O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que todos os seus serviços são gratuitos e podem ser acessados diretamente pelo cidadão interessado. É importante destacar que o INSS não cobra nenhuma taxa para atender a população.
O cidadão pode agendar seu atendimento, com dia e hora marcada, diretamente pela Central 135. O serviço é de graça, se for feito por telefone fixo, ou tem custo de ligação local, se for feito de celular. Outro canal disponível é o Portal
www.inss.gov.br.
Apesar de não ser necessário, várias pessoas optam por contratar um intermediário, na esperança de acelerar a concessão de um benefício. É importante salientar que a concessão de benefícios previdenciários obedece a critérios legais. Ou seja, apenas o segurado que tiver direito irá conseguir um benefício da Previdência Social. E, para saber sobre seus direitos não é preciso pagar nada. Basta procurar diretamente a Previdência Social.
O segurado que desejar pode registrar reclamações sobre a atuação de intermediários na Ouvidoria da Previdência Social. Para isso, basta ligar para a Central 135 e digitar a opção 4 no menu eletrônico ou asterisco em caso de denúncia anônima. A Central 135 funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h, e o melhor horário para se ligar é após às 16h e aos sábados. No Portal www.inss.gov.br, também é possível fazer registro na Ouvidoria.