Incoerência
O presidenciável tucano Aécio Neves e seu PSDB adota dois pesos e duas medidas quando o assunto é CPI. No Congresso Nacional, Aécio e o partido fizeram da implantação da CPI da Petrobras sua principal trincheira de lutas. Na ALMG, o empenho do mesmo PSDB junto com partidos irmãos, como o PP, não deixa andar uma CPI para investigar a salgada reforma do Mineirão e o polêmico contrato firmado com a administradora do estádio, a Minas Arena.
Desafio
O Secretário de Meio Ambiente, Joadylson Ferreira (ate que enfim) iniciou os trabalhos de implantação da coleta seletiva em Varginha, mesmo que ainda de maneira superficial. Na verdade o Executivo chamou entidades ligadas ao meio ambiente, autoridades, imprensa, catadores etc, para iniciar um fórum de discussões para começar propriamente os trabalhos. A ideia é boa e mostra agora transparência nas ações, mesmo depois da forma sombria e no tapetão com que o Executivo entregou o aterro para a Copasa. Joadylson briga contra o tempo para instalar todo o processo logístico e de infraestrutura para fazer funcionar a coleta. Ainda assim, terá que conscientizar a população para que seja feita a pré-separação do lixo nas residências, coisa que será complicado e demorado. Tendo em vista estes pontos, é improvável que o governo consiga colocar a coleta seletiva em funcionamento, como deveria, no prazo imposto pela lei, ou seja, agosto deste ano. Mas a esperança é a última que morre! O PT disse que terminaria todas as obras de infraestrutura antes da Copa e muito trouxa acreditou, porque não acreditar na Prefeitura agora? Não é mesmo?!!
Mãos a obra
Inteligente e eficaz a iniciativa das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Agricultura na promoção do Mutirão da Limpeza. O projeto já passou por vários bairros da cidade, recolhendo lixo, dando informações, realizando ações preventivas contra doenças como a Dengue, entre outras. Em todas as edições do projeto Mutirão da Limpeza toneladas de lixo são retiradas dos bairros e a interação dos moradores com os agentes públicos traz maior segurança à população quanto a responsabilidade do governo na prevenção de doenças e limpeza dos bairros. Boa iniciativa desta administração!
(Existiu?) Planejamento!
Em que pese o elogiado conjunto da boas obras e ações que a Prefeitura tem feito no bairro Santa Maria na melhoria da região, a coluna registrou uma “patetada” das autoridades nas melhorias implementadas. A Prefeitura de Varginha gastou uma boa grana na instalação do piso na calçada do ribeirão que margeia a Avenida Zoroastro Franco de Carvalho. A instalação do piso começou ainda na gestão petista passada e boa parte da calçada já recebeu o piso. Na semana passada, a Prefeitura começou a instalar o guarda corpo as margens do ribeirão, quebrando boa parte do piso que foi colocado a pouco tempo! A ação mostra uma clara falta de planejamento da Secretaria de Obras, pois o inteligente seria que o guarda corpo fosse colocado antes do piso, para poupar tempo e principalmente dinheiro! Nosso dinheiro, diga-se de passagem!
Melhorando com o tempo
Embora pareça que a coluna “lembre mais de um ou outro vereador”, na verdade este colunista nutre respeito e amizade por todos os edis de Varginha! Afinal, venceram a disputa eleitoral mais competitiva que existe: a eleição de vereador! Com o tempo, mesmo vereadores de primeira viagem, como Joãozinho Enfermeiro, Pé de Chumbo e Jorge Direne, vão mostrando habilidades e maturidade nas funções legislativas. Joãozinho Enfermeiro, que disputou várias eleições sem sucesso, hoje eleito, não se separa do seu eleitorado e mantem contato permanente com o povo, muito embora esteja ainda “aprendendo a caminhar com a matilha” para conseguir vitórias em grupo junto com a oposição. Joãozinho tem o dom natural da popularidade, tem vida humilde e gostos simples, pode ser, se quiser, um eficiente representante do povo. Pé de Chumbo tenta, e as vezes ate mostra que consegue “caminhar sozinho” sem a tutela do vereador colega de partido. Pé de Chumbo é um homem simples, que a seu modo, fala pelas classes menos favorecidas. Jorge Direne começa a sair da “sombra” de Rogério Bueno, e tem feito requerimentos inteligentes e não titubeia na escolha do lado! Esta a favor da cidade, na oposição ao governo! E pelo menos até agora, não demonstra ter a “guela larga” que os tradicionais petistas possuem, pesando somente no próprio umbigo. As pancadas que ainda toma no Legislativo são basicamente em razão de ser petista. Como ocorre com a maioria dos políticos, Joãozinho Enfermeiro (PRB), Pé de Chumbo (PR) e Jorge Direne (PT) vão melhorando com o tempo... Deus preserve!
Casa da Mãe Joana
Os moradores do bairro Canãa reclamam do péssimo estado de conservação da Policlínica Dr. José Conde, que atende o bairro e adjacências. Em solicitação no plenário, um vereador da oposição listou parte das melhorias reivindicadas por servidores e moradores do bairro para a policlínica: construção de um espaço para lanche dos servidores; pintura geral – externa e interna; substituição das instalações elétricas, em péssimo estado; capina e limpeza do mato alto no entorno; colocação de fechaduras em portas que não as possuem; colocação de tampos em vasos sanitários; colocação de chave para a porta e materiais para higiene pessoal nos sanitários para usuários; instalação de recipientes contendo álcool em gel; instalação de cortinas nos consultórios; disponibilização de ventiladores nos consultórios; disponibilização de arquivos para guardar prontuários; disponibilização de mais médicos; disponibilização de material para primeiros socorros, como acesso venoso e oxigênio; reparo urgente ou substituição das cadeiras. Agora só falta combinar com a secretaria de Obras que tem muito serviço e poucos servidores, e com o caixa do Executivo que tem antes inúmeras prioridades na lista!
Trânsito: É hoje!
Segundo informação da Prefeitura, hoje é a data programada para a concretização do projeto de mudança do trânsito da região central de Varginha. Desde as 6 horas da manhã, o trecho das Avenidas Princesa do Sul, Major Venâncio, Francisco Navarra e Benjamin Constant, num total de 3,5 quilômetros de extensão, serão percorridos em mão única de direção até o Terminal Rodoviário. Importante destacar que por um período de 30 dias o Departamento de Trânsito da prefeitura estará monitorando todas as alterações realizadas com relação ao transporte coletivo, elaborando posteriormente um levantamento das principais demandas, a fim de evitar transtornos. Passados os 30 dias, o Demutran continua recebendo sugestões da população, especialmente dos usuários do transporte coletivo urbano, para, se necessário, fazer as adequações. Importante destacar que com as modificações, algumas linhas vão precisar de integrações, que serão feitas gratuitamente para quem possua o Cartão do Cidadão, que pode ser adquirido sem ônus na Autotrans ou com os cobradores nos ônibus. A divulgação dos novos itinerários já é feita através do Órgão Oficial do Município, no site da Prefeitura (
www.varginha.mg.gov.br) e pela imprensa. Também foram confeccionados panfletos explicativos para distribuição nos ônibus. Com a mudança do trânsito os motoristas deverão usar as vias laterais dos bairros que margeiam o trecho da Princesa do Sul até o Terminal Rodoviário como opção de retorno ou sentido centro bairro. O Demutran já sinalizou as principais ruas e avenidas e algumas, a exemplo da Professora Helena Reis (rua da EPTV que passará a subir ligando a Avenida Otávio Marques a Avenida Major Venâncio) terão a mão de direção invertida. Toda a operação será acompanhada por equipes do Demutran, pela Polícia Militar e pela Guarda Civil Municipal, de forma a assegurar a motoristas e pedestres a tranquilidade necessária, e até mesmo para diagnosticar possíveis pontos de estrangulamentos do trânsito.
Atrasado e mais caro, mas, nasceu!
A coluna já havia comentado anteriormente sobre a mudança no trânsito na região central da cidade. Os trabalhos iniciais para esta grande mudança e melhoria no trânsito começaram na gestão petista anterior, e foi onde também surgiram os maiores problemas. Atrasos de pagamento que paralisaram os trabalhos, suspeita de superfaturamento, etc. Já nesta gestão do PTB, os atrasos continuaram. Da mesma forma a falta de diálogo com os moradores e comércio da região que será atingida. Muitas vagas de estacionamento serão perdidas e há quem continue a reprovar as mudanças, que fatalmente, são necessárias. Corajosamente, este governo municipal renegociou contratos, “bateu na mesa” para que a obra tivesse fim, conseguiu recursos junto ao Governo do Estado para o recapeamento das principais avenidas e, em breve, vai faturar o mérito pela obra que foi concebida pelo PT, mas que nasceu, com muito atraso, no governo do PTB! Justiça seja feita, ainda falta muito para que a mudança no trânsito seja vista como um sucesso, mas só a entrega da obra, já dá ao governo de Antônio Silva, o voto de confiança que os petebistas querem. Mas vale dizer que alguns pontos desta mudança precisam ser vistos com atenção. Por exemplo, o Demutran precisa mesmo ficar atento a receptividade dos motoristas e pedestres, em todos os turnos do dia e noite, durante a semana e finais de semana, pois o fluxo de veículos naquela região muda conforme o horário e o dia da semana. É preciso acompanhando constante nestes próximos meses. Quanto aos usuários do transporte coletivo, o Demutran precisa ficar alerta para a instalação dos novos pontos, ou mudança de pontos antigos, bem como a rápida disseminação do Cartão do Cidadão, para facilitar a vida de quem usa o transporte público. Outro fator importante é mobilizar a estrutura governamental como Guarda Municipal (que ainda não possui competência para atuar no trânsito), PM etc, para orientar os motoristas nos lugares mais problemáticos do trânsito, bem como fazer uma boa sinalização vertical e horizontal, fazendo até mesmo o uso de faixas indicativas nos primeiros dias. Ninguém duvida que tais mudanças no trânsito são necessárias, mesmo que atrapalhem num primeiro plano o comércio local, e todos torcem para que tudo dê certo! Mas será preciso competência do governo Antônio Silva, respeito as leis e paciência aos motoristas e pedestres. No final, é bem provável que o ônus da mudança, se for lembrado, cairá sobre o PT e o bônus pela mudança, por certo, será dado a quem entregou a obra, neste caso a gestão petebista de Antônio Silva.
54.668 vítimas
A Prefeitura de Varginha já encaminhou os 54.668 carnês do IPTU aos contribuintes locais, para o pagamento do imposto que, há muito tempo, não se vê retorno na cidade. E quem diz isso são os milhares de contribuinte que, cansados de esperar pela Prefeitura, por conta própria fazem melhorias em sua casa, rua ou bairro, valorizando os imóveis, que depois são penalizados com o aumento da cobrança do IPTU por parte da Prefeitura. Mas há quem esteja em situação ainda pior! É que das 54.668 vítimas do IPTU neste ano, 1.010 contribuintes ainda não receberam o carnê, que já teve o vencimento da primeira parcela em 14 de abril e terá a segunda parcela vencida em 14 de maio. Desta forma, aqueles que não se apressarem a pegar e pagar logo seu IPTU, terão que pagar o imposto com juros e multa! E você, leitor e contribuinte, achando que escapou dessa ferrada, não se engane, o Governo Municipal já mandou para a Câmara um projeto para aumentar o seu, o nosso IPTU para o próximo ano! Uma maldade orçamentária orquestrada pela Prefeitura para tirar do nosso bolso mais R$ 17 milhões em impostos para os cofres públicos municipais. Alias, os emissários do Governo Antônio Silva tem “cercado em toda esquina” os vereadores para pressioná-los pela aprovação do IPTU, o que certamente será um “tiro mortal” na reeleição do edil que consentir com tal aumento! Vale ressaltar que se os vereadores fizerem a loucura de aprovar o aumento do IPTU, o dinheiro chegaria ao caixa da Prefeitura justamente antes das (re)eleições municipais. Mas claro que isso seria uma “doce coincidência e ajuda” para o governo!