A espera de um "Milagre"
Em meio a crescente violência e tráfico de drogas a Segurança Pública de Varginha, bem como do Sul de Minas, esta a espera de um “milagre”. E não é que ele “apareceu”. A 6ª Região da Polícia Militar, sediada em Lavras, que comanda tambem o 24º Batalhão da PM em Varginha recebeu o novo comandante. Trata-se do Coronel Jesus Milagres. Que inclusive foi recebido pelo prefeito em exercio de Varginha, Verdi Melo. Vamos ver se a troca de comando na PM da região vai melhorar alguma coisa, afinal, com “Jesus no comando” espera-se que tudo va terminar bem! “Jesus toma conta”! Amém!
Saúde
Foi aprovado na semana passada na Câmara de Varginha o convêncio da Unifenas com o Executivo municipal para que os alunos de medicina da Universidade de Alfenas possam realizar estágio obrigatório nos hospitais públicos de Varginha. De acordo com o texto do projeto, o convênio proporcionará aos alunos o aprimoramento do aprendizado em situações reais de trabalho e também ressalta que a iniciativa será de grande importância social, posto que as unidades hospitalares do município serão dotadas de médicos professores e de estagiários de Medicina, resultando em um maior atendimento à população. A parceria da Unifenas, bem como de todo o mundo universitário, que envolve outras universidades como o UNIS, por exemplo, e o Poder Público de Varginha, como Prefeitura e Câmara é muito benéfica à sociedade. O estágio dos futuros médicos nos hospitais de Varginha vai potencializar o atendimento médico local e certamente agilizar o atendimento. A coluna parabeniza a Unifenas, Prefeitura de Varginha e Câmara Municipal pela parceria.
Assombro
Diversas pessoas procuram a coluna para saber mais sobre o levantamento de satisfação da população com o governo municipal, realizado por um grupo político local. As informações trazidas por uma fonte da coluna, apontam que foram ouvidas 1600 pessoas em Varginha na primeira quinzena de janeiro de 2015. Segundo o levantamento, 68% dos ouvidos classificam o governo municipal como regular/bom/ótimo. Estes dados deixam muitos assombrados porque não há ainda um candidato de oposição colocado para 2016, da mesma forma, não existe uma candidatura de reeleição colocada, nem tão pouco significa que o povo acha que esta tudo a “mil maravilhas”. O levantamento mostra apenas que, a gestão passada realmente tinha grande reprovação popular, e que pequenas melhorias de gestão impostas nesta administração foram suficientes para mostrar uma melhoria na condução da cidade!
Agressividade
Fumantes tem filhos mais agressivos. Além de todos os males que o cigarro causa, pesquisadores agora descobriram que filhos de mães fumantes podem ser mais agressivos que outras crianças. O estudo, conduzido por cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, constatou que aquelas que fumam mais de 10 cigarros por dia tem chances 67% maiores de ter um filho violento. O uso de drogas e atitudes anti-sociais também são comportamentos comuns encontrados nessas crianças. O estudo faz parte de uma investigação maior feita sobre a situação das crianças canadenses.
Iguais na lama
A divulgação da relação de parlamentares investigados pela Operação Lava a Jato, que apura desvios na Petrobras apontou vários mineiros e só vem a confirmar o que a coluna já havia dito sobre a corrupção no Brasil: É apartidária e generalizada na sociedade! Ou seja, nosso Congresso Nacional é espelho da sociedade que o elegeu! Da mesma forma que nossos parlamentares lançam mão sobre o dinheiro alheio, qualquer cidadão que achar uma nota de R$100 pelas ruas, tambem não pensará duas vezes para fazer bom proveito do recurso alheio, sem ter muita dor na consciência pelo ocorrido! Desta forma, não sei porque alguns se espantaram com o nome do senador tucano Antônio Anastasia (PSDB) na lista de beneficiados pelo esquema de corrupção. Por certo que Anastasia, em bora pregue diferente, é exatamente igual aos demais congressistas que temos. Não é atoa que hoje Anastasia (PSDB), Renan Calheiros (PMDB), Fernando Collor (PTB) e diversos petistas como Lindenberg Farias e outros estão todos na vala comum da corrupção, iguais na lama e na vergonha. Que isso sirva para que lideranças partidárias locais entendam que, a cada dia que passa, as legendas vão infelizmente se igualando na desonestidade. Não existindo partido acima do bem ou do mal, governo ou oposição. A alguns grupos políticos, faltam é a chance de chegar ao Poder e tocar a coisa pública como se fosse privada! Tivesse ganho Aécio Neves para a presidência, talvez a corrupção mudasse de estatal ou destinação final. Mas certamente, a corrupção persistiria, só que para outro grupo político! Desta forma, vemos que a corrupção está para o brasileiro da mesma forma que esta o açúcar para o sangue do diabético! Se você quer mudança de verdade, ensine a seu filho a ser mais honesto que você! Pois a solução deste problema endemico e cultural esta nas gerações futuras e nãos nos políticos de hoje!
Quer conhecer? É só dar Poder
Petistas locais estão em “completo extase” por conta da posse da deputada estadual Geisa Teixeira e do início do governo estadual petista de Fernando Pimentel. Além disso, os petistas tambem nomearam a revelia dos demais aliados como PMDB, PRB e PC do B, todos os cargos de confiança nas chefias dos órgãos públicos sediados em Varginha. Acham que nunca mais deixaram o governo, ou que não precisam de mais ninguém! As nomeações estão sendo encaminhadas pelo Secretário de Governo Odair Cunha (PT), político conhecido em Varginha, ligado aos petistas Rogerio Bueno, vereador e presidente do PT municipal, bem como a deputada Geisa Teixeira. E não há como protestar muito, afinal, em que pese a soberba e arrogancia do PT, a “caneta que nomea esta na mão do governador Pimentel, que a delegou ao secretário Odair Cunha”, desta forma, o negócio é se conformar! Todavia, a gula do PT já começa a causar transtornos pelo estado, principalmente com o maior aliado no governo, o PMDB, que possui a maior bancada na ALMG e a presidência do Legislativo mineiro. Muitos deputados já estão incomodados com o rolo compressor do PT, que deseja abocanhar tudo no governo. Já em Varginha, os aliados do PT nas eleições, PMDB principalmente, continua em compaso de espera! Sabe que “dor de barriga não dá uma vez só” e que se for manter a postura de apenas “venha a nós”, o PT não vai conseguir apoio municipal em 2016. Além disso, não é mistério que o PT municipal sabia das movimentações subterraneas para fazer as nomeações na região sem ouvir os aliados. Ou seja, quer conhecer o aliado político, é só dar Poder a ele! No caso do PT, o comportamento “fominha” não espanta, pelo contrário, só confirma o que já se sabe no “atacado do poítica, de que o PT não divide governo, muito menos Poder”. A conferir!
PMDB x PT
PMDB e PT podem rachar nas eleições da nova diretoria da Associação Mineira de Municípios (AMM). O peemedebista Antônio Júlio, prefeito de Pará de Minas, disse à coluna que concorrerá à presidência da entidade contra o nome a ser lançado pelos petistas com apoio do governo Pimentel – cogita-se Gilmar Machado, de Uberlândia. O pleito será no fim do mês. A candidatura de Antônio Júlio é má notícia para a Copasa. A estatal de saneamento foi expulsa de Pará de Minas pelo prefeito, melhorou o serviço e abriu licitação e contratou uma empresa privada para prestar serviços de água e esgoto na cidade. O caso preocupa porque a Copasa tem cerca de cem contratos a renovar em municípios do Estado na atual gestão, inclusive o contrato com a Prefeitura de Varginha.
Escontro as escuras
Chegou à coluna informações que na sexta feira, da semana anterior ao prefeito ir a tribuna da Câmara, o chefe do Executivo teria recebido em seu gabinete a visita de um dos seus maiores adversários políticos. Através da “costura política” de um vereador aliado do governo, o prefeito Antônio Silva teria recebido o radialista e vereador Carlos Costa, três dias antes de ocupar a tribuna da Câmara para falar do seu governo, e estranhamente, não foi interpelado por ninguém da oposição ou mesmo pelo radialista. O fato é esclarecedor, mas não se trata de algo que devesse ficar no “escuro”. Afinal, é saudável que o relacionamento entre prefeito e vereador seja de cordialidade e respeito, mesmo que divirjam as vezes, muito embora entre Antônio Silva e Carlos Costa hoje existam é muitos processos e farpas. Talvez este “encontro as escuras” ocorrido antes da visita do prefeito a Câmara, tenha sido o catalizador da aparentemente estranha tranquilidade da visita, todavia, cabe aos petistas que murmuram contra o governo, e tambem ao radialista que cobra melhorias na administração, continuar a oposição coerente, saudável, porém agora respeitosa, ao governo Antônio Silva. O discreto encontro entre o vereador Carlos Costa e o prefeito Antônio Silva, onde supostamente fumaram o “cachimbo da paz” pode ser entendido como um gesto de maturidade política entre ambos, mas tambem pode não ser! Afinal, com as eleições chegando e os interesses se convergindo, quem saberá? Vamos ver os próximos dias, quem sabe o vereador petista Rogério Bueno pode ser chamado para um churrasco na casa do deputado Dilzon Melo, o que ensejaria dizer, que realmente, o “pernelongo do Amor e da Paz” esta solto por ai, causando os encontros ou reencontros mais inesperado da política local!
Perguntar não ofende
Os vereadores Leonardo Ciacci, Armando Fortunato, Carlos Costa, entre outros tem dito que não serão mais candidatos a vereador! Será que pretendem abandonar a Política ou já assumiram a condição de “prefeitáveis”?
E ai, já descobriram quem é o vereador condenado que começou a comprir sentença?
O Sistema de iluminação pública, assumido recentemente pela Prefeitura, está defasado e cheio de falhas! A Cemig, antiga reponsável pelo serviço, não deveria acar com a recuperação deste sistema, antes de entrega-lo ao Executivo Municipal?