- As baianas , cartão postal de Salvador,estão mal humoradas . Não respondem às perguntas evetuais de seus clientes e os olham de forma agressiva, desconfiada, polêmica e intrigante.
- Mas a cidade continua exuberante não é mesmo?
- Se estiver falando do Centro Histórico, embora sujo e maltratado,eu concordo com você. É fascinante!!! Mas os paralepípedos estão mal acomodados, os buracos são inúmeros nos calçamentos,as caçambas (quando há) estão sempre cheias de entulhos e de detritos e os sacos de lixo expostos nas calçadas são alvo de famintos-vândalos-famintos.
- Chega-se à conclusão de que a cidade é mal gerida, que as admnistrações municipais têm sido incompententes, e não compreendem a importância de manter o Centro Histórico impecável pois trata-se de um tesouro arquitetônico nacional, baiano, de grande valor histórico-cultural o qual não é apreciado pelos habitantes alheios a esta fantástica realidade, legado de um passado denso da nossa antiga Capital do Brasil .
- E os demais bairros modernos e recentes, como são?
- São caóticos, sem personalidade, sem charme, mal concebidos, trânsito intenso, arquitetura de gosto duvidoso e acabamento "mal acabado" com instações hidráulicas e elétricas de péssima qualidade.
- Mas o que tudo isso tem a ver com o humor dos soteropolitanos? O slogan diz "sorria , você está na Bahia".
- Na verdade o slogan é falso. Como sorrir com gente mal humorada, mal encarada, ignorante, inculta, sofrida, impaciente e arrogante?
- O serviço é péssimo,o atendimento ruim e displicente. "Não sorria não, você está na Bahia" !!!
- Salvador está sofrida, agredida, mal cuidada, mal representada em quase todas as esferas sejam elas do poder ou do "foder".
- Você está sendo grosseiro e mal educado!!!
- Grosseiro e mal educado? Você já prestou atenção nas músicas que se ouve pelas ruas de Salvador? A letra é chula, ruim, pornográfica e o povo adora ...
- Os soteropolitanos estão "idiotizados", na sua grande maioria, e a violência corre solta, seja ela física, verbal, cultural e ou conceitual. O soteropolitano não está sutil pois vive imerso em seu próprio umbigo. Ele está destruindo suas festas populares autênticas em detrimento de imposições midiáticas de cantores medíocres a artistas ruins e pretensiosos. Os melhorzinhos viraram as costas para sua terra natal e foram viver em pretensas terras civilizadas paulistanas e ou cariocas.
- O carnaval, maravilhoso outrora, se desfigura e está bastardo, com músicas 'importadas" que não refletem a realidade cultural local. Trazem também idiotas da Coréia, a custos altos, e não dão atenção o bastante para os verdadeiros movimentos culturais existentes , graças a Deus, apesar da grande massa inculta e do espírito estreito dos governantes na bela Salvador .
- O transito rodoviário em Salvador é insano. O pedestre é desrespeitado. A imobildade urbana impera no caos generalizado, fruto de muita incompetência e desrespeito para com os citadinos.Cadê o metrô de Salvador? É piada amigo...
- Bom, sigo teu raciocínio e te pergunto: qual é o significado da palavra soteropolitano?
- Deixo você descobrir sózinho. Ou pergunte ao comum mortal baiano e veja se ele tem o conhecimento e a competência para te responder de forma adequada à sua questão.
- Mas eu amo Salvador.
- Eu também adoro esta Capital Cambaleante e me choca ver o quanto ela é desrespeitada pelos seus próprios habitantes!!!