Na era da transformação digital, o INSS trabalha para eliminar os serviços analógicos. Com isso, o cidadão estará dispensado de ir à agência formalizar seus pedidos ao INSS. Isso será possível pelo protocolo totalmente digital, efetuado pelo Meu INSS (internet e App — disponível para Android e iOS) e pelo 135. Os requerimentos serão processados eletronicamente se os dados do trabalhador constarem corretamente nos sistemas oficiais, permitindo até a concessão automática de benefícios. Apenas quando necessário, o segurado será chamado para entrega de documentação complementar.
Uma das entregas mais esperadas pelos segurados, agora disponível no Meu INSS, é o simulador de aposentadoria por idade e renda, por meio da qual é possível saber se o trabalhador já tem direito ao benefício e qual o valor estimado de sua renda mensal. O simulador tem como principal objetivo auxiliar o cidadão na busca por informações sobre seus direitos.
O INSS, na primeira entrega da Transformação Digital, no início de maio, disponibilizou cinco serviços por meio do Meu INSS. Na segunda etapa de entregas, na última semana de maio, 23 novos serviços foram disponibilizados ao cidadão. Na semana passada, foi a vez da terceira onda de melhorias, com mais 19 serviços. E na primeira quinzena de julho, a previsão é que 90 serviços estarão disponíveis pelo Meu INSS, de um total de 96 serviços prestados pelo Instituto.
Com esses avanços, o cidadão poderá, sem sair da sua casa, requerer aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, agendar realização de perícia, atualizar seus dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado, excluir desconto de mensalidades associativas, dentre tantos outros.
Meu INSS e 135 - O Meu INSS é acessado pela internet (gov.br/meuinss) ou pelo aplicativo para celulares. Para acessar os novos serviços pelo Meu INSS basta ir à opção “Agendamentos/Requerimentos”. O novo simulador está em “Calculadoras”.
O cadastro no Meu INSS pode ser feito pelo próprio aplicativo ou pelo site das seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi. Os usuários também podem utilizar a Central Telefônica 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.