-Amanhã teremos mais um dia feriado, em uma plena quinta-feira. Os ânimos estão exaltados e não existe nenhum propósito que permita aos brasileiros compreender que é necessário termos um projeto de nação, vislumbrarmos um futuro planejado para os adultos, para seus netos e seus descendentes e para os outros brasileirinhos por vir ao longo dos próximos anos.
- A história certamente deformará os fatos, pois as informações nos chegam truncadas e refletimos, pensamos e agimos, por indução. Não temos sequer ideia de quem diz o que, de quem compreende o que, de quem deseja fazer o que e quando... É uma loucura, não há propósitos claros e a população está totalmente divida, repito novamente, por indução pois é mal informada, inculta e sem conhecimento de sua própria realidade. Não há e nunca houve um real projeto de nação para este Brasilzão.
- Vamos lá então "seu sabe-tudo"! Qual é a superfície do estado de São Paulo? Quantos municípios existem nessa unidade federativa considerada a mais rica das outras demais vinte e seis existentes no país?
- A superfície do estado paulista corresponde a 2,91 por cento de todo o território brasileiro. São Paulo é o décimo segundo maior estado do Brasil, em área territorial. São 645 municípios que se encontram em 42 Regiões de Governo, 16 Regiões Administrativas, 15 Mesorregiões e 63 Microrregiões Geográficas.
- Ok "senhor professor". Quais são então as Regiões Metropolitanas do Estado?
- Quer que eu te responda realmente? Saiba que tenho boa memória e um desprezo profundo por estudantes e professores alienados e muitas vezes desinformados. Como no seu caso...
- Para de enrolar-me! Quais são?
-Vamos lá: as Regiões Metropolitanas Paulistas são as da Baixada Santista com nove municípios ao longo do litoral, a Metropolitana de Campinas com 19 municípios e cerca de três milhões e seiscentos mil habitantes, a Metropolitana de São Paulo que reúne mais de 20 milhões de "doidos" estressados pela tensa urbe, a de Sorocaba e seus 26 municípios e, por fim, a do Vale do Paraíba - Litoral Norte que reúne cidades históricas nas serras e nas outrora riquíssimas áreas de cultivo do "ouro verde" durante o Ciclo do Café. Ficou satisfeito?
- Não, não fiquei não. Me designe então quais são as cidades mais antigas de São Paulo. Agora te pego...
- Os municípios mais antigos, históricos e maltratados são: Iguape, Itanhaém, São Vicente, Cananéia, Santos e São Paulo. As datas de fundação não são precisas e, portanto, são "presumidas".
- Estou convencido. Mas quais são as principais festas folclóricas e regionais existentes no estado de São Paulo?
- Vou responder, aos poucos, ao te mostrar essa belas imagens realizadas pela adorável Meire de Oliveira, grande amiga e competente artista. Veja se através de seus desenhos você pelo menos reconhece algumas delas e sai dessa letargia...
- Letargia? Vá catar coquinhos!!! Mostre-me as imagens ...