O INSS publicou, recentemente, a Portaria nº 1.400, que traz novidades para a realização da prova de vida. A normativa trata de duas situações: a primeira diz respeito aos segurados que estão com a prova de vida válida e a outra se refere aos beneficiários que não fizeram a prova de vida em 2020 e 2021.
Na primeira situação, os segurados devem fazer a comprovação de vida na rede bancária no mês de seu aniversário, já a partir de janeiro. Ou seja, quem faz aniversário em janeiro fará a prova de vida em janeiro. Quem faz em fevereiro fará em fevereiro e assim sucessivamente.
Nesse caso, os segurados que deixarem de realizar a prova de vida no período de janeiro a junho de 2022, poderão ter seu pagamento bloqueado a partir de julho de 2022. Por isso, é importante que os segurados do INSS fiquem atentos para, em 2022, realizarem a comprovação de vida no mês de seu aniversário.
Prova de vida pendente
Já a segunda situação abordada na Portaria nº 1.400 diz respeito aos beneficiários do INSS que não realizaram a comprovação de vida até o final de 2021. Só em Minas Gerais, cerca de 375 mil pessoas se encontram nessa situação.
Esses segurados devem realizar o procedimento de forma escalonada, antes da competência de bloqueio, conforme tabela disponível no site do INSS, no endereço inss.gov.br (em anexo). Só para exemplificar essa questão, os segurados que deveriam ter feito a comprovação em dezembro de 2020 e não fizeram devem realizar o procedimento antes de fevereiro para evitar o bloqueio. Por isso, aqueles que estão sem realizar a prova de vida fiquem atentos e procurem saber qual o prazo limite para a realização do procedimento e, dessa forma, evitar bloqueios no pagamento.
É importante ressaltar que a prova de vida deverá ser feita em qualquer órgão pagador da instituição financeira responsável pelo pagamento do benefício.
Em resumo, os segurados do INSS devem fazer a prova de vida em 2022, conforme o mês de aniversário. E aqueles que ainda não a fizeram em 2021 procurem verificar qual o mês limite para a realização do procedimento, junto à instituição bancária onde recebe o pagamento.
Em caso de dúvida, ligue para a Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. Outras informações também podem ser obtidas no site do INSS, no endereço
inss.gov.br.