É muito comum, principalmente no emagrecimento, vermos a preocupação e a tensão das pessoas com os números na balança, mas o peso corporal não é indicativo de saúde e nem de emagrecimento saudável, é apenas um número.
Para analisarmos o processo de emagrecimento ou hipertrofia utilizamos a composição corporal, pois ela demonstra a quantidade de massa magra e de gordura corporal, e através de um acompanhamento nutricional podemos observar a evolução de cada paciente.
Há diversos métodos de análise da composição corporal, mas os mais utilizados na prática clínica são a aferição das pregas cutâneas através do adipômetro e análise através da bioimpedância. A composição corporal varia de acordo com o gênero e idade, por exemplo, então para cada pessoa temos um valor de referência para a quantidade de gordura e massa magra.
Então antes de se preocupar com o peso indicado na balança, faça um acompanhamento da sua composição corporal, pois muitas vezes o peso na balança não sofre alteração, mas ao avaliarmos a composição corporal notamos uma perda de gordura e ganho de massa muscular. Além disso, vale lembrar que o peso corporal pode variar se a pessoa apresentar um quadro de retenção hídrica ou constipação, por isso os números na balança não são indicativos de saúde nem de qualidade de vida.