A hipertrofia muscular consiste no aumento da massa magra sendo um resultado do equilíbrio de 3 fatores:
-Prática de exercício físico de esforço;
-Alimentação adequada;
-Descanso.
Durante o exercício físico, os músculos sofrem pequenas lesões devido ao esforço e, após o treino, o organismo inicia um processo de reparação, o que promove o aumento na espessura das fibras musculares, chamado de hipertrofia.
A alimentação adequada é uma recomendação básica para todos, porém em casos de hipertrofia algumas recomendações variam. É necessário alinhar a alimentação com a rotina e hábitos do indivíduo, avaliar a necessidade do uso de suplementos alimentares, determinar se será necessário e quais refeições irão compor o pré e pós-treino e também devemos dar uma atenção maior à proteína.
Um dos maiores erros de praticantes de musculação que buscam a hipertrofia é aumentar exageradamente o consumo de proteínas focando no ganho de massa muscular, porém o macronutriente essencial para nos dar energia e disposição no dia a dia e nos treinos é o carboidrato. A proteína, geralmente, também deve ser consumida em maior quantidade, cerca de 1,5 gramas por quilo de peso por dia, porém o carboidrato continua sendo o macronutriente que devemos consumir em maior quantidade.
Assim como ocorre com o consumo excessivo de vitaminas e minerais, o excesso de proteína também é eliminado pelo corpo, então consumir esses nutrientes em excesso não trará benefícios extra para ninguém, pois o corpo irá expulsar o que não tiver necessidade de usar.
Se você é um iniciante na prática de atividade física ou não possui conhecimento na área a recomendação é que procure sempre um profissional capacitado para te auxiliar com a atividade física e alimentação.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter