O recebimento de benefício do INSS, após a morte de segurado, não é uma prática correta, mesmo quando o falecimento gera direito à pensão por morte. No momento de luto, muitos familiares não sabem o que fazer em relação à situação previdenciária de quem morreu.
É importante ressaltar que o INSS tem procedimentos de controle para se evitar o pagamento dos benefícios após a morte dos beneficiários. Os cartórios de registro civil, por exemplo, são obrigados a repassar ao Instituto as informações de óbitos registradas ao longo do mês.
Ocorre que, enquanto o pagamento do mês seguinte está sendo processado, podem ocorrer óbitos e não há tempo hábil para que o INSS faça o devido bloqueio do pagamento. Em decorrência disso, o depósito é realizado na conta do beneficiário.
A orientação é que a família não receba o pagamento após a morte do beneficiário. Além disso, deve comunicar imediatamente o fato ao INSS, e requerer, na forma correta, os valores não recebidos em vida pelo segurado ou pensionista. Essa
solicitação deve ser feita através dos canais remotos do INSS, assim como o benefício de pensão por morte, caso haja dependente com direito a esse benefício.
Para saber mais sobre recebimento de benefício pós óbito, a família do segurado deve ligar para a Central 135, que atende de segunda a sábado, de 7h às 22h. Ou acessar o
Meu INSS, disponível como portal ou aplicativo de celular.