“Uma pessoa bem humorada deixa fluir e circular sua energia vital, tornando-se descontraída, solta e comunicativa”
Eduardo Lambert
Você por acaso se lembra de quando deu pela última vez uma boa e sonora gargalhada? Se não lembra, que tal experimentar sorrir de novo? A própria ciência já comprovou: “rir faz bem à saúde”. Pessoas amargas, aquelas que não riem nem por decreto, talvez não saibam o mal que fazem a si mesmas. Assim como os críticos, céticos e pessimistas, que deixam de vislumbrar um existir mais rico e construtivo por reprimirem suas emoções, apegarem-se a preconceitos e serem inflexíveis com eles próprios e com os outros.
Mesmo nos momentos mais adversos, encarar a vida com um pouco de bom humor ajuda e muito a vencer dificuldades, ultrapassar obstáculos e dissabores. Não que a pessoa deva sair por aí feito um bobo alegre, ignorando a realidade, mas, entendendo que ao enfrentar os problemas com mais positividade é possível descobrir soluções criativas. O otimismo é uma das faces do bom humor, quem o cultiva dificilmente fica de mal com a vida.
Outra atitude importante para quem deseja melhorar o bom humor, é não se deixar manipular por aqueles que, por sentirem-se desmotivados e descrentes, querem estabelecer, também para os outros, um padrão negativo de vida como o único possível. Sempre recomendo que não se deva entrar no jogo alheio, naquilo que querem lhe impor como verdade absoluta. Os bons propósitos são singulares e individuais e a motivação para realizá-los é própria de cada um.
O caminho para criar momentos mais felizes passa, sem dúvida alguma, pelo bom humor, pelo ato de liberar o seu sorriso, a sua autêntica alegria. A boa autoestima também se alimenta de bom humor, de criatividade, da confiança em si mesmo e da certeza de que ninguém poderá viver sua vida por você.
Enfim, o bom humor contribui para que você seja mais tranquilo, leve e emocionalmente saudável, além do que, um estado de espírito descontraído gera substâncias benéficas que estimulam e aumentam as defesas do corpo contra vírus e bactérias. Como se vê não faltam motivos para que você invista em seu bom humor, e você pode começar agora.