Coluna | Periscópio
Wender Reis
Pedagogo e Orientador Social, curioso observador de tudo que causa espanto no mundo.
Os Direitos Humanos
13/10/2016


Volta e meia surge um ou outro argumento, desses que vão de boca em boca na velocidade da luz, com a pretensão de ser a marca da inconformidade com alguma situação.  Me deparei algumas vezes com o “por que os direitos humanos não vão dar apoio as vítimas? ”. 

Pois bem, vamos pensar um pouco. Primeiro, em que momento os direitos humanos deixaram de ser um conjunto de valores para se tornar um sujeito? E pelo visto um sujeito mau, pois não dá auxílio às pessoas vítimas de crimes por aí. 

Para quem não sabe, vale uma simples e objetiva explicação. Os direitos humanos estão distribuídos na Declaração Universal dos...? Adivinha? Direitos Humanos, isso mesmo. Trata-se de um documento das Nações Unidas instituído para combater preventivamente a barbárie das guerras, visando garantir a todos nós, seres humanos, igualdade em dignidade e direitos, buscando um mundo livre da miséria e do terror. 

Temos um mundo livre da miséria e do terror? Se você pensa que não, meus parabéns, você é capaz de constatar o óbvio. E por falar em óbvio, aqui vai outro: a miséria é a causa fundamental da violência mundo a fora. A matemática prova que quanto mais miseráveis, mais violentos. 

Então, aqui vale uma pausa para desfazer o que chamarei de confusão mesmo querendo chamar de burrice. Defender direitos humanos não é defender criminosos. Defender direitos humanos é defender que crimes não se combatem com crimes. Afinal, justiça não é vingança. Ah, mas e o direito da vítima? Ora, infelizmente, por uma vítima em óbito não podemos fazer mais nada, temos que aprender a lidar com nossa tristeza e indignação. E para que eu, você, nossos vizinhos e familiares, corramos um risco menor de nos tornarmos os próximos sacrificados, uma ótima saída é evitarmos que ódio se prolifere, lutando por melhores condições socioeconômicas para todos, por mais acesso a saúde, educação, moradia e etc. Pois desconheço jeito melhor de defender o direito das vítimas que este: defender que não se produzam mais vítimas.  

E vociferar pedindo cadeia para todo mundo, de qualquer idade, sabendo como nosso sistema prisional funciona, meu amigo, minha amiga, você está advogando por mais vítimas.  

Então, ao perguntar “por que os direitos humanos não vão dar apoio as vítimas? ”, lembre-se, os direitos humanos não é uma instituição ou um sujeito, os direitos humanos são valores/direitos, você mesmo, pode ir, como queira, oferecer um suporte a família de alguma vitima caso desacredite do nosso sistema judiciário: eu, por exemplo, não acredito nele.  

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
30/04/2022 | Chega de Blackface
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)