Hoje vamos abordar 2 classes de alimentos:
1. Óleos, gorduras, sal e açúcar;
2. Alimentos processados.
O primeiro grupo contribui na diversificação da nossa alimentação, tornando-a mais saborosa. Ele é responsável por temperar ou cozinhar nossos alimentos e devemos utilizá-los em pequenas quantidades.
Os óleos são de origem vegetal, como: óleo de soja, de milho, de girassol e de oliva (o azeite). Já as gorduras, em sua maioria, são de origem animal, como a manteiga, banha de porco e óleo de coco. Além disso, possuímos diversos tipos de açúcar (mascavo, demerara, cristal, refinado) e de sal (grosso, refinado, rosa, de ervas).
Os alimentos processados são produtos fabricados com a adição de sal ou açúcar, e também pode ser adicionado óleo ou vinagre. Esse grupo é composto por: vegetais em conserva (pepino, azeitona, ervilha, milho, palmito, cebola), extrato de tomate, frutas em calda ou caramelizadas ou cristalizadas (pêssego, figo, cereja, damasco, abacaxi, laranja, morango), carne seca e toucinho, sardinha e atum enlatados, queijos e pães feitos de farinha de trigo, leveduras (fermento), água e sal.
Grande parte dos produtos processados possui a maioria dos nutrientes do alimento que ele deriva, mas devemos limitar nosso consumo desse grupo por causa dos ingredientes que são adicionados a esses alimentos para conservá-los, pois, esses ingredientes em excesso, podem desencadear determinadas doenças.
Em uma alimentação saudável e equilibrada, baseada em alimentos in natura e minimamente processados, o consumo limitado de alimentos processados possivelmente não te trará malefícios, mas se atente à qualidade da sua alimentação no geral.