Acredito que muitos não saibam, mas o estresse e o ganho de peso estão fortemente relacionados. Quando estamos tensos ou nervosos, nosso corpo libera cortisol, hormônio capaz de desregular o controle do apetite e aumentar o armazenamento de gordura corporal, gerando um ganho de peso.
O cortisol é um hormônio essencial na redução de processos inflamatórios, contribuindo para o bom desempenho do sistema imune e regulação da pressão arterial. Porém, quando seu aumento é frequente, além de gerar a desregulação hormonal descrita acima, também impacta a qualidade do sono e é muito comum termos vontade de comer alimentos mais calóricos, como doces, em dias estressantes e se isso faz parte da sua rotina podemos ter mais dificuldade no emagrecimento.
Se o estresse é algo comum na sua vida, o primeiro passo é observar a influência dele na sua vida e, principalmente, na sua alimentação para que não tenhamos distúrbios de comportamento alimentar. Outro passo fundamental é procurar auxílio de profissionais capacitados para te orientarem em relação à alimentação e à sua saúde mental para diminuir episódios de desequilíbrio emocional e a visão de “recompensa” na comida.
A atividade física também auxilia na redução do estresse, pois além do gasto calórico, liberamos o hormônio serotonina, responsável por trazer sensação de bem-estar regulando o humor, o apetite e o sono.