Os radicais livres são moléculas liberadas pelo nosso organismo, quando em excesso são capazes de causar danos e podem ser formados através da radiação ultravioleta (sol), poluição do ar, cigarro, radiação e processos inflamatórios, por exemplo.
O antioxidante é uma substância capaz de neutralizar esses radicais e evitar que causem danos ao nosso organismo. Uma alimentação rica em alimentos antioxidantes pode retardar o processo de envelhecimento e auxiliar na prevenção de doenças crônicas como câncer, artrite, Parkinson e Alzheimer.
A vitamina C é um composto antioxidante e além dos benefícios citados acima ela também contribui para a redução da oxidação do colesterol, prevenindo a aterosclerose, e auxilia o organismo a absorver o ferro não heme, proveniente de alimentos vegetais, podendo prevenir a anemia.
Para cada gênero e idade há uma recomendação específica de consumo de vitamina C, sendo raro a necessidade de suplementação, pois é uma vitamina encontrada facilmente nos alimentos. É comum observar suplementação de vitamina C para prevenção de gripes e resfriados, porém toda ingestão em excesso será eliminada pelo nosso organismo, além de poder colocar a saúde em risco.
A vitamina C não é o único antioxidante, porém é altamente comercializada e conhecida. A recomendação para prevenção de doenças é manter um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada contendo frutas e verduras que são fontes naturais de antioxidantes.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter