Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Dinheiro fácil; Mentira ou equívoco?; Estranho no ninho; Sem custos!?
16/03/2015


Dinheiro fácil

O reajuste de 28,8% nas tarifas de luz em abril vai trazer alívio imediato aos governadores que estão à míngua. O ICMS sobre energia é uma das maiores receitas dos estados. Em Minas, onde a taxa chega aos absurdos 40%, sendo uma das mais altas do Brasil, os cofres estaduais vão se regalar com os impostos. E o valor recolhido é repassado ao cofre estadual dias após o pagamento das contas. Há poucas receitas tão boas como a do ICMS do setor elétrico. Energia é um serviço essencial para empresas e famílias; o consumidor não tem como cortar o fornecimento ou dar calote nas contas. Daí a energia carregar tanto imposto no Brasil: é o dinheiro mais certo e fácil de arrecadar.

Mentira ou equívoco?

Neste mundo político de hoje não mais podemos saber quando os políticos mentem para parecerem melhores (ou menos piores), ou quando apenas se enganam com as informações. Nesta semana o PT, juntamente com a assessoria da Câmara de Varginha, divulgou informações sobre a homenagem prestada pelo Legislativo Municipal a deputada estadual Geisa Teixeira (PT) na última segunda-feira (09/03) no plenário da Câmara. Nos releases encaminhados à imprensa era informado que a deputada Geisa seria a primeira representante nata de Varginha na Assembléia Legislativa de Minas, afinal, o deputado Dilzon Melo é da cidade de Capitólio. Ocorre que a informação sobre Geisa esta errada! Antes de Geisa Teixeira, Varginha teve outro deputado estadual nascido na cidade, que foi o advogado varginhense Morvan Acayaba de Resende, eleito deputado estadual em 1970, com 25 mil votos, o terceiro mais votado no Estado na época, e depois reeleito em 1974, ficando portanto 8 anos na ALMG. Vale ressaltar ainda que Geisa Teixeira não foi eleita, mas ocupa a 1ª suplência de deputada estadual, visto que o governador Pimentel convocou 4 deputados estaduais para seu secretariado. Não sabemos se a divulgação errada sobre Geisa Teixeira, propalada pela assessoria depois da cerimônia na Câmara de Varginha, foi apenas mais um equívoco ou uma “maquiagem” para “valorizar e glamorizar” o mandato da parlamentar suplente. O certo mesmo é que, Geisa Teixeira tem agora a chance de fazer algo pela cidade! Vamos torcer pelo melhor, embora o começo desta legislatura com a aprovação do imoral auxílio moradia, não seja dos mais animadores.

Sem custos!?

O presidente da Câmara de Varginha, vereador Rômulo Azevedo, entrou em contato com a coluna a fim de informar que a Escola do Legislativo vai iniciar seus trabalhos em breve, possivelmente com palestra do presidente estadual da OAB, Luiz Claudio Chaves, e que o funcionamento da Escola do Legislativo não demandará a criação de novos cargos na estrutura do Legislativo. Segundo Rômulo, todos os trabalhadores da Escola serão voluntários, sem qualquer custo adicional ao Legislativo. Tomara, o bolso do contribuinte agradece! A conferir se a promessa se concretiza e por quanto tempo!

Estranho no ninho

Uma fonte da coluna informou que o PSDB de Varginha ganhou um novo e ilustre filiado. Correm informações que o ex-presidente da Câmara, Leandro Acayaba, teria deixado o Partido Progressista - PP e se filiado ao PSDB. A articulação seria de interesse do PSDB, afinal, a legenda não tem mais nenhum “medalhão” depois que o contador Verdi Melo, saiu da vereança para ser vice-prefeito. Além disso, embora esteja afastado da vida política, Leandro Acayaba possui credenciais importantes e que podem se destacar em qualquer legenda. Certamente que a entrada de Acayaba no PSDB encerra um ciclo no PP, onde a Família Acayaba dominou por muitos anos. Esta mexida no xadrez partidário, fortalece o nome de Verdi como candidato em 2016, seja a prefeito ou vice, pois certamente, Leandro vai ajudar para que Verdi continue na chapa majoritária, deixando mais fácil uma eventual candidatura sua a vereador em 2016! A conferir! 

Em gotas

O trabalho da Fundação Hemominas de Poços de Caldas, que assumiu a coleta de sangue para os hospitais do SUS em Varginha já iniciou os trabalhos com os doadores de sangue da cidade. Na primeira coleta em Varginha, dia 07/03, cerca de 60 doadores compareceram para doação. Todavia, o número de doadores esta aquém do conseguido pelo Hemocentro que atuava diariamente em Varginha e precisou encerrar atividades para dar lugar ao Hemominas. É preciso que nossas autoridades sejam firmes com o Hemominas no sentido de cobrar da instituição a realização imediata de investimentos necessários na cidade para garantir a oferta de sangue em Varginha, nas muitas operações realizadas nos hospitais do município. Além disso, e sobretudo, assegurar que os diversos doadores voluntários que contribuíam com o Hemocentro, não fiquem desencorajados a doar, tendo em vista a falta de estrutura em Varginha para coletas de sangue diárias, como ocorria antes. Afinal, “sangue a conta gotas, é sofrimento e mortes com fartura na já precária vida de quem depende da rede do SUS”.

Água, Lixo, muito dinheiro e pouco investimento

Nesta semana um grupo de autoridades locais representando o Executivo e Legislativo municipal estiveram em Belo Horizonte para tratar com os diretores da Copasa sobre o contrato de serviços da estatal com o município. As conversas foram sobre a possível renovação do contrato da Copasa para tratamento de esgoto e distribuição de água em Varginha, bem como o contrato, sem licitação, celebrado entre a Copasa com a Prefeitura de Varginha, para que a estatal gerencie o aterro sanitário municipal. As reclamações da população, comprovadas por laudos e auditorias das autoridades municipais, mostram que a Copasa de Varginha arrecada bem mais do que investe na cidade. Além disso, as altas taxas cobradas pela Copasa destoam em muito das taxas cobradas por empresas de tratamento de água como a SAAE em Eloi Mendes ou pela empresa municipal de águas de Poços de Caldas, sendo que a qualidade da água ofertada por estas empresas é ainda superior a fornecida pela Copasa. Neste conjunto de reclamações ainda pesa a questão da estatal mineira cobrar pelo tratamento do esgoto e, muitas vezes, não realizar o serviço, além de problemas corriqueiros como o mau cheiro nas estações de tratamento da empresa e falta de água em alguns bairros mais altos da cidade. 

Água, Lixo, muito dinheiro e pouco investimento 2

Fechando o cipoal de problemas que envolvem a Copasa em Varginha, está a gestão dos resíduos sólidos (lixo) na cidade. Segundo o misterioso e milionário contrato celebrado sem licitação entre a Copasa e a Prefeitura de Varginha, a estatal já deveria ter colocado o aterro sanitário para funcionar e começar a recuperar o local onde hoje funciona irregularmente o Lixão em Varginha, próximo ao bairro Corcetti. Todavia, mais uma vez, a estatal não realizou os investimentos prometidos por contrato, além disso, a oposição municipal liderada em Varginha de forma “estabanada” pelo PT, parece que “subiu no telhado” após a vitória do PT para o Governo Estadual. Os petistas locais que cobravam melhorias e seriedade nas propostas e contratos com a estatal, agora estão “mansos como gatos” e parecem que não mais se preocupam com os preços altos e trabalho ineficiente da Copasa. Se antes o varginhense precisava se preocupar com o que a Copasa se comprometia, por contrato, mas não realizava! Agora, precisamos nos preocupar, até e inclusive, com o tipo de contrato que será celebrado entre a Copasa e o município! Afinal, o atual governo municipal do PTB, quer repassar logo o “abacaxi do lixo” para outro responsável, e a oposição municipal petista, parece não mais se preocupar com as salgadas taxas cobradas pela Copasa, que hoje engordam o Governo Estadual administrado do PT!

Perguntar não ofende

A saída de ex-vereador Leandro Acayaba do PP é o começo do fim da legenda ou o começo de um novo tempo ao partido que tantas vezes chegou ao Poder na cidade?

O contrato de tratamento de água com a Copasa será aprovado, com apoio do “rolo compressor do Governo municipal, que pode até ser pilotado pela oposição petista”! Alguém duvida disso?

Quais são os três vereadores que desejam mudar de partido neste ano, a fim de conseguirem maior espaço político para as eleições de 2016?

Onde esta o deputado federal gastador Diego Andrade (PSD)? Mal acabou as eleições e o parlamentar já sumiu das bases? Será que a polpuda verba da Cota da Atividade Parlamentar não cobre despesas para o parlamentar estar próximo do eleitor?

Quando o Governo do Estado fizer suas nomeações na direção do Hospital Regional do Sul de Minas, a Prefeitura de Varginha vai continuar a fazer seus aportes de recursos mensais no hospital? Ou vai usar esta ajuda financeira para pressionar o Governo Estadual petista a manter o feudo de poder municipal? 

Quem é o vereador condenado pela Justiça a cumprir prestação de serviços a sociedade na Associação Vida Viva e também condenado ao pagamento de multa?

Quantas câmeras estão verdadeiramente funcionando, no caríssimo sistema de video-monitoramento instalado pela Prefeitura de Varginha para a Guarda Civil Municipal?

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)