Às vezes, são tantas as situações que precisam de solução que nos sentimos perdidos e confusos, como se estivéssemos num labirinto; incapazes de encontrar uma saída. Existem pessoas que ao sentirem-se assim entram em depressão ou tornam-se ansiosas, pois, quando tentam resolver muitas coisas ao mesmo tempo acabam por consumir todas as suas energias, enfraquecendo seu poder de reação.
Por isso, para evitar a aflição e o estresse, gerados na tentativa de fazer tudo ao mesmo tempo, deve-se agir racional e seletivamente definindo metas prioritárias e estratégias para execução em prazo previamente determinado. Isto porque, ao estabelecermos prioridades, ordenando nossos objetivos e focando cada situação no tempo e no espaço de maneira objetiva, evitamos a dispersão e as realizamos de modo equilibrado e eficaz.
Um termo bastante banalizado e que, devido a enfoques equivocados ou preconceituosos, chega a ter um significado negativo, é a disciplina. Porém, quando trabalhamos com a ideia do “foco”, a disciplina é fundamental.
Quem deseja realizar seus objetivos com sucesso precisa aprender a disciplinar-se, ou seja, precisa investir em sua autodisciplina. O que significa estabelecer regras e condutas que contribuam para aperfeiçoar e bem orientar suas potencialidades e competências. Sendo assim, esta é uma apropriada premissa para obter a eficácia necessária nas ações que buscam resultados satisfatórios e compensadores.
Estar focado é estar consciente; vigilante e concentrado.