre da sociedade paulistana e grande conhecedor da área financeira, foi nomeado para a pasta da Fazenda, em 1835. Em 1837, foi agraciado com o título de barão. Livre pensador e filósofo, faleceu em 1873. Certamente ainda tinha muito o que contar...
- E o Dr. Cesário...?
|
- Cesário Nazianzeno de Azevedo Mota Magalhães Jr. nasceu em Porto Feliz, cidade interiorana do Estado de São Paulo. Foi um homem importante no estímulo aos estudos de agricultura, farmácia e ciências. E também um dos responsáveis pela fundação de várias escolas no País, durante o governo de Bernardino de Campos. Contribuiu ativamente para solucionar questões relativas aos serviços sanitários, ao ensino e à educação.
- Que loucura! Nunca imaginei que, ao dar uma simples caminhada em volta desta praça, descobriria estar tão desinformado sobre personagens que honram com seus nomes essas quatro ruas por onde passo quase todos os dias... Fico imaginando, agora, o que tenho a aprender sobre o bairro todo em que nos encontramos, a Vila Buarque...
- Pois é... Mas não se apoquente... Na próxima semana falaremos sobre ele...
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter