A Numerologia Pitagórica, pela profundidade de seus conceitos, tem basicamente o papel de orientação afirmativa para a pessoa autoconhecer-se e desvendar muito daquilo que a vida lhe reserva como oportunidade de crescimento. Além de estimular o autoconhecimento, ela encoraja posturas e atitudes positivas no sentido de um enfrentamento consciente dos desafios vivenciais. Propõe ações afirmativas levando em consideração tanto a realização pessoal do indivíduo, como a sua interação construtiva junto à humanidade. Comprova também que o ser humano é um todo, e que a felicidade está em harmonizar todos os setores de sua existência em função de um projeto de vida que alie o progresso físico-material à evolução espiritual.
Além das orientações de ordem individual, a Numerologia Pitagórica possui, ainda, outros recursos como a Sinastria Sentimental que indica as facilidades ou dificuldades na relação afetiva entre as pessoas, fornecendo informações e aconselhamento de caráter estritamente pessoal para equilibrar as relações e parcerias. É aplicada também na orientação empresarial: no estudo das vibrações numéricas da razão social da empresa, do nome de fantasia, data de abertura da empresa, avaliação do potencial dos sócios e no relacionamento deles, contratação de pessoal, lançamentos de produtos, etc. Sendo possível e aconselhável sua utilização na orientação vocacional e profissional.
Portanto, a numerologia levada a sério e competentemente, está além da banalização, da mistificação ou superficialidade, levada a efeito por indivíduos sem responsabilidade com a ética humanista que rege essa atividade, e da qual deveriam dar exemplo na condução de suas próprias vidas. Dizem que é preciso ver para crer, no tocante à numerologia é o inverso, a pessoa tem que despojar-se de todos os preconceitos, para formar o seu próprio conceito. Na verdade, ela tem que crer para ver. Pois só assim compreenderá e fará bom uso de tudo quanto possa aprender do seu processo evolutivo. O estudo numerológico explica o passado, orienta o presente, e revela o futuro, não no sentido do que vai acontecer, mas do que a pessoa precisa fazer para que ele aconteça do melhor modo possível e lhe traga saúde, alegria, amor, prosperidade, qualidade de vida e bons momentos de felicidade e paz.
Boa Reflexão. Paz e Luz para você.
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter