Fatos e Versões e Varginha On-line vão entrevistar os candidatos a prefeito
Conforme antecipou a Coluna e já ocorre em todas as eleições municipais nos últimos 20 anos, a Coluna Fatos e Versões e o Portal Varginha On-line vão entrevistar os candidatos à Prefeitura de Varginha. A entrevista será no estúdio que será montado no Jornal Gazeta de Varginha para receber os candidatos. Um candidato de cada vez, juntamente com seu vice, vai responder perguntas dos leitores de Fatos e Versões e Varginha On-line, bem como perguntas do setor produtivo local e também perguntas dos outros candidatos. Cada candidato terá direito a fazer uma pergunta para cada um dos outros dois candidatos majoritários. A coluna vai procurar o comando de campanha dos candidatos Fabiano Almeida (PV), Leonardo Ciacci (PSD) e Zacarias Piva (PL) para agendar a data da entrevista, que será reproduzida em vídeo no Portal Varginha On-line e no Portal do Jornal Gazeta de Varginha, bem como transcrita na Coluna Fatos e Versões. Os leitores de Fatos e Versões podem enviar e-mail para a coluna com sugestão de perguntas aos três candidatos. O e-mail da coluna é (
rs.fernandes@fiemg.com.br) as perguntas dos leitores não serão identificadas quando da entrevista. Quem ainda não leu o Programa de Governo dos candidatos a prefeito, que foi apresentado à Justiça Eleitoral quando do registro das chapas, pode fazê-lo pela internet no Portal da Justiça Eleitoral. Aliás, o ideal é que todo cidadão e eleitor consciente analise a proposta de cada candidato antes de definir em quem vai votar!
Cabo eleitoral
Uma das principais lideranças políticas de Varginha, responsável por importantes conquistas para a cidade como o Porto Seco, ocupou cargos de destaque como senador e deputado, além de destacado prestígio no mundo jurídico por conta de sua atuação na Faculdade de Direito de Varginha, estou falando do Dr. Morvan Acayaba. Na esfera política, tem quem não seja favorável a seus métodos, bem como tem muito líder político que somente existe hoje por conta de precursores como Morvan Acayaba que são respeitados por sua história até mesmo entre os adversários. Neste sentido, depois de muito tempo sumido da política pública, Dr. Morvan reaparece na esfera política. Não nos palanques e santinhos como outrora. Mas desta vez nas modernas e populares redes sociais, sempre com a lucidez e discurso impecável. Morvan Acayaba gravou vídeo em apoio ao filho Leandro Acayaba, atual candidato a vereador, que já possui história política da cidade e, depois de Morvan, foi o responsável na família por levar adiante a tradição política dos Acayaba. O vídeo gravado viralizou pelas redes sociais como Instagran, Facebook e mesmo pelo whatshap. Talvez nem tanto pelo apoio a Leandro Acayaba, pois existem centenas de candidatos na eleição, mas sobretudo porque Morvan Acayaba é figura conhecida e querida em Varginha e já fez muito por diversas pessoas nas mais diversas áreas e setores da sociedade. Leandro Acayaba retorna a disputa eleitoral com intenso trabalho para voltar ao Legislativo e com boas chances de vitória. A conferir!
Perda competitiva
Varginha não conta mais com voos da Azul durante a semana para a Capital mineira. A perda reduziu em 10 voos semanais, deixando nossa cidade com voo apenas no domingo. Antes existiam um voo por dia entre Varginha e BH. As causas da perda são diversas, mas sobretudo o alto custo das passagens aéreas que fez despencar o número de passageiros nos voos entre Varginha e a Capital, mesmo com a grande necessidade de conexões entre as duas cidades, ainda mais depois que a empresa rodoviária Gardênia paralisou suas viagens para a Capital. Os altos custos implicam basicamente nos altos impostos que incidem sobre toda a cadeia da aviação e seu entorno, agravado pelas crises das empresas aéreas. Embora a perda tenha sido significativa para muitas famílias e setores econômicos que precisam de transporte rápido entre a Capital, o tema não foi explorado politicamente como esperado. Afinal, pouco a Prefeitura de Varginha poderia fazer para impedir a perda de voos, mas é certo que Varginha pode e precisa investir em melhorias no aeroporto local para viabilizar a vinda e permanência de voos entre a cidade e as Capitais (BH e SP principalmente). Até mesmo porque a estrutura de nosso aeroporto, que destacadamente é o melhor do Sul de Minas, pode ser alvo de trabalho público para ser impulsionado como hub da aviação particular e mesmo utilizado por companhias de viagem. Não é mistério que nosso aeroporto é uma estrutura que serve a região e precisa do apoio, não somente de Varginha, mas das cidades do entorno, para viabilizar parcerias com empresas, companhias de viagem, e poderes públicos para a reativação dos voos. Isso inclusive, deveria ser alvo de atenção dos candidatos a prefeito, que estão ocupados se atacando mutuamente iguais meninos de colégio que brigam no final das aulas.
Jeitinho brasileiro e promessa eleitoral
Os muitos veículos leves e pesados que estão utilizando a estrada rural que liga Varginha ao distrito da Flora, no município de Três Corações, cresce a cada dia. O volume de veículos naquela estrada aumentou muito depois que iniciou a cobrança do pedágio na MGC 491 entre Varginha e Três Corações. O aumento do fluxo já era esperado, mas não nesta proporção e com o tipo de veículo que vem usando naquela pista que é uma estrada rural, boa parte do trajeto ainda em terra, sem asfalto. É comum agora naquela estrada carretas, ônibus e todo tipo de veículo pesado, além de centenas de carros. A Prefeitura de Varginha está fazendo sua parte, aumentando a fiscalização no trecho da via que pertencente ao município. O prefeito Verdi Melo disse a coluna que deseja asfaltar todo o trecho da via que está dentro do município de Varginha, o que se realmente ocorrer vai dar mais segurança aos motoristas que trafegam pelo local, bem como as muitas famílias de sitiantes que residem ao longo da via rural. Contudo, como disse a coluna, a Prefeitura de Varginha não pode asfaltar e melhorar toda a estrada, que tem parte localizada no município de Três Corações. Ocorre que como a praça de pedágio da MGC 491 está no município de Três Corações, o município vizinho é o que mais arrecada impostos dentre todos os municípios cortados pela MGC 491. Logo, não se sabe se a Prefeitura de Três Corações irá melhorar, ampliar e asfaltar a estrada rural que é uma alternativa para escapar do pedágio. Afinal, se o prefeito de Três Corações fizer tais melhorias e asfaltamento, como promete o prefeito de Varginha, vai beneficiar muitos dos seus cidadãos, mas pode reduzir sua receita com os impostos advindos do alto pedágio cobrado na MGC 491. Será que o ano eleitoral vai contagiar o prefeito de Três Corações? Tomara que sim!
Agenda lotada
Os candidatos a prefeito de Varginha estão com agenda lotada neste início de campanha. Estão visitando bairros, instituições e lideranças populares, além de participar do lançamento das candidaturas de vereadores. A maioria das agendas acontecem de última hora, visto que não dá para programar muita coisa. Certo mesmo é que todos os candidatos vão participar dos principais debates e pretendem apostar pesado nas divulgações digitais, sem esquecer, é claro, do conhecido “santinho” que já podemos ver pelas ruas. Já quanto aos candidatos a vereador, a maioria deles, usa a agenda dos candidatos majoritários como norte para impulsionar sua visibilidade com o eleitor. As aparições públicas dos candidatos a prefeito são sempre marcadas pela presença dos candidatos a vereador. A coluna já foi informada que existem “espiões prontos” pelas duas principais candidaturas para monitorar os passos do adversário. São pessoas que estão sempre presentes nas aparições públicas do adversário, disfarçado de transeunte e atento as conversas e movimentações, filmando pelo celular e sempre atento as redes sociais e entrando em todos os grupos de whasthapp. A ideia é registrar tudo, até encontrar uma falha, número errado, deslize ou gafe para expor o adversário, bem como descobrir quando do lançamento de qualquer vídeo apógrafo ou insinuação maldosa do adversário!
Frente Eleitoral e também de Governo
O próprio prefeito Verdi Melo tem acompanhado as atividades do comando de campanha do seu candidato a sucessão Leonardo Ciacci (PSD). O prefeito tem a eleição de Ciacci como um compromisso político pessoal diante dos adversários que atacam sua gestão e agora começam a atacar Ciacci. Não haverá como o governo proibir tais ataques políticos, “são do jogo político, infelizmente”! Mas o Governo também tem suas armas que a oposição monitora: as entregas de obras do governo. É certo que o governo, por força de lei da Justiça Eleitoral, não pode promover inaugurações ou contratações neste período eleitoral. Mas no caso de algumas obras e ações, nem precisa de inauguração para que o eleitor veja mudanças significativas. Exemplos assim estão na limpeza urbana ampliada, reparos e pavimentação de ruas e avenidas e principalmente nas grandes obras como o Mercado do Produtor, Avenida Sanitária e Centro de Eventos do Rio Branco que movimentam a cidade. Verdi Melo não pode impedir os ataques políticos ao seu governo ou candidato oficial, embora por vezes “fique P*** com os impropérios divulgados”. Mas de igual modo, os adversários políticos não podem impedir o governo de trabalhar, realizar ações e concluir obras importantes. E não será surpresa se tais obras e ações aparecerem no horário eleitoral como méritos do atual vice-prefeito e candidato a prefeito Leonardo Ciacci (PSD). Coisas da política!
Pegando fogo
Nesta semana um grande incêndio foi debelado as margens da rodovia em Varginha. O tempo seco e altas temperaturas são grandes problemas pois propiciam os incêndios, sem falar nos muitos que são propositais em razão de lixo jogado em local errado e sitiantes que utilizam o fogo para promover a limpeza de áreas rurais e depois perdem o controle da queimada, provocando prejuízos enormes na cidade. Os incêndios provocam queda de energia, morte de animais e diversas outras perdas ao meio ambiente e saúde pública. Mas vale também para o Governo municipal ficar atento com as estruturas públicas municipais sob seu cuidado neste período crítico e, também, eleitoral. O Parque Municipal São Francisco é um dos maiores da região e já foi alvo de incêndios criminosos e acidentais, pois possui enorme área próxima da área urbana, além de muita área seca, que pode pegar fogo facilmente. Levando em conta que estamos no meio das eleições municipais. Vale a pena o Governo “abrir os olhos com a fiscalização no parque para evitar acidentes, que certamente seriam explorados politicamente”.
Trabalho digno
O presídio de Varginha firmou parceria com empresa privada para garantir trabalho a alguns dos detentos que cumprem pena no local. Este tipo de trabalho possui incentivos fiscais e judiciais que tornam atrativo para empresas utilizarem a mão de obra, muitas vezes qualificada, dos detentos. Bem como também é vantajosa para detentos que conseguem abater parte da pena com o tempo trabalhado. As empresas que utilizam mão de obra dos detentos possuem redução de alguns impostos e pagam salários menores. Embora alguns reclamem deste tipo de benefício, visto que causa uma certa “concorrência desleal” com o trabalhador regular do mercado de trabalho. A realidade é que tais parcerias entre o setor produtivo e trabalho penitenciário acaba por promover a qualificação e ocupação dos detentos, e principalmente, ressocializando boa parte deles para retornarem “sadios mentalmente e eticamente” para a sociedade! Sem falar que, para muitos dos que estavam roubando e traficando, ter a oportunidade de conhecer um trabalho digno é uma chance para mudar de caminho na vida.
10 anos de sucesso e atuação de bastidores
O Porto Seco do Sul de Minas, localizado em Varginha, está completando 10 anos de contínuo crescimento empresarial e boas relações com o mercado e mundo político. Os números do Porto Seco são superlativos, milhares de empregos, bilhões em vendas e milhões em impostos arrecadados para União, Estado e Município. O Porto Seco possui área alfandegada, certificações e autorizações reconhecidas internacionalmente. Abriga todos os órgãos responsáveis por fiscalização, desembaraço e autorização de importação e exportação. Mas todo o sucesso empresarial não seria possível sem as “boas relações construídas por seus diretores junto ao meio empresarial e político. Seja em governos do PT ou do Novo, passando pelos governos de Pimentel, Temer, Bolsonaro, Zema e Lula, sempre os diretores do empreendimento varginhense tiveram portas abertas, afinal eles fazem negócio e não política”!