Coluna | Saúde Financeira
Lídia Luciara Silva Aleixo
Natural de Varginha, tem 29 anos. É formada em gestão financeira pela FIPECAFI e Economia pela UNIFAL. É consultora financeira na empresa PROVALIA, empresa de consultoria voltada para o mercado Agro. Anteriormente trabalhou com consultoria de franquias e pequenas empresas e também atuou no segmento industrial. Já teve um blog pessoal aos 24 anos, onde publicava textos sobre cotidiano. É uma leitora ávida, principalmente sobre economia, finanças e comportamento.
Planeje sua aposentadoria
14/04/2023


Quanto antes você planejar, mais tempo irá desfrutar 

É muito comum pensar no momento de aposentadoria como um momento de descanso e lazer. Um momento no qual se poderá fazer viagens, aproveitar a família e ter mais tempo para colocar em prática os sonhos ainda não realizados. Porém, nessa etapa da vida é um momento em que os gastos com saúde podem aumentar de maneira significativa, além disso, o valor recebido da aposentadoria pode perder o poder de compra, ou seja, os preços aumentam mais que reajuste anual da aposentadoria. Esses fatores podem dar uma enorme dor de cabeça em um cenário que deveria ser de descanso e lazer. Por isso, nesse texto vou dar dicas para que você consiga uma renda complementar a da aposentadoria. Pela nova regra de aposentadoria, desconsiderando as exceções, uma mulher pode se aposentar com 62 anos e homem com 65, desde que sejam cumpridos os requisitos mínimos de contribuição. Com o aumento da expectativa de vida é possível que em alguns anos a idade mínima para aposentar suba, isso quer dizer que você precisará trabalhar por mais tempo para conseguir se aposentar.

Para evitar dor de cabeça no futuro é preciso começar um planejamento hoje. Planejar a aposentadoria não é nenhum “bicho de sete cabeças”, é muito possível de ser feito, e fica mais fácil quando começado com antecedência. Aqui vão algumas dicas para ter uma vida de aposentado mais confortável e com menos preocupações:

Planeje:

Estime um valor que precisará para manter seus gastos ao se aposentar, lembrando que ao contrário do que podem pensar, nem sempre os custos diminuem. Então, ao estimar a renda necessária, seja conservador. Após estimar a renda necessária, você já consegue entender o quando será preciso juntar para complementar a sua aposentadoria. Se for possível peça ajuda a um consultor financeiro ou ao seu gerente do banco com essa estimativa.

Poupe!

Essa dica é uma das mais importantes, pois sem poupar é impossível planejar uma aposentadoria do futuro. Guardar uma parte do salário mensal requer disciplina, mas vale muito a pena. Para isso, repense algumas atitudes de consumo, seja econômico. Isso não quer necessariamente dizer que precisará cortar lazer e compras que geram felicidade hoje.

Cuide de sua saúde:

Você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com planejamento para aposentadoria, mas calma! Vou te explicar. Fazer atividade física e cuidar da sua saúde de forma preventiva pode evitar altos gastos com remédios e médicos no futuro, e até mesmo no presente. Não deixe para cuidar de sua saúde na idade avançada, isso inclui atitudes básicas no seu dia a dia como: beber água na quantidade recomendada, manter uma alimentação balanceada (cuidado com o açúcar e o sal), escovar os dentes com frequência, cuidar da saúde mental, estar em dia com visitas ao médico, dentista e com os exames de rotina.

Opções além da aposentadoria convencional:

Previdência privada:

Além da previdência social que é aquela em que há desconto mensal no regime CLT ou pagamento individual para trabalhadores autônomos, existe também a Previdência Privada. Esse regime de previdência é mais flexível, pois quem determina o tempo de contribuição é o próprio contratante, você. Quanto maior o tempo de contribuição e valor, maior será o resgate no final. É possível resgatar o valor em uma única parcela ou mensalmente durante um determinado período. Nesse site do Santander é possível simular sua previdência privada, mas há diversos outros bancos que ofertam esse serviço, por isso procure ao menos dois bancos confiáveis e simule sua previdência de acordo com o você estimou que precisa como renda complementar.

Investimentos:

Quando o seu dinheiro está na previdência privada ele é administrado por uma pessoa que está vinculada a instituição que você contratou, mas existe uma forma de você ter mais proximidade com o dinheiro aplicado, escolhendo a composição da carteira de investimentos através de uma corretora, dessa forma o seu investimento poderá ser mais diversificado e com retornos maiores. Esses investimentos podem ser feitos em títulos públicos, ações, CDB e outros. Para definir o melhor tipo de investimento para o seu perfil você poderá procurar um consultor financeiro ou o seu gerente, é importante se inteirar de todos detalhes para que o planejamento de renda complementar para sua aposentadoria dê certo e você consiga desfrutar do dinheiro poupado.

Nesse link do banco Nubank você consegue simular alguns investimentos para longo prazo. Além das duas opções acima, também é possível planejar uma renda complementar de outras formas como renda de aluguéis e também através de algum empreendimento. Essas hipóteses também podem ser consideradas, ambas exigem um aporte inicial e um certo nível de administração do investimento mesmo após se aposentar.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)