Uma das informações mais buscadas pelos segurados do INSS é saber quanto tempo falta para se aposentar. Essa importante informação está disponível no Meu INSS (gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). Com base nela, o segurado pode administrar a sua história laborativa e saber o momento certo para dar entrada no seu pedido de aposentadoria.
E como fazer? Através da conta do Meu INSS, é possível fazer uma simulação com as informações que estão na base de dados do INSS, que é o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), inclusive com o valor da remuneração inicial prevista.
Também é possível incluir vínculos e até alterar a data de nascimento do trabalhador, no momento da simulação. Ao final, a calculadora gera um documento em PDF, que tem o objetivo de servir como fonte de consulta e orientação. É importante destacar que esse documento se trata apenas de uma simulação, ou seja, não garante o direito à aposentadoria.
Para fazer a sua simulação da aposentadoria, faça o seguinte: acesse a conta do Meu INSS, depois clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”. Basta conferir se os dados estão corretos, fazer as alterações, caso necessário, e depois clicar em “Recalcular”.
Em caso de dúvidas, utilize a Assistente Virtual Helô, disponível no próprio Meu INSS, ou ligue na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter