Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Mais um; Ipsemg; Moro: o terrível; José do Bem!; Promessa cumprida; Institucional
23/03/2016


Mais um

Conforme a coluna já havia dito, o ex-prefeito de Eloi Mendes, Natal Cadorini, habilitou-se para ser candidato a prefeito de Varginha filiando-se ao PDT na semana que passou. Natal negociava com outras legendas como o PMDB, mas foi o PDT que levou o passe do ex-prefeito. A filiação aconteceu na Câmara de Varginha e contou com a presença da cúpula do PDT regional. Natal Cadorini tem muitos amigos em Varginha. Sua aprovação quando governou Eloi Mendes é algo a se considerar para as eleições de 2016, quando o povo se mostra apático para votar em políticos que não tenham eficiência comprovada. Todavia, vale dizer, a eventual candidatura de Natal ainda tem um longo caminho a percorrer, embora o novo pedetista se mostre animado. Afinal, sabemos que, em política, quem sai mais cedo nem sempre chega em primeiro, mas costuma apenas cansar mais rápido! A conferir!

II Fórum das Águas

A Câmara de Vereadores de Varginha promove no dia 8 de abril, no Teatro Mestrinho, a segunda edição do Fórum das Águas. Neste ano, com o tema: “a crise hídrica continua?”, o fórum colocará em discussão soluções para os problemas que temos enfrentado em relação ao mau uso da água. Neste ano, a empresa Proluminas será a parceira da Câmara na realização do evento.

Três temas serão discutidos durante o Fórum, que são: Capina Química, Energia Solar Fotovoltáica e Nova Legislação de Competência Ambiental. Vale ressaltar que a Proluminas é empresa completamente relacionada com o tema Meio Ambiente! Se por um lado a empresa recupera milhões de litros de óleo que seriam jogados no meio ambiente, por outro lado, a empresa também vive envolta em boatos quanto a um forte cheiro no seu entorno. De qualquer forma, o evento promovido pelo Legislativo Municipal e apoiado pela Proluminas mostra que ambos estão abertos a discussão de novos caminhos para a preservação da natureza. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email: imprensa@camaravarginha.mg.gov.br ou telefone: (35) 3219-4757. Basta informar nome e telefone para contato. 

Perguntar não ofende

Qual a posição dos principais deputados federais votados em Varginha, em relação ao processo de impedimento da presidente Dilma? O caso esta sendo analisado na Câmara Federal e a discórdia e boatos já tomaram conta das redes sociais!

Os eventos que serão promovidos pela Fundação Cultural no Via Café Shopping vão isentar o cidadão que quiser ver tais espetáculos do pagamento do estacionamento?

A surra que o governo Antônio Silva esta levando do mosquito da Dengue pode incentivar candidatos que queiram enfrentar o candidato da reeleição? Afinal, quem não mata nem mosquito pode parecer um oponente fraco!

Mesmo com o forte descontentamento popular contra o PT, em Varginha ainda existiu pequena manifestação pública de apoio a Dilma, Lula e ao PT. Isso é indicativo que o partido está voltando a se fortalecer ou esta acabando de vez na cidade?

O Executivo municipal abriu concurso para mais 140 novos servidores. Será que há necessidade destes novos servidores? Ou estão apenas criando mais um engodo?

Ipsemg

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) expande sua rede de atenção à saúde no Sul de Minas. Nesta quarta-feira, 23, o presidente Hugo Vocurca Teixeira estará em Varginha para assinar contrato com o Hospital Humanistas-Unimed. O ato deverá ocorrer no próprio hospital, às 10h30. Beneficiários do Instituto, residentes em Varginha e região, passarão a contar com mais uma unidade hospitalar para atendê-los em suas demandas por internação, consultas de urgência/emergência adulto e infantil e exames. Em toda região, o Ipsemg assiste a quase 35 mil beneficiários, sendo 3.525 da cidade de Varginha. No estado, 858.914 são beneficiários da Assistência a Saúde prestada pelo Instituto. A rede assistencial (capital e interior) conta com 2.685 médicos, 877 odontólogos, 599 laboratórios, 864 clínicas de especialidades e 215 hospitais.

Moro: o terrível

Alguns deputados federais da Câmara, entre eles alguns mineiros, preparam uma emenda constitucional para garantir foro privilegiado a ex-presidentes da República, determinando que só sejam julgados pelo Supremo Tribunal Federal. Inicialmente, o texto não contemplaria o ex-presidente Lula, investigado pela Lava Jato e, até a segunda ordem, nas mãos de Sergio Moro. Mas abarcaria Dilma e os futuros mandatários, já que a vigência da medida se daria a partir da data de promulgação da PEC. Curioso é que o projeto está sendo arquitetado com o apoio da ala oposicionista do PMDB. Adversários do Planalto acham que a medida seria vista como obra do governo e ajudaria a colar em Dilma a imagem de que ela também foge de Sergio Moro, repetindo o desgaste de Lula quando aceitou o ministério.

Ameaça contra os políticos

Aliás, líderes do Congresso atingidos pela Lava Jato e incomodados com o que chamam de poder excessivo do Ministério Público começam a falar da necessidade de se aprovar uma lei para cortar as asas da instituição. Não é de hoje que alguns políticos “que tem o que temer” tentam amputar o poder de investigação do Ministério Público ou mesmo “enquadrar a Polícia Federal” numa clara ameaça as investigações contra maus feitos da classe política neste país. Até a lei da delação premiada poderia ser revista. A operação é silenciosa e mesmo os mais assanhados com a mudança legal reconhecem que, neste momento, votar algo assim provocaria forte polêmica. A conferir!

Profissionais liberais

Ainda não se tem ao certo a colocação na chapa, mas tudo indica que a união de um médico e um advogado formará uma dobradinha para a disputa do Executivo Municipal em 2016. As conversas começaram sem muito compromisso, porém foram tomando corpo e ao menos três partidos da terceira via política de Varginha já chegaram a cogitar a ideia. Uma única coisa parece cristalina entre os profissionais liberais: são contra o PT e contra o atual governo! A conferir, afinal, não é a primeira vez que balões de ensaio são lançados apenas para “sentir o mundo político”.

José do Bem!

Amigos do empresário e chefe de gabinete Marcio Erbest manifestaram descontentamento com a nota da coluna veiculada na semana passada. No texto a coluna falou sobre o paralelo da grande relação de confiança existente entre amigos de muitos anos como, por exemplo, Lula com José Dirceu, bem como, Antônio Silva com Márcio Erbest.

Na verdade, o paralelo/semelhança entre a amizade destas duas duplas é que em ambos os casos a profunda relação de amizade causa inveja aos de fora da relação de confiança e que certamente, nos dois casos, a habilidade e sintonia entre Lula e Dirceu, bem como Antônio Silva com Erbest é perfeita! Pensam em sintonia! Mas as semelhanças param por ai! Pelo menos é o que parece até a presente data! Afinal, Antônio Silva preza por “todos os seus dedos”, já Marcio Erbst não precisou entrar no mundo político para conseguir conforto financeiro, ao contrário de José Dirceu!

Falta de investigação

Os reiterados crimes que vem acontecendo na região, a exemplo de roubos a banco, casas lotéricas e assaltos a propriedades rurais e grandes lojas do comércio, são claramente uma demonstração da falta de investigação da Polícia Civil. Notoriamente, crimes assim são planejados, executados com o recrutamento de varias pessoas, demandando estudo das vítimas e preparação dos bandidos. Além disso, os muitos crimes deste tipo que estão acontecendo na região, mostram que a Polícia Civil não tem apresentado eficiência para investigar, amealhar provas, prospectar informantes a fim de desbaratar quadrilhas que atuam na região. Vale ressaltar que a investigação de crimes é a missão principal da Polícia Civil.

Promessa cumprida

Conforme promessa do governo estadual, feita ainda no início da Gestão Pimentel (PT), será inaugurado em Varginha o serviço pioneiro no interior do estado, com a utilização de helicóptero Arcanjo pelo Corpo de Bombeiros, para apoio/salvamentos e outras operações.

O equipamento ficará na sede Operacional do 9º BBM. O helicóptero Arcanjo chegará em Varginha na próxima semana. Entre as diversas atividades para a aeronave teremos busca e salvamento em locais de difícil acesso, resgate em caso de acidentes automobilísticos, combate a incêndios florestais, transporte de tropas especializadas do Corpo de Bombeiros, salvamento aquático, captação de órgãos para transplantes e serviço aeromédico de transporte de vítimas em parceria com SAMU do Sul de Minas – CISSUL. Aliás o apoio dos Bombeiros em resgates do SAMU é o maior destaque destas operações. Os treinamentos terão início a partir do dia 28 de março com as equipes do Corpo de Bombeiros, médicos e enfermeiros, já selecionados para tripular a aeronave.

Este investimento é valido e merecido, mostra que o governo teve “boa fé” na promessa que fez! Mas vale destacar que a Polícia Militar de Varginha também tem uma promessa em aberto com o governo estadual, ainda do governo passado, que também prometeu um helicóptero para ser utilizado em operações policiais de segurança pública. Será que ainda vamos ver esta promessa e necessidade sendo cumprida?

Institucional

O advogado Gustavo Chalfun tem percorrido todo o estado no trabalho intenso da secretaria geral da OAB Minas. Mais que missões administrativas da condução da instituição, Gustavo tem também atuado de forma decisiva na área institucional da OAB, como no caso do posicionamento da instituição quanto ao impedimento da presidente Dilma Roussef (PT).

A OAB/MG se manifestou favoravelmente à saída do atual governo, tendo em vista os fortes indícios de uso irregular do dinheiro público, bem como a sequência de denúncias e informações colhidas na Operação Lava Jato. Quem concedeu a entrevista coletiva em Belo Horizonte a toda imprensa estadual, anunciando a decisão da OAB/MG, foi justamente o advogado Chalfun. Curioso é que, quando chamado para a vida institucional classista da OAB em BH, Gustavo Chalfun necessariamente abandonou um desejo e missão antiga, que era sua atuação política. Todavia, com as voltas que a vida dá, depois que chegou à OAB estadual, Gustavo Chalfun tem realizado reuniões com o governador Pimentel (PT), secretários de estado, ministros e desembargadores, e o assunto que sempre surge é justamente a Política.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)