Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Boa semente; União dos nanicos; Mutirão; Stand by; Memorial do ET
28/04/2014


 Boa semente

O Centro de Desenvolvimento da Criança e Adolescente – CDCA, que foi a base da atuação política da ex-primeira dama Geisa Teixeira (PT), e antes disso, se chamava PAMEV, criado ainda na gestão do ex-prefeito Dilzon Melo (PTB), é sem dúvida, uma boa obra realizada em prol da juventude de Varginha. O CDCA capacita e emprega jovens nos mais diversos órgãos públicos. Sem dúvida o trabalho de es-truturação feito por este governo municipal no CDCA é uma grande obra social. O prefeito Antônio Silva, desde suas últimas gestões, sempre investiu no CDCA, ainda mais agora que a candidata adversária petista Geisa Teixeira terá entre seus “cartões de visita” a obra social realizada junto aos adolescentes do órgão quando o presidiu. Hoje todos aqueles jovens já votam e influenciam os votos da família. Mais que uma “máquina de construção de caráter juvenil”, hoje o CDCA pode ser até “máquina de ganhar ou mudar votos”!.

União dos nanicos

O presidente Nacional do PHS, Eduardo Machado, e o secretário-geral, Luiz França, estarão em São Paulo amanhã, sábado (26), para Plenária Nacional Conjunta PHS/PRP. Os dois partidos andarão juntos em alguns estados, como em São Paulo, mas o objetivo principal da união dos “nanicos” é ganhar força para uma boa negociação em torno da escolha do candidato a presidente da República. O evento poderá contar com a presença dos pré-candidatos a Presidência, Eduardo Campos (PSB), Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), de seus vices, ou representantes designados. Assim, todos os presentes nesta Plenária ouvirão as propostas apresentadas, estas, posteriormente servirão como ferramentas para futuros debates. O objetivo, neste caso, é a análise qualitativa para escolha do candidato a Presidência da República, a ser apoiado pelas siglas PHS/PRP.

Mutirão

Continua o grande trabalho de ação das secretarias de Obras, Agricultura, Meio Ambiente e dos conselhos comunitários na realização do Mutirão da Dengue. O mutirão que tem varrido a cidade com o objetivo de eliminar focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, bem como fazer uma limpeza geral nos bairros. O trabalho é digno de elogio, com a torcida da sociedade para que seja uma ação contínua e não temporária, em razão dos altos índices de infestação do mosquito da dengue em algumas regiões da cidade.

Mais que “bate papo”

Os vereadores de Varginha viram que não adianta muito percorrerem a cidade com o Projeto Câmara nos Bairros, colhendo reclamações e sugestões, se ao final o Executivo “sentar em cima dos pedidos” e nada resolver! Os vereadores e o Câmara nos bairros é que se desgastam, pois o projeto fica reduzido a um “bate papo sem valor com presenças VIPs”. Alias, o Projeto Câmara nos bairros existe ha muito tempo, mas cada legislatura que chega muda o nome do projeto para valorizar sua passagem pela Câmara. Pensando em “agregar valor à visita VIP nos bairros a Câmara espertamente resolveu levar mais que um bate papo” aos bairros, e tem levado outros serviços as comunidades, além de recolher críticas e sugestões que em sua maioria serão “engavetadas pelo Governo”. O Legislativo buscou parcerias para oferecer um evento com “muito mais que bate papo” aos munícipes que comparecerem. Na última edição, os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Psicologia e Odontologia já haviam prestado vários serviços e, agora no Canaã onde acontece amanha mais uma edição do projeto, voltam a colaborar. Quem comparecer ao evento contará com os serviços de aferição de pressão e orientações sobre hipertensão; índice de glicemia e medição de glicose, higiene bucal, prevenção de câncer de boca, alcoolismo, tabagismo e teste de cognição. Acadêmicos do curso de Farmácia também irão ensinar aos interessados como fazer cosméticos em casa. Além disso, terá pintura de rostos de crianças, esculturas com balões palito e oficinas de artes. O serviço de emissão de Carteira de Trabalho, que é prestado durante a semana na sede do Legislativo, também estará no local para atender à comunidade.

Descendo do murro

O PMDB de Minas pode finalmente ter chegado a uma definição eleitoral. A posição do presidente do partido em Minas, deputado federal Antonio Andrade, prevaleceu e o PMDB vai caminhar com o PT nas eleições estaduais deste ano. O nome de Antônio Andrade foi confirmado para vice de Fernando Pimentel e o de Josué Gomes, filho de José Alencar, para concorrer ao Senado. As bancadas estadual e federal se reuniram com Josué e Andrade para bater o martelo. Na próxima segunda-feira a executiva faz uma reunião para definir a participação dos pré-candidatos nas caravanas do PT pelo interior do estado. A coligação PT e PMDB agradou o ex-presidente Lula, segundo confirmou Josué. Andrade comparou a candidatura de Josué com a de seu pai, José Alencar, que tinha 2% das intenções de voto e foi eleito senador em 1999. De acordo com Antonio Andrade, nove dos 13 membros da executiva estavam presentes no encontro. Apesar da maioria afirmar o apoio à coligação, ainda existe uma ala do PMDB que defende a candidatura própria, sob liderança do deputado Leonardo Quintão e do senador Clésio Andrade. O presidente estadual do PMDB disse que a ala não vai prejudicar a aliança com o PT, pois seus aliados possuem a maioria dos delegados que votam na convenção. De 10 a 30 de junho os partidos realizam convenções para oficializar seus candidatos. Ainda de acordo com ele, Quintão não faz parte da Executiva.

Stand by

A eleição de Antônio Silva para prefeito nas eleições de 2012 colocou uma “vírgula e não um ponto” na carreira política/eleitoral do reitor Stéfano Barra Gazola (PTB). O reitor participou ativamente das eleições nos bastidores, formando e estruturando seu próprio grupo de apoiadores, basicamente ligados ao UNIS, que tem crescido em todo o Sul de Minas. Juntamente com o empresário Jefferson Melo (PTB) filho do deputado Dilzon Melo, Stéfano forma o “dream team” do PTB dilzista para as eleições em Varginha, que podem levar Jéfferson ou Stéfano ha disputa por uma vaga na Prefeitura de Varginha ou para a Câmara dos Deputados. Prova da “articulação silenciosa” em torno de Stéfano é a expansão regional do UNIS e os fortes investimentos na construção da cidade universitária. Basicamente, o reitor “construí aliados e seguidores em série” no meio educacional, se firmando como líder educacional na cidade e transformando o UNIS em potencia empresarial, com poder de agregar aliados em várias cidades do Sul de Minas. Jefferson Melo não fica atrás, pois no Hospital Regional onde é o “comandante”, construí fama de bom gestor e “conquistador de investimentos públicos” escorado pelas “costas quentes do pai de-putado”. Ainda assim, Jefferson percorre os corredores do hospital com simplicidade e se destaca pela simpatia do “líder acessível”, coisa que não ocorre com Stéfano, que ainda vive mais na “alta cúpula do UNIS, cercado pelos aspones que não deixam a simplicidade do reitor chegar ao “chão de fábrica”.

Memorial do ET

Depois que o Jornal New York Times deu destaque a obra inacabada do Memorial do ET, no alto da Vila Paiva, o governo municipal do PTB se apressou em fazer logo a licitação para concluir a obra. Vale ressaltar inclusive, que o imóvel não vai abrigar um “memorial do ET” como previa o projeto inicial. Segundo os bastidores do governo de Antônio Silva, a secretaria municipal de Turismo, vai ocupar o “memorial” depois que a obra ficar pronta. Na verdade este governo nunca acreditou mesmo no “me-morial do ET”, criado pela gestão petista e não escondia que a obra foi uma homenagem ao gasto desnecessário de dinheiro público. Talvez por isso nunca priorizou a conclusão do projeto, que só sairá do papel por pressão, da imprensa e da lei. A coluna também acredita que de todas as necessidades de Varginha, criar um “memorial do ET” seguramente não é prioridade, mas já foram gastos mais de meio milhão na obra parada! O que fazer diante disso? Vamos perder o recurso? Se realmente o memorial for concluído e destinado a sediar a secretaria municipal de Turismo, no final, terá sido bom negócio. O que a grande mídia deveria também ter atentado quando noticiou o Memorial do ET de Varginha, é que a obra “desnecessária” iniciada na gestão petista, continuou parada um ano e meio na gestão do PTB, e que o governo federal valoriza muito a elaboração de um projeto para liberar recursos, mas não avalia a importância prática do que será feito com o recurso público. Do contrário, o Governo Federal teria visto que, em Varginha onde foi liberado R$ 800 mil de recurso público para construir um dito “memorial do ET”, faltam recursos para combater a Dengue e leitos nos hospitais públicos!   

Perguntar não ofende

As ligações do candidato tucano Pimenta da Veiga com o empresário Marcos Valério, são tão reais quanto a existência do Mensalão Petista? Como negar o primeiro e aceitar o segundo?

Quem serão os candidatos a deputado estadual e federal do vereador Armando Fortunato nas eleições deste ano?

Valeu a pena acordar cedo todos os dias para tomar café com a cúpula do PTB apenas para virar se-cretário e entrar no “Núcleo Duro” do Poder municipal?

Onde esta a oposição municipal escolhida nas urnas? Será que o vereador do PTB tem mais “saco roxo” que o PT e seus “aliados”? Ou a oposição tem “telhado de vidro”? 

Estranho no ninho?

Setores do PT não gostaram nada de ver fotos no Facebook do deputado petista Pompílio Canavez em procissão na Semana Santa em São João del Rey, ao lado do tucano Aécio Neves e políticos aecistas. A base eleitoral do petista é na região de Alfenas, onde já foi prefeito. Pompílio é deputado de primeiro mandato e deve perder votos na região em favor da também petista Geisa Teixeira, de Varginha, que será candidata a deputada estadual em dobradinha com o endinheirado deputado federal Odair Cunha (PT), presidente do PT estadual.

O sonho acabou

A retirada de Clésio Andrade da disputa pelo governo, foi o enterro de um projeto que já vinha morto há mais de 15 dias, inviabilizado por outra candidatura mais forte no PMDB: a de Toninho Andrade, pre-sidente da sigla, a vice de Fernando Pimentel. Clésio sucumbiu ao rolo compressor de Toninho, que ameaçou intervir em diretórios e depois fechou um grande acordo com os deputados para apoio ao PT.

Para alguns peemedebistas, a dissidência é irreversível. Caso de Hélio Costa, que deve ignorar a decisão partidária pró-PT para apoiar o tucano Pimenta da Veiga. Costa se ressente até hoje do não engajamento de Pimentel, então candidato a senador, à sua campanha para governador em 2010.

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)