Favoráveis
A coluna conversou com um representante do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, que informou as razões do órgão apoiar a criação do cargo de Agente de Trânsito. Segundo a fonte, mesmo com o convênio hoje existente entre Polícia Militar e Prefeitura de Varginha, as ocorrências e atividades de trânsito que exigem a PM são deixadas em segundo plano, em favor das questões de segurança. Com a criação do Agente de Trânsito, o Demutran ganha maior independência e agilidade para atuação no trânsito. Além disso, segundo a fonte do Demutran ouvida pela coluna, com a criação dos agentes de trânsito o município poderá liberar diversos oficiais da PM que poderão ficar integramente na área de Segurança Pública. O município também não precisará renovar o convênio com a PM, que hoje é da ordem de R$ 60 mil anuais. Questionado sobre o aproveitamento da Guarda Municipal no trânsito, tendo em vista que tal estrutura já foi assim utilizada, o representante do Demutran disse que a Guarda Municipal sofre da mesma “carência de efetivo para a grande demanda da Segurança Pública”. Ou seja, a Guarda Municipal também não poderia desviar o foco da segurança para o trânsito.
Centro das atenções
Minas está de volta ao pódio da política brasileira. Ganhe PT ou PSDB no próximo domingo, será um (a) mineiro (a) que estará na decisão dos debates no país, como principal liderança nacional. E a disputa polarizada, que já dura 20 anos, entre PSDB e PT pelo Palácio do Planalto vai continuar seja qualquer que for o resultado. Afinal Aécio, a essa altura da campanha, se não for eleito o chefe do governo, será o chefe da oposição. De todo jeito, terá papel central na política. E será o principal presidenciável para 2018, para uma reeleição ou segunda tentativa. Afinal, já é o tucano com melhor desempenho eleitoral desde FHC. Já o PT, emplacou quadros importantes no cenário político nacional, como o governador eleito de Minas, Fernando Pimentel, e o próprio ex-presidente Lula, que possivelmente, ainda estaria politicamente forte e atuante para concorrer em 2018!
Sinal de fumaça
A coluna já havia “cantado a pedra” sobre o grave e sério risco à Segurança Pública no presídio de Varginha, que esta superlotado. Além das denúncias de entrada de produtos irregulares na cadeia como drogas, celulares etc, na semana que passou uma rebelião foi abafada no presídio. O fato não foi divulgado pelas autoridades, mas várias celas foram danificadas no local, diversos presos foram transferidos recentemente para aliar o tumulto. Os esforços do juiz Oilson Nunes Hoffman Schimdt para dar tranquilidade e segurança ao presídio e seu entorno esbarram na burocracia e inércia do Estado que esconde a triste e perigosa situação existente na maioria das cadeias de Minas. Um problema mais sério na cadeia de Varginha é questão de tempo! Uma hora os graves problemas das cadeias da região, inclusive Varginha e Três Corações, vão ganhar a mídia nacional, e não serão com boas notícias!
Institucional, não governamental!
Os bons resultados obtidos pela equipe do setor de Saúde Bucal da Prefeitura de Varginha são a comprovação que temos ai um exemplo de “sucesso institucional e não governamental”. Ou seja, os investimentos e modos de atuação do setor de saúde bucal tem seguido a mesma dinâmica desde o governo do saudoso ex-prefeito Mauro Teixeira (PT), passando por Corujinha e agora Antônio Silva. Temos então que estes resultados positivos alcançados não se devem a um governo, mas sim a uma política institucional, e claro, ao empenho e competência dos profissionais da saúde bucal do município. Difícil é que algum governo queira abrir mão da glória em favor de que a merece, neste caso, os dentistas e suas equipes!
Outubro Rosa
As atividades em referência ao Outubro Rosa, pelo combate ao Câncer de Mama, tem mobilizado diversas pessoas, governos e instituições em todo o mundo. Em Varginha estão previstas diversas atividades governamentais. O governo Antônio Silva dá destaque e importância as ações de apoio às mulheres, porém o sexo oposto não parece ter a mesma força no meio político local. Não se tem muita mulher ocupando cargos estratégicos ou de chefia neste governo ou mesmo na iniciativa privada local, onde o sexo feminino é fraca minoria. No caso da gestão de Antônio Silva, que ha alguns anos atrás “lançou reservas na mulher” por disputar como vice-prefeita de um adversário em pleno debate televisivo, é ate compreensível a desvantagem feminina, já na iniciativa privada, é inconcebível a falta de oportunidades as muitas mulheres de valor que temos em Varginha!
Perguntar não ofende
Se em Varginha não temos nem linhas aéreas para capitais como BH, SP ou RJ, como vamos conseguir o sonhado e prometido aeroporto de cargas falado por este governo?
Em Varginha os menores infratores são tratados como “sementes que precisam de cuidado” para tornarem-se cidadãos, ou como “ovos de bandidos” que chocam no falido ninho do sistema assistencial do governo?
Será que neste final de ano a Prefeitura de Varginha terá que bancar sozinha a decoração de Natal nas ruas da cidade? A Cemig e ACIV darão a mesma “esmola” para ajudar nos custos ou cada qual assumirá suas responsabilidades?
Mesmo sob “chicote”, o servidor público municipal ainda prefere este governo ao do PT. Pelo menos agora, sabem que há “prudência administrativa” para assegurar o pagamento de salários e gratificações. Mas alguém duvida que já surgiram “aqueles que desejam voltar ao passado” entre os servidores?
As ordens do Executivo sobre o Legislativo municipal para aprovação ou rejeição de alguma matéria já são publicadas com antecedência em Varginha ou ainda são expressas em segredo nos corredores do Poder?
Subserviência velada
Um curioso e significativo “deslize” chamou a atenção, nos bastidores, da imprensa na semana passada, ainda mais para quem cobre as votações da Câmara. Ocorre que o polêmico projeto da criação dos cargos de Agente de Trânsito Municipal, que fora enviado pelo Executivo à Câmara, mesmo estando sob apreciação dos edis, foi dado como aprovado num release do Executivo que fora enviado à imprensa. No release a assessoria de imprensa do Executivo, como era de se esperar, dava total mérito ao prefeito pela criação do cargo e explanava as vantagens de tal criação de gastos para o erário. O deslize da assessoria ilustra o “subconsciente do Executivo, que tem mostrado na prática determinar ao Legislativo o que quer ou não aprovado”! Prova disso é que mesmo antes da importante e fundamental analise do projeto pela Câmara, a assessoria do prefeito já tem pronto um release dando a aprovação de uma matéria que nem mesmo tinha sido apreciada! Ou seja, já cantaram o resultado antes da hora! E você, (e)leitor, acreditaria nos resultados da mega-sena se um jornal publicasse os resultados antes do sorteio? Pois bem, foi isso que aconteceu! Pelo menos agora, podemos saber com antecedência o “democrático e livre” pensamento e votos os edis de Varginha, é só perguntar, antes da votação, o posicionamento do Executivo, afinal...
Olho vivo
O vereador Joãozinho Enfermeiro (PRB) fez uma grave denúncia e cobrou uma importante medida das autoridades municipais. No plenário da Câmara, o vereador do PRB denuncia o esgoto que estaria sendo jogado no Ribeirão Santa Maria, e cobra providencias da Copasa, que não é reconhecida em Varginha por sua “excelência em investimentos na cidade”. Em outra indicação, o vereador Joãozinho Enfermeiro, cobra do Executivo a devida fiscalização da Prefeitura sobre as diversas entidades “sem fins lucrativos” que recebem recursos públicos e precisam ser fiscalizadas para garantir a lisura na aplicação de tais recursos. Não é mistério que ha hoje uma “indústria das ONGs” que se instalou no Brasil para ganhar dinheiro público fácil, sob a bandeira da caridade! Acertou o edil nas cobranças, vamos ver agora se as mesmas serão respondidas e se os problemas apontados serão solucionados.
Interesse comum
Independente de quem ganhar a presidência da República, Aécio Neves (PSDB), ou Dilma Roussef (PT), a vitória do petista Pimentel para Governador, já conseguiu uma unanimidade entre governo e oposição em Varginha. Tanto no governo municipal, quanto na oposição petista, existem negociadores políticos lutando para trazer a Varginha uma unidade do Ceasa. A conquista colocaria fim a uma cobrança antiga de melhorar e ampliar o atual mercado do produtor. Quem sabe com este esforço conjunto de oposição e governo, Varginha não saia na frente e realmente conquiste a unidade do Ceasa, barateando os preços dos produtos alimentícios, beneficiando diretamente os pequenos produtores locais e as famílias carentes que compram direto do produtor!
Um sonhador
Ainda tem vereador que acredita na promessa de campanha deste governo para a instalação de rede sem fio para internet (Wi-Fi) gratuita na cidade. Se o governo não esta cumprindo promessas concretas e emergenciais como a coleta seletiva ou o fim das filas nas creches, quem dirá os problemas “virtuais”, como o wi-fi gratuito! O edil vai continuar, a espera de um milagre mesmo!