O INSS alerta ao aposentado ou pensionista para não entregar o cartão ou a senha do banco a terceiros, nem mesmo a parentes e amigos. O segurado que for vítima de algum golpe ou detectar irregularidades nos descontos em folha deve cadastrar imediatamente sua manifestação no Portal do Consumidor (www.consumidor.gov.br), em funcionamento desde agosto do ano passado.
O canal é um serviço público gratuito que permite contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. Em caso de perda, furto ou roubo, a pessoa deve fazer imediatamente um boletim de ocorrência, para se resguardar de eventuais fraudes no benefício.
As denúncias sobre irregularidades nos empréstimos consignados serão apuradas pela Ouvidoria e repassadas à Dataprev, para o bloqueio imediato do desconto ou contato com a instituição financeira para solução do problema e, se for o caso, devolução dos valores. Além disso, a partir do momento da detecção das fraudes, os envolvidos serão alvo de apuração por parte do Governo Federal.
O INSS reforça que também disponibiliza Extrato de Empréstimos Consignados pela internet. Tal serviço pode ser obtido no Meu INSS (gov.br/meuinss), também disponível em aplicativos para smartphone e tablet. Através desse documento, é possível conferir mensalmente se há irregularidades no benefício.
O extrato permite ainda ao segurado verificar todo o histórico de créditos consignados, realizados com desconto no benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo. Para ter acesso às informações do Meu INSS, é necessário realizar login, com usuário e senha. Mais de 20 milhões de usuários já se registraram no sistema.