Com o objetivo de melhorar o fluxo de atendimento nas agências, o INSS adotou, desde 16 de julho, uma nova sistemática para consultas ao extrato previdenciário do trabalhador, também conhecido como extrato CNIS. O segurado pode obter o extrato no Portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou fazer o agendamento para buscar o extrato em uma unidade de atendimento do INSS.
Essa mudança na forma de acessar o extrato previdenciário e outras certidões, que já podem ser obtidas na Internet, visa reduzir o tempo de espera para os segurados que necessitam de atendimento em uma agência do INSS, como no caso do requerimento de benefícios. Para se ter ideia dos números envolvidos, nos últimos 12 meses, foram mais de 9 milhões de atendimentos para a obtenção dos extratos e mais de 9 milhões para pedidos de benefícios nas agências do INSS.
Outros serviços também passaram a ser atendidos somente mediante agendamento, como consultas ao Histórico de Crédito de Benefício, Carta de Concessão, Extrato de Empréstimo Consignado, Extrato de Imposto de Renda e Consulta Declaração de Benefício – Consta / Nada Consta. Todos estes serviços estão disponíveis no Meu INSS, que pode ser acessado inclusive via aplicativo para celulares.
A mudança está prevista na Instrução Normativa nº 96, onde foi estabelecido que o Meu INSS é o principal canal para emissão de extratos e solicitação de serviços do INSS. Contudo, se não conseguir emitir o extrato por este canal, o cidadão poderá agendar atendimento em uma agência. Vale mencionar que algumas instituições bancárias disponibilizam diretamente a consulta ao extrato previdenciário: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Outros serviços, tais como mudança da agência de relacionamento e mudança do meio de pagamento, também são atendidos mediante agendamento, de forma que o segurado possa ser atendido com dia e hora marcados.
Meu INSS - O INSS está modernizando a prestação dos serviços para melhorar o atendimento aos cidadãos. Desenvolvido pela Dataprev, o Meu INSS pode ser acessado pelo computador ou smartphone e já conta com mais de 10 milhões de usuários cadastrados.
Para fazer o cadastro no Meu INSS, é bom ter em mãos documentos e Carteira de Trabalho, pois algumas perguntas são realizadas para conferir a identidade do usuário, tais como datas de recebimento de benefícios ou de realização de contribuições, nomes de empresas onde trabalhou e valores recebidos.
Se errar mais de uma pergunta, o segurado pode aguardar 24 horas para tentar novamente ou ligar para a Central 135 e, em último caso, ir à agência do INSS. O cadastro pode ser realizado inteiramente pela internet. A senha do Meu INSS é pessoal e intransferível.
A Central 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita, se feita de um telefone fixo. Para quem ligar a partir de um telefone celular, o custo é de uma ligação local.