Desde a última segunda-feira (14), 77 Agências do INSS em Minas voltaram a prestar atendimento presencial. Em todo o país, são mais de 600 unidades. Com a reabertura gradual, estão sendo priorizados os serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.
Para evitar aglomeração, além de buscar garantir a saúde dos servidores e segurados, as agências estão atendendo apenas segurados agendados. Ou seja, usuários sem agendamento não terão acesso às unidades.
Perícia Médica
Por enquanto, o serviço de perícia médica está suspenso em todo o país. A Perícia Médica Federal, ligada à Secretária Especial de Previdência e Trabalho, demandou adequações, nas salas de perícias das agências do INSS, para retornar à atividade presencial, após inspeção realizada entre os dias 8 e 9 de setembro. O INSS já está trabalhando para fazer as adequações solicitadas o mais rápido possível.
A orientação é que o segurado, com agendamento para perícia médica, realize a remarcação através do Meu INSS (meu.inss.gov.br, disponível em site e aplicativo para celular) e telefone 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Demais serviços
Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial, neste primeiro momento, continuam disponíveis pelos canais remotos: o Meu INSS e telefone 135.
O INSS orienta os segurados a manterem seus canais de contato com o Instituto, como telefone e e-mail, sempre atualizados. E, enquanto durar a situação de emergência em decorrência da pandemia do coronavírus, acompanhem o site www.inss.gov.br ou liguem para o telefone 135, antes de sair de casa para ir a uma unidade de atendimento do INSS.
Também é possível conferir quais unidades estão abertas, no Portal covid.inss.gov.br. Para pesquisar, é necessário digital o nome da cidade onde se encontra a Agência.