Solidariedade empresarial
Como faz anualmente, a empresa Barry Eventos, que realiza shows e produções artísticas em Varginha e região, promoveu mais uma ação social fazendo a troca de CDs e DVDs por uma caixa de leite longa vida. A promoção criada pelo empresário Barry Charles da oportunidade para que diversas pessoas tenham acesso a música brasileira de qualidade, difundindo a Cultura nacional e ainda contribuam para obras sociais e famílias carentes que recebem os donativos. Nesta semana que passou, os funcionários da Barry Eventos distribuíram 1.200 litros de leite as famílias carentes de Varginha. Diversas empresas, a exemplo da Barry Eventos realizam obras sociais na cidade, mas não são reconhecidas ou mesmo incentivadas. Em que pese o preconceito que existe por alguns desinformados, a classe empresarial de nossa região possui alta sensibilidade social.
Leite derramado
A oposição no Legislativo esta “esperneando e chorando o leite derramado” com a provável derrota que sofrerá em razão da tardia e ineficiente articulação para chegar a presidência da Câmara. Avisado com grande antecedência sobre a articulação para lançamento de Zacarias Piva (PP) para a presidência da Câmara, o vereador petista Rogério Bueno (PT), mas uma vez, ignorou a possibilidade de compor com o grupo independente formado por PP e PSC. Os petistas acreditavam que poderiam impor um nome mais a “esquerda” do governo municipal do PTB, e levar o comando do Legislativo à oposição ferrenha ao governo. Na semana que passou, mas uma vez, o Executivo aproveitou a oportunidade de fortificar a ponte com o grupo de edis independentes e consolidou o lançamento da chapa composta por Zacarias Piva (PP), Joãozinho Enfermeiro (PRB) e Sergio Japonês (PSD), que até o momento é a única chapa registrada e que teria os votos dos postulantes mais o eventual apoio de 7 dos 15 vereadores da Câmara, o que garantiria a vitória! A chapa “ficha limpa”, como é chamada pelos apoiadores, não fez promessas, pois diz que quem as faz, sabe que não vai cumprir! Nos bastidores do Legislativo dois nomes despontam como “viabilizadores” da articulação que criou a chapa encabeçada por Piva, seriam o vereador Armando Fortunato (PSB), que abriu mão da disputa em favor do pepista e consolida seu nome para 2016, ainda mais depois da votação como candidato a deputado estadual alcançada em 2014, e o atual presidente do Legislativo, Leonardo Ciacci (PP), que caminha para manter seu partido no comando da Câmara, equilibrando assim as forças políticas locais que hoje polarizam entre PTB e PT. A provável eleição de Zacarias Piva para presidente da Câmara mantém acessa a possibilidade de que certamente sairá do Legislativo nomes para a disputa de prefeito ou vice em 2016. Com a polarização entre PTB e PT para as eleições municipais, correm por fora para integrar uma chapa majoritária os nomes de Armando Fortunato (PSB), Carlos Costa (PTB) e Leonardo Ciacci (PP), coincidentemente, nomes que hoje apóiam Zacarias Piva! A eleição para Mesa Diretora da Câmara de Varginha ocorre na última reunião ordinária do ano, que em 2014 ocorrerá no dia 15 de dezembro. O prazo para outros vereadores protocolarem pedido para inscrição de chapa concorrente é de até 48h antes da eleição.
Esporte é o que interessa!
Em construção nas proximidades da Subestação da Cemig, a Academia de Rua do Alto da Vila Paiva será entregue à população até o final deste mês. A obra foi conquistada após negociação entre a Prefeitura e a Cemig e esta sendo muito esperada pelos esportistas que utilizam a área. O projeto da obra procura contemplar todas as idades de esportistas que procuram vida saudável e vai possibilitar a instalação de equipamentos de ginástica em um ponto estratégico para os adeptos das caminhadas e atividades físicas, atendendo assim a um clamor da comunidade. Importante lembrar que tanto a construção das calçadas no alto da Vila Paiva, como a demarcação da metragem, para auxiliar as pessoas em suas caminhadas, foram realizadas durante as administrações do prefeito Antônio Silva. O governo municipal mostra com esta obra que é possível beneficiar boa parte da população com obras simples e relativamente baratas. Parabéns ao Executivo!
Pequenas ações, grandes promoções!
Foi a coluna elogiar a saudável, porem curta temporada de discrição do “midiático” secretário municipal de Esportes, que o rapaz já voltou a “estrelar em releases e entrevistas do pool midiático estatal”, no desejo de fama indevida! Não bastasse a “captação da fama conseguida com a academia de rua no Alto da Vila Paiva, conseguida com o empenho de outra pasta que não a de Esportes, ou com o trabalho de profissionais do UNIS em projeto esportivo municipal, agora o midiático faz uma pequena boa ação levando 44 usuários do PSF para conhecer o parque e divulga farto material promocional com “jabá pessoal e empresarial”, incluindo até mesmo empresa de transporte da cidade! Fico pensando se um dia teremos um programa especial na TV Princesa, Rádio Melodia ou edição extra do diário oficial mostrando o midiático secretário de Esportes ajudando velhinhas a atravessar a rua, ou jogando bola com criança portadora de necessidades especiais ou quem sabe distribuindo doces no Natal fantasiado de Papai Noel!
Pinga Fogo
Cresce a cobrança para que o Executivo reabra o pronto atendimento do Hospital Bom Pastor ou Pronto Socorro no Hospital Regional. Para grande parte da população, o pronto socorro apenas na UPA no Padre Vitor é distante e de difícil acesso, principalmente durante a noite! Pelo seu tamanho hoje, Varginha não pode ter apenas um local para este tipo de atendimento médico!
A falta de vagas nas creches públicas também é outro problema que esta sendo levado na “barriga” por este governo municipal. A administração do PTB prometeu, em campanha, resolver o problema, mas, ate aqui, existe uma grande demanda reprimida e as reclamações aumentam a cada dia!
O Executivo municipal abriu o “saco de bondades” aos profissionais da Educação! Seria em razão da numerosa e barulhenta classe? Seria em razão das eleições municipais que se aproximam? O governo diz que pode haver “premiação por meritocracia”, será que o servidor ter preferência pelo governo ou oposição nas próximas eleições será mérito ou demérito?
Resgatando a Biografia
Praticamente já passamos do meio da gestão do atual governo, e um perfil já se mostra marcante nesta terceira administração de Antônio Silva. O prefeito está bem mais “afável” aos servidores! É bem verdade que em todas as oportunidades em que chegou ao Executivo, Antônio Silva sucedeu governos que gastaram muito e não terminaram com boa aprovação dos servidores em razão do corte de direitos ou mesmo atraso de salários e benefícios, o que forçou o prefeito petebista a ser pão-duro e, as vezes, “usar o chicote”! Nesta terceira administração em que alguns assessores dizem ser a “última” de Antônio Silva, o prefeito parece querer “consertar sua biografia” junto aos servidores. Neste mandato já restabeleceu direitos como o ticket cortado pela gestão passada, permitiu aumento, gratificação, capacitação profissional, entre outras benesses a esta ou aquela classe de servidores. Claro que nunca um governo vai atender 100% das reivindicações dos funcionários, mas duas coisas estão ajudando a “recuperar a imagem” do prefeito junto ao funcionalismo: as vantagens a “conta-gotas” para essa ou aquela categoria que acaba dando a impressão geral de melhoria e, sobretudo, a certeza de que as finanças municipais estão “sadias” o que garante o pontual pagamento de salários e benefícios!
Novo capítulo
A novela da construção atrasada das Escolas de Educação Infantil dos bairros Damasco e Sagrado Coração tem novo capítulo com a decisão da licitação que escolheu as empreiteiras habilitadas que poderão terminar as obras. A verba para as escolas é do Governo Federal, foi conseguido na gestão passada, mas por diversas irregularidades e atrasos, as obras patinaram naquela e nesta gestão. No diário oficial de 06 de novembro, a concorrência 006/2014 trouxe a seguinte decisão, a Comissão Permanente de Licitação do Município de Varginha, torna público que após os trabalhos de análise e julgamento da Documentação de Habilitação relativa à Licitação – Concorrência nº 006/2014, cujo objeto constitui-se da contratação de serviços na área de engenharia incluindo mão-de-obra, materiais e disponibilização de equipamentos necessários para execução do remanescente das obras de construção das Escolas de Educação Infantil nos Bairros Damasco e Sagrado Coração, destinadas ao Programa Pró-Infância – FNDE / Ministério da Educação, decidiu por habilitar todas as empresas participantes no certame, quais sejam, Construtora Nova Geração Ltda., Construtora Alcântara Ltda - EPP, Atros Construtora Ltda, Ferraz Gerenciamento Consultoria e Obras Ltda-ME, e Construtora Minas Gerais CB Ltda – ME. Pelo histórico que, infelizmente, se tem visto nos últimos anos em Varginha, conseguir o recurso federal e fazer a licitação para a obra “deve ter sido fácil”. Difícil agora será fiscalizar o cumprimento do contrato e garantir que a empresa que começar a obra vai cumprir integramente o contrato dentro do prazo e preço estabelecido! As obras também irregulares e atrasadas do Ginásio do Melãozinho e do Parque dos Dinossauros no Padre Vitor são tristes provas destas “falhas de gestão” dos últimos anos.
Uma pedra no meio do caminho
Não é só a gestão passada do PT que enfrentou problemas em suas obras conquistadas junto ao Governo Federal. Este governo municipal do PTB encontrou literalmente uma “pedra no meu do caminho” para tocar adiante as obras do Centro de Iniciação ao Esporte, no bairro Santa Maria. Uma grande terraplenagem já foi realizada no terreno que vai abrigar o centro, porem as obras pararam sem nenhuma explicação! No diário oficial do dia 06 de novembro veio a informação que explicaria porque as obras foram interrompidas, e devem demorar ainda mais para voltar ao normal! Ocorre que foi encontrada no terreno uma rocha que precisa ser fragmentada para a continuação das obras, e a empresa para tal serviço ainda não foi contratada! No diário oficial o prefeito revogou a licitação convite número 006/2014 que contrataria a empresa para fragmentar a rocha, o que não acalenta o sonho dos munícipes de ver o Centro de Iniciação ao Esporte pronto tão cedo! Alias, o processo de fragmentação da rocha deve encarecer a construção do centro. Já vimos esta história antes! Seria esta obra o “ginásio do melãozinho” deste governo?