A primeira parcela do 13º salário, correspondente a 50% do valor do benefício, começou a ser paga nesta segunda-feira (25). O calendário de pagamento vai até 6 de maio, acompanhando o cronograma normal de pagamento dos benefícios.
Os segurados podem consultar o extrato com os valores a serem recebidos, através do MEU INSS (aplicativo para celular e portal
gov.br/meuinss). Em todo o país, serão 30,5 milhões de benefícios contemplados com a antecipação, o que equivale a R$ 56,7 bilhões injetados na economia. Em Minas Gerais, os valores pagos ficam em torno de R$ 6 bilhões.
A segunda parcela do abono natalino será paga junto com os benefícios da competência do mês de maio, entre 25 de maio e 7 de junho. Em geral, o pagamento do 13º salário ocorreria somente nas competências agosto e novembro.
Quem tem direito
Aposentados e pensionistas, em maioria, receberão o valor do benefício em duas parcelas. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente. Já os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) têm direito a uma parcela menor - a antecipação é calculada de acordo com o tempo de duração do benefício.
Por lei, não têm direito ao 13º salário os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o BPC-Loas.
Para acompanhar o calendário de pagamentos de benefícios, acesse
www.gov.br/inss. Se ficou com dúvidas, ligue para a Central 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22 horas.