Coluna | Fatos e Versões
Rodrigo Silva Fernandes
Advogado e articulista político do Jornal Gazeta de Varginha. Escreve todas as quartas e sextas.
Fogo amigo; Escola carnavalesca; De saída? Mais uns!; Férias
19/03/2014


Fogo amigo

Em discurso no plenário da Câmara a vereadora Racib da Acrenoc (PP) reclamou da atuação do presidente municipal do PP, Leandro Acayaba, que também é secretário mu-nicipal de Governo. A vereadora acredita que Acayaba teria maior “disposição” para de-fender os interesses do governo do que do próprio PP local. Na mesma semana, o secretário de Governo também defendeu a gestão do PTB do prefeito Antônio Silva, dos ques-tionamentos do vereador Carlos Costa, que é o único vereador do PTB no Legislativo mu-nicipal. Curioso que Racib do PP critique a atuação do presidente municipal do PP, da mesma forma que o único vereador do PTB, critique o modo de administrar do prefeito do PTB, e que Leandro Acayaba, secretário de governo, seja o “defensor oficial” das críticas dos edis. Estes acontecimentos são “educativos” para a política. Pois vejam que Leandro Acayaba foi um dos vereadores de “realce” de sua legislatura, onde se destacou por criticar e cobrar o Executivo. Agora do “outro lado do balcão” Leandro talvez descubra que é bem mais fácil ser “estilingue do que vidraça”. Já Antônio Silva que já ocupou o Executivo outras vezes sempre teve ferrenhos adversários e defensores no Legislativo, mas pela primeiro vez, seu maior questionador e constante “pedra no sapato” é justamente do seu partido, o PTB. O que comprova que “os piores inimigos, são os de dentro da própria casa”, como diz as sagradas escrituras em Miquéias 7:6. Talvez depois destes ensinamentos que estão vivendo na prática, Leandro e Antônio Silva mudem seus conceitos sobre criticas e com-panheiros de partido.

Escola carnavalesca

Em 2014, mais uma vez, não tivemos carnaval de rua em Varginha como nos velhos tempos em que as escolas e blocos promoviam lindos desfiles na avenida Rio Branco, com sambas, carros alegóricos e tudo mais. As escolas de samba e blocos de Varginha mudaram muito, e até fizeram escola! O comércio local também aprendeu os “maus hábitos” dos carnavalescos de Varginha. Ocorre que os carnavalescos locais, que outrora promoviam belos Carnavais na cidade, aprenderam a depender apenas da Prefeitura para promover o Carnaval. Resultado: hoje se o governo não colocar a mão no bolso (nosso bolso, diga-se de passagem), não tem Carnaval. Já o comércio local, reunidos na Associação Comercial, ficam a espera da Prefeitura para fazer a decoração natalina e qualquer outra campanha de vulto. Ou seja, o Executivo tem que tirar da saúde, educação etc, para pagar conta que não é sua! Será que o comércio local, por sua importância, arrecadação e como geradores de emprego, renda e desenvolvimento, não pode se bancar? Fazer a decoração natalina, se organizar para acabar com a sujeira promovida no centro da cidade por seus integrantes, construir sistemas de segurança e conservação do próprio comercio local? Vejam que em cidades menores que Varginha, os comerciantes, por conta própria, já instalaram câmeras nas ruas, construíram lixeiras próprias para o comércio, fazem coleta seletiva e dão muitos outros bons exemplos que não vemos em Varginha. Nosso comércio pode mais! Ou vai ficar igual aos carnavalescos, esperando a Prefeitura pagar a conta por tudo, e ficando na mão de vez em sempre...

De saída?

Chegam à coluna informações de que o comandante da Guarda Municipal de Varginha, Gilmar Couto Araújo, que é coronel aposentado da Polícia Militar estaria de saída da Guarda para se dedicar a sua empresa privada. O processo de “desmonte” da Guarda Municipal, já iniciado no final do governo Corujinha e acelerado neste governo não muda com a provável saída do coronel Gilmar Araújo. Alias, o fato do coronel ter aceitado ir para o governo depois de uma promessa não cumprida para chefiar uma “Secretaria de Segurança Pública Municipal”, o que não ocorreu, não deve ter pesado na decisão de sair. Já o fato do governo do PTB colocar o tenente Jair como diretor da Guarda Municipal, portanto superior hierarquicamente ao hoje comandante da GM e coronel Gilmar, pode sim ter afetado as vaidades. Ainda mais depois do “abismo” que separa hoje PM e GM. No governo anterior do PT, os secretários mandavam mais que o prefeito, já no governo do PTB, o tenente manda no coronel! Coisas da política! Parece que se realmente o coronel Gilmar sair da GM, vai ficar para o tenente Jair a missão de “desligar a luz e apagar a vela depois do sepultamento da Guarda Municipal de Varginha”, que já foi uma das melhores do Brasil! Uma pena!

Nasce dia 14! Mas sem distribuição de charutos

Depois de anos de promessa, muitas confusões, intrigas políticas, gastos extras e até uma CPI na Câmara, a reforma no trânsito da região central de Varginha “nascerá” dia 14 de maio! “Mas sem a distribuição de charutos”, pois o “filho que nasce agora, foi gerado na barriga da gestão passada”, o que não impede este governo de reafirmar que “resolveu mais um abacaxi” do governo passado. E neste caso do trânsito, resolveu mesmo, e tudo indica que ficará melhor do que estava! Pelo menos é o que todos nós torcemos! O governo municipal do PTB, bem como o governo antigo do PT, passaram pelo imbróglio desta re-forma no trânsito com diversas diferenças de atuação, mas um fator foi o mesmo para as duas administrações: Eduardo Sepini, o mesmo servidor público de carreira, foi o “cabeça” das realizações. Trocando em miúdos, se a reforma não saiu antes, pode ter sido por falta de comando na gestão petista, porem, se houve algo errado ou irregular na obra, a falha continua, pois nada mudou na secretaria desde o fim do antigo governo!

Mais uns!

Até segunda ordem, o ex-prefeito de Três Corações, José Roberto de Paiva Gomes (PMN), o Gordo Dentista, será candidato a deputado. A notícia foi confirmada pelo presidente es-tadual do PMN, Carlos Alberto Pereira, que é ex-prefeito de Lavras, e que também será candidato em 2014. O ex-prefeito de Eloi Mendes, Natal Cadorini (PDT) também será candidato a deputado estadual em 2014, até mesmo o vereador Pé de Chumbo, do PR de Varginha deve ser candidato a deputado federal, a exemplo de outros tantos ex-prefeitos e vereadores da região que estão por ai lançando pré-candidaturas. Uns são sérios e querem mesmo mudar a política, outros estão apenas “se mantendo na mídia e na cabeça do eleitor, com candidaturas “natimortas” para sair depois, em 2016, como candidatos a prefeito, para ai sim, disputar de verdade. Já outros, lançam pré-candidaturas a deputado a espera de encontrar uma “dobradinha milionária” com alguns dos candidatos a deputado estaduais ou federais que buscam dobradinhas na região. Dizem que tem um deputado federal por ai prometendo mundos e fundos para quem apóia-lo! E nesta caminhada de “blefes e promessas falsas” vai caminhando a formação das chapas proporcionais na região! A você eleitor, compete ficar esperto, analisar propostas e ficar atento quanto aos políticos que se fiam no dinheiro e na parentela poderosa para se manterem no poder! A “limpa” que os partidos, as corregedorias dos Legislativos e o STF não fez ainda, cabe a você, eleitor, fazer agora, quando for votar! Atenção deve ser redobrada!

Limão em limonada

A banda Motosserra Truck Clube abre a temporada 2014 do Projeto Quinta da Boa Música na Plataforma da Estação ferroviária, dia 20/03, às 20h. O Projeto Quinta da Boa Música é outra boa iniciativa do antigo governo que foi aperfeiçoado nesta gestão do PTB, embora os servidores e a estrutura utilizada seja praticamente a mesma. Não vou aqui entrar no mérito da “herança bendita” da gestão passada, que é sempre esquecida pelo governo municipal do PTB, nem mesmo vou falar da “leveza” deste governo sobre os servidores, que trabalham “mais a vontade para produzir e criar”, diferente da gestão passada. Ou mesmo da melhor gestão deste governo, frente ao governo passado, que parecia acéfalo, mas quero destacar que, de modo geral, em várias áreas do governo existem bons servidores de carreira. Pessoas sérias e preparadas que, quando tem oportunidade, mostram seu valor e melhoram os programas e projetos do governo. Varginha precisa disso, saber “transformar o limão numa limonada”. Coragem para apresentar bons projetos como o Quinta da Boa Música da gestão passada, competência para administrar, como tem se empenhado este governo, mas sobretudo, bons servidores de carreira, como os muitos da Prefeitura de Varginha. Já o mérito político, não é nem do PT nem do PTB, este mérito é do servidor público municipal e do povo de Varginha, que sabe aplaudir o que é bom e reclamar do que precisa melhorar!

Férias

O prefeito Antônio Silva entrou em férias e passou o comando da Prefeitura ao vice, Verdi Melo (PSDB). Nestes dias em que o titular do Executivo estará fora, o vice tucano terá a oportunidade de mostrar seu “modos governandi” e como seria um eventual “governo mu-nicipal tucano”. A experiência pode deixar muitos servidores e aliados com “água na boca e desejo de quero mais”, ou pode fazer com que muitos torçam o nariz ou desanimem de lutar por um governo tucano na cidade. Mas como se tem visto por ai, Verdi Melo esta empe-nhado, quer mostrar serviço, vai tentar se destacar com a oportunidade que tem agora. Certamente, o vice vai “pavimentar caminhos, fazer amigos, construir pontes, plantar oportunidades” para que no futuro, estes 30 dias de chefia do Executivo se multipliquem em 4 anos, ou quem sabe em 8 anos. Afinal, estar no Poder é tão “doce”, que quanto mais tempo melhor, e o vice sabe bem disso! Ainda mais nestes dias em que pretende se “lambuzar de doce”.

 

Comente!

 
Últimos artigos deste colunista
« ver todos
 
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
KTO
PUBLICIDADE
cassino online
Colunistas

SIGA O VARGINHA ONLINE Curta a Página do VOL no Facebook Siga o VOL no Twitter Fale conosco
Página Principal | Expediente | Privacidade | Entre em Contato | Anuncie no Varginha Online
Site associado ao Sindijori

Todos os direitos reservados 2000 - 2023 - Varginha Online - IPHosting- Hospedagem de Sites (Parceiro Varginha Online)