Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
A Praça é nossa!; Dois pesos e duas medidas; (In)Segurança;
12/05/2014


 A Praça é nossa!

A Fundação Cultura de Varginha tem intensificado o uso da Praça da Fonte, com sua estrutura da Concha Acústica e Praça do ET. O local tradicionalmente é utilizado para feiras e espetáculos públicos. A Fundação estará realizando entre os dias 07 e 11 de maio, 9h às 22h na Praça do ET e Concha Acústica, a 1ª Feira de Economia Criativa da cidade. Quatro associações de artesãos já confirmadas participarão com mostras de variados estilos como crochê, mosaico, trabalhos com reciclados, cabaças, pintura em tecido, patchwork, caricaturas, brinquedos, móveis, almofadas e artigos para escritório e decoração. Todos os dias acontecerão na Concha atividades artísticas variadas como a Quinta da Boa Música (QBM) no dia 08/05, apresentação de corais, MPB, Hip Hop, Samba e Pop Rock no Sabadão Cultural do dia 10/05, que também contará com a participação da 1ª Feira Livre da Associação dos Agricultores Familiares do Mercado do Produtor e o Projeto Canto de Praça Especial no domingo dia 11/05. A transferência do Quinta da Boa Música (QBM) para a Concha foi uma “boa sacada” da Fundação, pois o novo espaço tem maior estrutura para receber a população, e de quebra, “descaracteriza e apaga” da memória do povo a lembrança do “molde petista” criado para o QBM que nos governos do PT acontecia na praça da estação.

Dois pesos e duas medidas

A Vigilância Sanitária vai fiscalizar os hotéis da cidade antes, durante e depois da Copa do Mundo para promover, prevenir e controlar riscos à saúde relacionados ao uso de serviços e de interesse da saúde e à produção, venda e comércio de alimentos e medicamentos. Ótima iniciativa da Vigilância Sanitária! Só faltando agora ao órgão tratar o Poder Público com o mesmo “rigor da lei” que dispensa a iniciativa privada. Será que nossa rodoviária esta apta a receber turistas com seus banheiros sujos, cheios de “pessoas suspeitas” durante a madrugada? Será que o lixão irregular na cidade no bairro Corcetti já terá sido desativado até a Copa? Será que o descarte de lixo hospitalar e das muitas clínicas e consultórios locais terá destino legal e seguro até a Copa? Porque as autoridades são duras para cobrar a iniciativa privada e tão “compreensivos” para cobrar o Poder Público?

Pra inglês ver

A visita do pré-candidato ao Governo de Minas, Pimenta da Veiga a Varginha na última segunda feira (05) foi uma “piada” por sua agenda e modo como fora anunciada a sociedade! Pelos releases da Câmara, Prefeitura de Varginha e assessorias dos políticos presentes na visita alguém poderia imaginar que o encontro foi um “sucesso” e estava lotado de populares e que todos ali estão empolgados a apoiar o pré-candidato tucano, o que não é verdade! O marketing tucano também se encarregou de mostrar Pimenta da Veiga falando com agricultores e estudantes, alem do candidato ministrar uma palestra falando sobre democracia e liberdade na imprensa a alunos de publicidade do UNIS! Como se atenção a agricultura, Educação e  democracia e liberdade de imprensa fossem “especialidades” dos tucanos mineiros! Me poupem! Mas a enganação da visita do tucano candidato começa pelo flagrante de que boa parte dos presentes ao encontro no Clube de Varginha são cargos de confiança do Executivo e Legislativo municipal, ou seja, foram “obrigados” a estar presente para “dar quórum” a visita do candidato. Outro fato  enganador do marketing tucano é que Pimenta da Veiga esteve com cafeicultores e empresários o que não significa dizer que estas classes vão apoiar o candidato, como deu a entender a assessoria tucano/petebista do evento. Por certo, boa parte dos cafeicultores locais podem até apoiar Pimenta, mas por não ter afinidade com os petistas, e não por “empolgação” com o nome de Pimenta. Já as insinuações de que a palestra ministrada no UNIS por Pimenta da Veiga foi um “sucesso e mostraria a afinidade e apoio dos alunos e professores à campanha tucana” é uma afronta ao meio educacional estadual.  Sem dizer que “Democracia e Liberdade de Imprensa”, (pano de fundo da palestra do tucano  Pimenta) nunca foram vistos em Minas nestes 12 anos de governo tucano, onde os órgãos de comunicação são riscados da mídia oficial do Governo do Estado quando mostram as mazelas do Governo. Vale ressaltar que as maiores e mais danosas greves de professores dos últimos tempos estão acontecendo em Minas por conta do arroxo imposto pelo governo aos professores, que em Minas, não recebem o piso salarial nacional. Além disso, o meio universitário estadual vive o flagelo de ver os investimentos estaduais minguarem cada dia mais, e as universidades públicas estaduais terem que começar a cobrar mensalidades para se manterem. Trocando em miúdos, é mais fácil os “barões do café” da região pagarem os milhões que devem no Banco do Brasil do que os professores da rede estadual de ensino apoiarem o pré-candidato tucano Pimenta da Veiga.

 

Café e banana

Depois que Varginha perdeu a InterCofee, evento que discutia a política para o café e toda a cadeia cafeeira nacional, a cidade de Três Pontas criou a feira Expocafé, que levou para a cidade vizinha todo o foco para investimento no setor cafeeiro. Agora chegou a vez da banana! A   Epamig e Emater-MG vão promover em Três Corações o 4º Dia de Campo sobre Bananicultura no dia 13 de maio, o evento contará com a participação de um grupo de produtores de Varginha. Certamente que Epamig e Emater que realizam o evento poderiam ter maior atenção do governo municipal para trazerem para Varginha tais eventos. Perdemos o Encontro Nacional de Atividades Físicas para Poços de Caldas e continuamos a perder eventos e oportunidades por conta do “sonambulismo” do governo municipal, que precisa aprender a “correr atrás das conquistas”. Ou vamos continuar perdendo investimentos e tendo de mandar nossos empresários viajarem para aprender fora o que o governo municipal deveria fazer aqui!

Perguntar não ofende

Porque o tucano Pimenta da Veiga não se reuniu ou foi visitar em Varginha o prometido Centro de Convenções prometido por Aécio Neves e Anastasia a quase 10 anos?

Carlos Costa ou Zacarias Piva: quem da mais alegrias ao deputado estadual e presidente do PTB mineiro Dilzon Melo?

Vamos ter Feira da Paz em outubro deste ano eleitoral ou esta é mais uma promessa do governo municipal que não vai sair?

Pé de Chumbo e Leonardo Ciacci podem “sentar a mesma mesa” no salgado cafezinho do Legislativo municipal? Porque o “Pé” não da a “mão” a palmatória antes que lhe cortem a “cabeça”?

O antigo prédio da Prefeitura de Varginha na presidente Antônio Carlos esta dentro das normas do Corpo de Bombeiros? Possui alvará de vistoria e aprovação da corporação estadual de combate a incêndios?

Prefeitaveis

Carlos Costa (PTB), Zacarias Piva (PP), Verdi Melo (PSDB), Leonardo Ciacci (PP), Rogério Bueno (PT), Geisa Teixeira, Honorinho, Stefano Gazola (PTB), Jefferson Melo (PTB), quem mais só pensa “naquilo” em 2016? Virar prefeito de Varginha é igual ganhar na Mega da Virada, muito difícil, poucos conseguem, e os poucos felizardos que chegam lá, mudam de vida e de comportamento, na maioria das vezes, costumam piorar no comportamento, mas melhoram muito de vida! O deputado Dilzon que o diga!

DNA

O vereador aspone do deputado federal gastador corre a cidade com a conversa fiada de que o seu deputado federal forasteiro teria trago para Varginha mais de R$ 5 milhões em emendas e recursos federais, o que obviamente não e realidade! Do contrário, este dinheiro deve estar guardado em algum lugar secreto! Afinal não se tem registro deste recurso! Será que vamos precisar fazer teste de “DNA” nas verbas federais que chegam a Varginha? O melhor mesmo seria que o vereador aspone, que até tem lutado por melhorias na cidade, pedisse a seu deputado federal gastador, que economizasse nos gastos de consultoria, telefonia, combustíveis e impressos, pagos com dinheiro público da Cota para Atividade Parlamentar dos deputado federais, e doasse este recurso para obras na cidade!

(In)Segurança

Chegam a coluna informações de arrepiar sobre a Guarda Civil Municipal, que em Varginha sofre  forte desmantelamento, o que já foi destacado pela coluna. Além da desmotivação e revolta da tropa com a falta de investimentos, plano de carreira e falta de atribuições, os membros da Guarda Municipal denunciam falhas graves na estrutura da instituição. Vejam que mesmo sem possuir atribuição para atuar no trânsito a muito tempo, a Guarda Municipal ainda paga por dois chefes de trânsito, juntamente com outros cargos de confiança que existem (desnecessariamente) na instituição. Segundo apontam, o diretor e o comandante da Guarda, que controlariam a tropa de forma “draconiana, relevam tais mazelas”, que não são as piores que ocorreriam. Segundo denuncias que chegaram a Fatos e Versões, na Guarda Municipal os equipamentos de segurança já sucateado como coletes a prova de balas foram recolhidos já que todos estão com prazos de validade vencidos, não há treinamentos de qualificação e neste momento todos os prédios públicos sob a responsabilidade da Guarda estariam sem alarme e desprotegidos, pois estariam sem chip de celular nas centrais para mandar informações, uma vez que os telefones teriam sido cortados. Desta forma, a única função que ainda restava para a tropa civil, que seria justamente a proteção dos prédios públicos, na prática já não existe mais! Na Guarda Municipal que chegou tantas vezes a contestar os desmandos do PT na gestão passada, é grande a saudade do primeiro diretor Guilherme Maia, que no inicio da instituição de segurança, ainda no governo do saudoso Mauro Teixeira, conseguia “filet” para a tropa que hoje, nem “osso” tem para roer! 

Mãos (e palmas) a Obras

Após a conclusão das obras no bairro Santa Maria, compreendendo a limpeza e alargamento de calçadas ao entorno do Ribeirão, a construção e duas pontes na Avenida Batistinha, a mudança da mão de direção na Avenida Zoroastro Franco de Carvalho, e a implantação de um conjunto semafórico nas proximidades da quadra do bairro Santa Maria, a Secretaria de Obras iniciou a instalação de guarda-corpo no nos dois lados do Ribeirão, da Quadra até as proximidades da Rua Abraão Cainelli, sentido Vargem. Segundo informações do Secretário Edson Gabriel, o contrato prevê a colocação de 1.700 metros de guarda-corpo. Além da instalação dos guarda corpos a Secretaria de Obras esta trabalhando na instalação de meio fio na Avenida Miguel Alves, do Sesi até a Quadra do Santa Maria, para posteriormente iniciar a construção de calçadas na beirada do ribeirão. A Prefeitura de Varginha tem realizado um conjunto de obras na região do bairro Santa Maria que merecem o reconhecimento da população. Por certo, outros bairros da cidade precisam ter a mesma atenção. Esta de parabéns a equipe que tem atuado no bairro.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)