- Era um domingo como outro qualquer, se não fosse...
- Se não fosse o que?
- Se não tivéssemos tido um céu azul de inverno frio, gélido, uma claridade capaz de deixar a todos maravilhados pelo legado arquitetônico e cultural do centro histórico de São Paulo.
- O Centro Velho?
- Sim, desta forma, com certo desprezo e total desconhecimento do local, eles denominam essa preciosa porção do território paulistano.
- Mas por que não foi um domingo qualquer?
- Porque a pequena família composta por um gentilíssimo pai, uma bela e sensível mãe, uma adolescente sonhadora, futura viajante contumaz e um formoso garoto na pré-adolescência, descobriram através de meu ensejo uma outra face lado da Terra da Garoa. Vieram de Umuarama, cidade do interior paranaense e, se não tivéssemos preparado um roteiro cultural para descobrirem as belezas da metrópole, eles jamais teriam ido desbravar a São Paulo de Piratininga, bela representante da Serra do Mar, que foi desfigurada com o crescimento desordenado que a deformou e a tornou inóspita e bastarda, arrogante e agressiva!
- Nossa, o que viram então?
- Tomaram suco e café no agradável café e jardim do Páteo do Collegio, caminharam até o elegante edifício do Centro Cultural Banco do Brasil e almoçaram e degustaram um saboroso bacalhau no restaurante Girondino, uma réplica do antigo estabelecimento presente na Praça da Sé, de antanho, no coração da cidade.
- Após o saboroso almoço, os primos Denise e Eduardo caminharam com os filhos até o Mosteiro São Bento e puderam apreciar, de forma tranquila e harmônica, a bela decoração clássica e sacra do templo católico.
- Não ficaram cansados? Às vezes as pessoas têm medo do Centro de São Paulo pois acreditam que ali reside o perigo ...
- Ledo engano. Nos bairros considerados "nobres", os assaltos a residências burguesas rolam soltos e já não há mais segurança em nenhuma parte da mega cidade. O Centro Velho acaba sendo uma das melhores opções de moradia nesta terrível aglomeração humana.
- Chega de conversa fiada. Onde mais foram passear?
- Fomos à Pinacoteca do Estado de São e ali vivenciamos o entardecer com o privilégio de ter a Estação da Luz soberbamente suntuosa em nossa frente e ,ao seu lado, o belíssimo Jardim da Luz.
- Será que gostaram desse domingo inusitado?
- Talvez, talvez!!!
- "Peut être, peut être"? Gostaram sim, com certeza gostaram seu bobão!!!!!