Taxas de juros mais baixas e prazos mais longos de pagamento. Esses são os principais atrativos dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na hora de contratar um empréstimo consignado. Essa modalidade de crédito tem as parcelas descontadas diretamente no benefício. Por isso, merece muita atenção.
Antes de contratar um empréstimo, é sempre importante entender a porcentagem do salário que será comprometida com a dívida, assim como a quantidade de parcelas necessárias para quitar a operação.
É necessário ressaltar que a contratação de qualquer empréstimo é uma transação comercial privada, realizada exclusivamente entre a pessoa e a instituição financeira. Cabe ao INSS apenas a operacionalização dos pagamentos e descontos. E para que o segurado possa realizar esse tipo de operação, ele precisa desbloquear seu benefício para empréstimos.
De forma preventiva, o INSS bloqueia todo benefício novo para a contratação de empréstimos por 90 dias, contados a partir da data de concessão. Após esse prazo, a pessoa pode solicitar o desbloqueio pelo Meu INSS, usando a conta Gov.br (selo ouro ou prata), ou por meio de agendamento pelo telefone 135.
Importante
Para quem não pretende realizar um consignado, é possível bloquear o benefício para esse tipo de serviço, sem precisar ir a uma agência do INSS. Dessa forma, ninguém, nem mesmo os fraudadores, conseguirá fazer o empréstimo. Depois, se o beneficiário precisar de algum dinheiro extra, ele pode pedir o desbloqueio.
Caso o beneficiário identifique empréstimos não solicitados em seu benefício, ele deve acessar o site
https://www.consumidor.gov.br/ e registrar a reclamação. Este site é mantido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que, desde 2019, cuida desse tipo de situação. Cabe à Senacon determinar o cancelamento do empréstimo. Sendo uma denúncia de golpe, a recomendação é que a pessoa também faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia.
Confira
O segurado que quiser bloquear ou desbloquear o benefício para empréstimo consignado pode acessar o aplicativo ou
site Meu INSS e seguir os passos abaixo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite “bloquear” ou "desbloquear";
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Em caso de dúvidas ou para outras informações, ligue para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.