Olá leitores do Varginha Online, tudo bem? Meu nome é Isabela, sou nutricionista formada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, atualmente curso mestrado nessa mesma Instituição. A partir de hoje, o Jornal Varginha Online terá uma coluna sobre saúde e alimentação, que será escrito por mim quinzenalmente às sextas-feiras. Espero que o conteúdo seja valioso para cada leitor e ajude na promoção da saúde e do bem-estar.
Você sabia que os alimentos são divididos em 4 classes?
Alimentos in natura ou minimamente processados; óleos, gorduras, sal e açúcar; alimentos processados e alimentos ultraprocessados.
Hoje vamos abordar sobre a classe dos alimentos in natura ou minimamente processados.
Esses alimentos são, em sua maioria, de origem vegetal e são saborosos e muito nutritivos. Essa classe abrange frutas, legumes, verduras, arroz, milho, feijões, frutas secas, castanhas, ovos, leites, iogurtes naturais sem açúcar, chás, cafés, água e carnes (boi, porco, peixe, ave).
São denominadas in natura, aqueles alimentos, de origem vegetal ou animal, que são adquiridos sem que tenham sofrido qualquer tipo de alteração depois que foram retirados da natureza, como por exemplo, a uva, que já podemos comê-la logo depois de colher do pé.
Já os alimentos minimamente processados são aqueles in natura que foram submetidos a algum tipo de processamento, como limpeza, remoção de partes não comestíveis (casca, talos, folhas, sementes), fermentação, pasteurização, refrigeração/congelamento e outros processos que possuem o objetivo de aumentar a durabilidade do alimento, como exemplo temos o leite pasteurizado.
Para uma alimentação saudável e equilibrada, a base da sua alimentação deve ser composta por esses grupos alimentares (in natura e minimamente processados).