Algumas teorias da psicologia propõe que o ser humano tem cinco emoções básicas ou genuínas. Seriam elas. M_edo, A_mor, R_aiva, T_risteza, A_legria.
As iniciais formariam o Anagrama MARTA. A experiência de consultório nos mostra que as pessoas tendem a "pedir" a Deus que lhes permitam ter mais sentimentos ou recorrer a psicologia para aprenderem "lidar" melhor com a MARTA.
Importante salientar que, via de regra, nos permitimos ou nos acostumamos com as consoantes. E temos muita dificuldade com as vogais.
Traduzindo, temos mais facilidade, permissão ou hábito para sentirmos Medo, Raiva e Tristeza(depressão) e muita dificuldade exaltarmos o Amor e a Alegria!
Não se faz necessário explicar o quanto é nocivo, pobre, pesado e nefasto para a existência, estarmos imbuídos ou transbordantes de Medo, Raiva e Tristeza. Fiquemos atentos a essa vibração. Saiamos o quanto antes dessa "vibe". Deus nos livre!
No mesmo diapasão, que possamos rogar ao universo, pedir a Deus, fazer dieta e terapia, praticar esportes, ir no culto e na missa, pedir bençãos ou axés e, principalmente, fazer a nossa parte nas relações e em nosso universo interior, para que possamos nos conectar às vogais (A_A) da MARTA.
AMOR e ALEGRIA podem ser nosso mantra ou projeto de vida!
Viver com mais Amor e num ambiente de Alegria, certamente fará nossas vidas melhores, mais abundantes, mais prósperas, mais repletas de amigos e família.
No entanto, talvez a maior possibilidade seja estarmos em paz conosco, viver mais e termos a oportunidade de nos conectarmos com o Divino. Isso só é possível com Amor e Alegria no coração e na vida.
Por consequência, a existência será mais leve, plena, gostosa e sintonizada com o universo.
Assim é!