O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa aos segurados que há um prazo para sacar os benefícios na rede bancária. É importante ficar atento: os benefícios que não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS. Para regularizar a situação, o segurado deve solicitar o pagamento de benefício não recebido no Meu INSS ou na Central Telefônica 135.
É importante destacar que a devolução após o prazo de 60 dias é uma medida de segurança, que foi criada para evitar o pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma, a instituição bancária devolve o valor ao INSS. O Instituto, por sua vez, suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação.
Como fazer - No Meu INSS (gov.br/meuinss), o usuário irá fazer o login, com seu CPF e senha. Na coluna à esquerda, irá clicar na opção Agendamentos/Requerimentos e, em seguida, em Novo Requerimento. O serviço Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido está dentro da opção Atualizações para Manutenção do Benefício e outros Serviços. É possível também solicitar esse serviço pela Central Telefônica 135 (opção 6 – 1).
Carta – Após a concessão de um benefício, o INSS encaminha ao segurado uma correspondência para o endereço cadastrado em seu sistema, informando qual a agência bancária em que fará o depósito do pagamento. Essas informações também podem ser obtidas pelo beneficiário na Central Telefônica 135. Para receber o pagamento, o segurado deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do benefício.
A Central de Atendimento 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita quando feita de um telefone fixo e o custo é de uma ligação local, quando feita de celular.