Os contribuintes individuais podem acessar a Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI) diretamente no Meu INSS (meu.inss.gov.br). O documento comprova que o trabalhador está com situação cadastral regular e com seus recolhimentos em dia.
Contribuinte individual é aquele que trabalha por conta própria ou que presta serviços de natureza eventual a empresas, sem vínculo empregatício, tais como vendedores ambulantes, diaristas, artistas e residentes médicos. O DRSCI serve, por exemplo, para obtenção da licença de taxista e para profissionais liberais autônomos a fim de que possam prestar serviços a órgãos públicos.
Os arquivos a serem impressos serão emitidos em uma janela “pop-up”, ou seja, para imprimir qualquer documento fornecido pelo Meu INSS, é preciso verificar se a opção “pop-up” está desbloqueada no navegador do usuário.
Meu INSS - Para acessar o DRSCI, é necessário estar cadastrado no Meu INSS. Para fazer o cadastro, é recomendável ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde se trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma pergunta, o segurado precisa aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para a Central 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet. A senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.
A senha inicial para acessar o Meu INSS também pode ser conseguida diretamente pelo serviço de internet banking de algumas instituições bancárias, como Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil e Sicredi.
A Central Telefônica 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.