Depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia do novo Coronavírus, gerou muita preocupação com a saúde. Tenho visto pessoas tomando vitamina C, shots para imunidade, chás em excesso, entre outras coisas, a fim de evitar a infecção.
A verdade é que não há alimento nem nutriente milagroso que evite a infecção pelo vírus Covid-19. A imunidade não se fortalece da noite para o dia, ela é construída através do seu estilo de vida, seus hábitos alimentares e da prática de atividade física.
Muitas pessoas estão optando por preparar suas refeições para evitar saírem de casa.
A prática de cozinhar em casa, quando possível, é e sempre foi uma recomendação dos nutricionistas para a população, pois cozinhar é um ato social, traz prazer e você sabe exatamente como cada alimento foi preparado.
O momento em que vivemos não requer pânico, mas sim cuidado com você e com o próximo. Como orientação nutricional, reforço o que tenho falado ao longo das minhas publicações na coluna, optem por alimentos mais naturais, tenham uma alimentação balanceada, evitem o consumo frequente ou em excesso de produtos industrializados e bebidas alcoólicas, mantenham uma rotina saudável. Mesmo em período de quarentena, temos a possibilidade de nos exercitar em casa.
Como orientação sanitária, lave as mãos com água e sabão frequentemente, tenha um álcool em gel para usar quando não tiver acesso à água e sabão, higienize diariamente aparelhos celulares, proteja a boca ao tossir e espirrar, evite sair de casa e higienize os alimentos antes de consumi-los ou prepara-los.