Sem explicação
O concurso do MP mineiro ofereceu há meses 50 vagas com salário de R$ 22,7 mil, remuneração inicial do promotor de Justiça antes do novo reajuste deste final de ano. Já algumas poucas prefeituras de estruturas de Minas e o próprio governo do Estado, para contratar um professor pagam em média R$ 2.092, salário acima do piso nacional da categoria, mas que ainda assim deixa a desejar para um profissional de nível superior. Portanto, um promotor ganha pelo menos 11 vezes mais que um professor. Por que o disparate entre duas carreiras públicas de nível superior? Porque algumas áreas possuem diversas benesses enquanto outras estão na penúria? Coisas do Brasil.
Futricas, discórdias e outros males
A Guarda Municipal de Varginha se tornou um “celeiro de sentimentos” neste novo governo! As atitudes do governo e de integrantes da GM ajudaram para isso! Na instituição municipal de segurança há quem não deseje voltar a atuar no trânsito, aqueles que defendem a idéia, aqueles que cobram mais atribuições, melhores salários e aumento de efetivo, bem como aqueles que defendem manter tudo como esta! Enquanto isso, a população espantada com o aumento da criminalidade e a vaga lembrança de uma Guarda Municipal eficiente, mas que agora vive de passeios de carro pela cidade e cochilos nas praças, escolas e no aeroporto! O governo municipal também teve sua cota nesta situação, não dialogando com a tropa, não fazendo investimentos, permitindo a redução do efetivo, culminando com a criação dos agentes de trânsito, que acaba por extirpar a GM do trânsito em definitivo! O próximo passo será encontrar diretor e comandante que “enquadre a tropa” para a “subserviência política e entrega do sistema de vídeo-monitoramento para a PM”. Os mais explosivos e radicais que ainda restam na GM dizem que “as ofensivas do Governo terão troco, seja na insubordinação e vazamentos de informações ou mesmo nas eleições que se aproximam”! A conferir!
Traições & Traições
O voto da vereadora Racib Faria na eleição do comando do Legislativo Municipal continua rendendo pano pra manga. A vereadora foi expulsa do Partido Progressista – PP após não votar na chapa encabeçada pelos progressistas, preferindo a chapa vencedora encabeçada pelo PRTB. Segundo dizem, Racib já estaria arrependida dos acontecimentos, porem agora pouco há para fazer! Enquanto Racib alega que a traição teria sido do PP por não apoiar o vereador Armando Fortunato (PSB), conforme acordo do passado, os pepistas alegam que Racib foi a traidora por não votar na chapa do partido que pertencia, mesmo depois de dar aval a chapa. Além disso, o vereador Armando Fortunato (PSB) nem mesmo lançou candidatura à presidência da Câmara, o que desmonta a tese de Racib. Além disso, o desentendimento de Racib com o colega Leonardo Ciacci não fundamenta o abandono ao pepista Zacarias Piva, que encabeçava a chapa do partido. Todavia, alguns parabenizaram a vereadora Racib pela “coragem” (ou loucura) de fazer o que fez! Curioso é que todos que gostaram da traição de Racib, são adversários do PP ou do governo, ou seja, foram beneficiados com o voto da vereadora que foi expulsa do PP por toda a comissão provisória da legenda! Racib disse à coluna que não se filiará no PSD, e que ainda estuda seu destino político! Enquanto isso fica a certeza de que, se não há consenso sobre o traidor, quanto ao traído não resta dúvida: Zacarias Piva!
Ele voltará
Josué Gomes da Silva (PMDB) disse a um interlocutor no meio empresarial que sua estréia na política foi definitiva e que pretende se candidatar de novo daqui a quatro anos. O filho do saudoso vice-presidente José Alencar ficou animado com sua votação para senador este ano: cerca de 30% dos votos válidos. Josué tem mantido contato com as bases do PMDB em Minas, não precisa nem cobiça cargos no governo do Estado, mas será defensor dos pedidos do PMDB junto ao novo governo petista. O empresário que esteve com Josué, em São Paulo, ficou com a impressão de que ele já tem algo armado para se manter na política até 2018. E pode estar de volta aos planos do Planalto para o novo ministério. Uma segunda fonte, na área política, afirma que Josué continua com chances de integrar o governo Dilma, com apoio do seu partido PMDB, que quer ocupar até seis ministérios, mas tem poucos quadros aceitáveis pela presidente.
Prestígio
Com o anúncio do deputado federal George Hilton (PRB) para a pasta do Esporte, Minas ganha força no primeiro escalão onde existem poucos mineiros. É esperado mais mineiros na esplanada dos ministérios, petistas e peemedebistas com maiores chances, todavia, o jovem delegado regional da Delegacia do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas, Ricardo Sapi de Paula (PRB) já comemora o prestígio e sucesso do seu PRB em Minas e no Brasil. Além disso, o pastor e deputado estadual Carlos Henrique (PRB), aproveitando os bons ventos que sopram para a legenda, vai ser o novo secretário estadual de Esportes do Governo estadual de Pimentel. Sapi é amigo pessoal do futuro ministro dos Esportes e do novo secretário estadual de Esportes e foi indicado pelo PRB para o Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas. Sonhando alto, mas com os pés no chão, Sapi quer ver o PRB crescer em Varginha, onde possui apenas um vereador, mas deseja estar numa chapa majoritária em Varginha em 2016.
Favorecidos
A nomeação de quatro deputados estaduais no secretariado de Pimentel (PT), a se confirmar nesta semana, abrirá vagas na ALMG para as petistas Geisa Teixeira (viúva de Mauro Teixeira ex-prefeito de Varginha) e Cristina Corrêa (irmã do deputado federal Miguel Correa (PT) e para o peemedebista João Alberto Paixão Lages (ex-presidente da Ceasa), todos novatos, além de garantir a permanência na Casa legislativa de Tony Carlos (ex-vereador de Uberaba - PMDB).
Estrutura
Parece que a gestão Antônio Silva já passou pelo pior! Pelo menos no quesito, dificuldades financeiras. Prova disso é que o governo já começa a abrir concurso para ampliar o quadro de funcionários ou mesmo criando novas áreas no funcionalismo, como os agentes de trânsito e novas contratações no Hospital Bom Pastor. Desta vez a administração vai realizar concurso público para contratar servidores para o Serviço Municipal de Luto – SEMUL. O SEMUL já passou por problemas no começo desta gestão, quando uma auditoria teria informado uma “substancial diferença financeira” nas contas da instituição! Embora tenha apontado tal diferença financeira, este governo nunca apresentou tal auditoria ou ajuizou ação para esclarecer o caso e punir culpados! Todavia, o caso em pauta hoje são os indícios de reestruturação do quadro de pessoal do Executivo municipal, com novas contratações. Para quem conhece Antônio Silva, sabe que o prefeito não começaria a contratar e ampliar a folha, se não tivesse certeza de que “tempos melhores chegaram” para os cofres públicos! Financeiramente prudente, Antônio Silva mostra à oposição com as contratações que sua gestão financeira chegará as eleições de 2016 muito saudável, e que não terá assim tanta necessidade dos governos estadual e federal, agora no controle dos petistas e adversários políticos.
Novo feudo?
O Executivo propôs, e a Câmara municipal aprovou a criação dos agentes de trânsito no quadro de servidores públicos municipais. Estes novos servidores serão subordinados ao Departamento Municipal de Trânsito, DEMUTRAN que já possui recursos das multas, repasses provenientes das parcelas do IPVA, bem como recursos próprios do tesouro municipal. Embora comportado politicamente, em mãos serenas e experientes como as de Eduardo Zepini, para alguns, o empodeiramento do DEMUTRAN pode ser semelhante a criação da Guarda Municipal, quando o Executivo criou uma “casta diferenciada” no quadro de servidores, que depois adquiriu “personalidade política e desejos próprios”, causando desconfortos ao governo! A conferir
Feliz IPTU novo!
O Executivo municipal tem se empenhado para justificar o injustificável, com o aumento do IPTU. Comecemos pelo fato de que, mesmo com 90% de desconto ou não, haverá aumento de impostos para o contribuinte e já temos umas das maiores cargas tributárias do mundo! Ou seja, o cidadão não pode mais carregar este peso! Não é só porque vai ser um “aumentinho” (como dizem os governistas) que pode ser ignorado! Além disso, os critérios subjetivos desta administração para dar descontos e gastar os recursos extras, pode dar margem a “mau comportamento fiscal” deste governo! Ainda mais com as eleições municipais que se aproximam! Não sabemos a que “preço” o Legislativo foi convencido a aumentar impostos, no apagar das luzes de 2014, mas certamente, a população vai se lembrar dos edis quando chegar o carnê do IPTU já no começo de 2015! E o povo vai lembrar novamente do Legislativo e do Executivo caso estes milhões extras do IPTU não se transformarem em obras e investimentos para a cidade! Vamos aguardar!
Festa na Mina
A coluna não desejava comentar sobre a festa de Reveillon organizada pelo Executivo, antes do evento acontecer. Na verdade, a coluna acredita que as últimas administrações municipais, principalmente esta do PTB e a passada do PT, deixaram muito a desejar no quesito entretenimento, Cultura e lazer para o povo de Varginha. Infelizmente, os dirigentes de nossa cidade, pouco realizam eventos para a população em geral e ainda dificultam a vida de quem promove a Cultura e o entretenimento! Aliado a isso, Varginha hoje não possui espaços físicos para acomodar com segurança grandes eventos, nem mesmo tem a simpatia de órgãos como a Guarda Municipal ou Polícia Militar para garantir a segurança de eventos que não sejam promovidos pelo Poder Público! Temos ainda a grande tributação, burocracia, e ate mesmo perseguição política na vida daqueles que produzem eventos por aqui! Trocando em miúdos, a responsabilidade dos organizadores do Reveillon da Mina em Varginha é muito grande, pois o povo espera muito do evento! Muitas pessoas passarão a virada de ano em Varginha, e a grande maioria, depois de gastar com presentes de Natal, contas de final de ano e o novo aumento de IPTU dado por esta administração, somente poderão participar do evento da Mina! A coluna espera que as atrações artísticas agradem o público, que a estrutura de banheiros, segurança e espaço físico do evento seja apropriada e agrade a população! Espera também que a queima de fogos seja bonita e segura, bem como espera que exista organização no evento e locais de estacionamento para todos! Torcemos para que o cidadão volte para casa no dia 01 de janeiro com a certeza de que o “melhor foi feito” por parte da Prefeitura de Varginha para assegurar que o povo tenha um bom começo de ano! Afinal, 2015 não será fácil, principalmente para o povo!